O selo de Deus no Apocalipse

O sexto selo do Apocalipse nos ajuda a descobrir quando começaria o tempo do fim e conclui com a descrição da segunda vinda de Jesus. O sétimo selo descreve o silêncio que se produzirá no Céu quando Jesus e Seus anjos vierem buscar-nos. No capítulo 7, como uma espécie de parêntesis entre o sexto e o sétimo selo, Jesus nos diz que antes de vir, seria colocado o selo de Deus nas frontes dos que serão salvos. Esse capítulo também aumenta nossa compreensão dos acontecimentos prévios ao retorno do Senhor.

SERÁ A TERRA DESTRUÍDA POR UMA GUERRA TERMONUCLEAR?

1. Que estavam retendo os anjos dos quatro ángulos (pontos cardeais) da Terra? Apocalipse 7:1.

“… conservando seguros os QUATRO VENTOS da Terra…”

Nota: Que significariam esses ventos? Há antecedentes proféticos na Bíblia que nos dão a chave. Representam guerras (Ex.: Jeremias 49:36-37 ). O fato de que a guerra que se está retendo em Apocalipse 7 viria dos quatro pontos cardeais da Terra, dá a entender que se trata de uma guerra mundial.

2. Que seria danificado na guerra que os quatro anjos estavam retendo? Apocalipse 7:1- 3.

“… Não danifiqueis nem a TERRA, nem o MAR, nem as ÁRVORES…”

Nota: Evidentemente a guerra de que se está falando aqui, não está no passado. Não é a Primeira Guerra Mundial, nem a segunda, pois os danos que são profetizados se aplicam com mais propriedade a uma guerra termonuclear, capaz de danificar a Terra, a vida no mar e a vida vegetal. Portanto, refere-se a uma guerra mundial como a que poderia ocorrer se fossem usadas armas como as atuais.

3. Até quando seria detida esta guerra infernal? Apocalipse 7:2- 3.

“…Até que SELEMOS em suas FRONTES os SERVOS do Deus vivo.”

QUAL É O SELO DO DEUS VIVO?

Apocalipse 7 não está falando do selo do evangelho que é aplicado pelo Espírito Santo para dar-nos a certeza de que somos filhos de Deus. Os de Apocalipse 7 já o receberam. Como sabemos? Porque o selo de Apocalipse 7:1-3 é aplicado sobre os servos de Deus, o que demonstra que já são convertidos.

4. Onde, revela Deus, está o Seu selo para os crentes? Isaías 8:16.

“… sela a LEI entre os meus discípulos.”

Nota: Alguns cristãos se surpreendem ao ler este versículo. Não obstante, ele se harmoniza plenamente com o Novo Testamento, onde diz: “Ora, sabemos que O temos conhecido por isto, se guardamos os Seus mandamentos. Aquele que diz: Eu O conheço, e não guarda os Seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade” ( 1 João 2:3- 4). São Paulo disse que a obediência da lei distingue o cristão espiritual do carnal, “por isso o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar, portanto os que estão na carne não podem agradar a Deus” ( Romanos 8:7- 8 ).

Seria bom fazermos uma análise para comprovar a firme certeza do que acabamos de descobrir. Busquemos na lei de Deus ( Êxodo 20:3-17 ) as três características básicas de um selo completo:

1. Nome;
2. Cargo;
3. Jurisdição.

Encontraremos no mandamento que estabelece o dia de repouso.

5. Quais são as três características do Selo de Deus que encontramos nos Dez Mandamentos? Êxodo 20:8-11.

1. Nome: Senhor Deus

2. Cargo: Criador – (“porque em SEIS dias fez o Senhor”).

3. Jurisdição: Universo – “(… fez o Senhor o CÉU e a TERRA o MAR e TUDO o que neles há, e ao SÉTIMO dia descansou; por isso o Senhor ABENÇOOU o dia de SÁBADO e o SANTIFICOU.”

Nota: A Santa Bíblia ensina o que acabamos de descobrir. Por ex.: Em Ezequiel 20:12 diz Deus: “Também lhes dei os Meus SÁBADOS para servirem de SINAL entre Mim e eles, para que soubessem que Eu sou o Senhor que os santifica.” Note que Apocalipse 7:2-3 diz que o selo ou sinal de Deus teria que ser aplicado na fronte dos servos de Deus, o que na profecia significa na mente, ou seja, aceitação plena. Em Ezequiel 20:20 nos é dito que não o couseguiremos pelo saber, mas por praticar a observância do sábado de Deus. “Santificai os Meus sábados, pois servirão de sinal entre Mim e vós, para que saibais que Eu sou o Senhor vosso Deus.” O selo de Deus (sábado) na lei, demonstra a autoridade de quem promulgou a lei. O selo no crente (eu decido guardar o sábado como dia de repouso) demonstra a quem pertence esse servo, tem o nome de Deus em sua fronte, lhe pertence.

O SELO NO NOVO TESTAMENTO

6. Que profecia demonstra que os crentes não-judeus do Antigo Testamento e os cristãos do Novo Testamento recebem por igual o selo da observância do sábado? Isaías 56:1-7.

“Assim diz o Senhor:… Bem-aventurado o homem que faz isto e o filho do homem que nisto se firma; que se ABSTÉM de profanar o SÁBADO…que se houver UNIDO ao Senhor…darei na minha CASA e dentro dos meus muros um MEMORIAL e um NOMEmelhor do que FILHOS E FILHAS; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará. Aos ESTRANGEIROS… sim, todos os que guardam o SÁBADO…porque a Minha casa será chamada casa de ORAÇÃO para TODOS os POVOS.”

Nota: Assim como Êxodo 31:16-17 diz que o sábado seria sinal perpétuo entre Deus e Seu povo, Isaías 56 demonstra claramente que o sinal seria para todo crente, independente de sexo, nacionalidade, raça ou qualquer outra diferença humana. Note que Jesus aplicou esta profecia aos dias do Novo Testamento. ( Mateus 21:13Marcos 11:17Lucas 19:46 ).

7. Qual era o dia de descanso que guardavam nosso Senhor Jesus e a bem-aventurada virgem Maria junto com outras piedosas mulheres? Lucas 4:16,3123:52-56.

“… Entrou, num DIA DE SÁBADO, na sinagoga, segundo o Seu COSTUME e levantou-Se para ler.”

“… E no SÁBADO descansaram, segundo o MANDAMENTO.”

Nota: Apesar da tremenda emergência que significou a morte de seu amado Filho, a bem-aventurada virgem Maria não fez as compras dos aromas para embalsamar a Jesus no sábado, mas esperou o domingo para ungir o Seu corpo. Isto mostra que ela guardava o mandamento do sábado, no qual esta o selo de Deus. Outras mulheres piedosas, as quais não puderam comprar na sexta-feira, guardaram o sábado e fizeram suas compras no domingo. ( Marcos 16:1-2) O mesmo exemplo encontramos na vida de Paulo, como veremos em um estudo posterior.

AS PROFECIAS ANUNCIAM UM ATAQUE CONTRA A LEI DE DEUS

8. Assim como em Apocalipse 12:7-9 o grande dragão representa a Satanás em sua rebelião contra Deus, em Daniel 7 o chifre pequeno representa o anticristo, instrumento de Satanás. Que tentaria mudar o chifre pequeno? Daniel 7:25.

“… e cuidará em mudar os TEMPOS e a LEI…”

Nota: Nosso Senhor Jesus Cristo foi muito enfático ao declarar que Ele não veio mudar a lei ( Mateus 5:17 ) e que não autoriza a mudança sequer de uma letra ou sinal enquanto durarem os céus e a Terra (Mateus 5:18 ). Portanto, qualquer mudança da lei de Deus não obedece à vontade divina, mas a daquele que se rebelou contra Deus e foi expulso do Céu ( Apocalipse 12:7-9 ). Por isso é que a obediência ao mandamento do sábado se constitui num sinal ou selo de lealdade a Deus ( Ezequiel 20:20 ).

AS PROFECIAS ANUNCIAM A RESTAURAÇÃO DO SÁBADO

9. O Apocalipse prediz que o remanescente fiel de Deus voltaria a adorá-Lo como o ordena o mandamento do sábado? Apocalipse 14:6- 7.

“Vi outro anjo… tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a TERRA, e a cada NAÇÃO e tribo e língua e povo, dizendo…, pois é chegada a hora do Seu juízo; e adorai Aquele que fez o CÉU e a TERRA e o MAR e as fontes das águas.”

Nota: (Veja Êxodo 20:11 ). Quando analisamos a razão pela qual devemos respeitar o sábado como dia de repouso, descobrimos que é “porque em seis dias fez o Senhor os céus a terra e o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou: por isso o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou”. Quer dizer que, apesar do plano do anticristo de mudar a lei e o sábado, haveria uma Igreja fiel que adoraria a Deus como manda o mandamento do Criador.

10. Quem são os que guardam os mandamentos no Novo Testamento? Apocalipse 14:12.

“… dos santos, os que GUARDAM os MANDAMENTOS de Deus e a FÉ em Jesus.”

Nota: Esses cristãos de Apocalipse 14:12 , são aqueles servos de Deus pelos quais o anjo clamava: “Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as arvores, até selarmos em suas frontes os servos do nosso Deus” ( Apocalipse 7:3 ). A preposição até sugere que, quando o último sincero receber o sinal do sábado em sua vida, os ventos se soltarão em meio à violência descrita em Apocalipse 11:18 , e o Senhor virá para destruir “os que destroem a Terra”.

Autor: Weleson Fernandes

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

O poder do Estado, a marca da Besta e o fim do mundo

Somos sabatistas. Imagina que terrível seria se o Estado tivesse poder para obrigar empresas a …

A marca da besta é um microchip?

Muitas pessoas acreditam que a marca da besta, mencionada em Apocalipse 13:16-18 é um micro …

Material em PPT – Criacionismo

Palestras em Power Point 001 Doutrinas Biblicas – Digitais do Criador   002 Doutrinas Biblicas …

Deixe uma resposta

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×