Por que não usamos joias?

Já fui apresentada a várias pessoas, e em muitas ocasiões ouvi isso:

— Essa é nossa palestrante Emanuelle Sales. Você já a conhecia?

— Não. Mas conheço seus textos!

Acredite, com você acontece exatamente o mesmo. Talvez não pelo que você escreve, mas com certeza por algo que faz ou que aparenta ser. A gente fala tanto de não julgar as pessoas pelas aparências, mas vale lembrar que ela descreve ao mundo o que se passa dentro de nós. É óbvio que quem não nos conhece intimamente vai tirar conclusões ao nosso respeito pelo que vê. Pode ser que nossa imagem passe uma impressão equivocada, por isso cabe a nós ficar atentos a cada detalhe desse “cartão de visita”, para assim evitar julgamentos ruins, que contradigam nossa fé e nossos princípios. Esses dias recebi uma mensagem triste, porém muito realista:

“Sou cristã, membro da igreja Batista, porém tenho acompanhado alguns programas na TV Novo Tempo e também lido alguns textos a respeito da Igreja Adventista. Não uso joias porque não gosto e também porque elas não iriam me deixar mais bonita. Às vezes, fico indignada com a questão do não uso de joias pelas mulheres adventistas, porque algumas dessas mesmas mulheres têm um comportamento tão carnal que supera ao uso de joias. Por exemplo: na minha cidade, é comum vermos as irmãs se trajando de maneira tão inconveniente, usando roupas coladas e curtas, blusinhas sem manga, seios e costas à mostra, etc… O mesmo Deus que reprova o uso de joias é o mesmo que reprova a imoralidade e a indecência. Fala-se tanto sobre a questão do sábado e do uso de joias, mas e quanto à questão das vestimentas? Na verdade, no que se refere ao testemunho cristão, é uma lástima.”

Agora eu pergunto, essa pessoa falou algo errado? De jeito nenhum! Tudo que escreveu foi com grande sabedoria. Já ouvi coisas parecidas de muitas outras pessoas e de religiões distintas. “De que adianta não usar joia, mas usar sapatos mais chamativos e caros que uma?”. Vejo que várias pessoas não usam esse questionamento como justificativa para usar joias, mas sim como reflexão, pois têm interesse em cumprir os princípios bíblicos de forma integral.

Como adventista, não uso joias porque, mesmo que muito citada na Bíblia, é antinatural e sempre era relacionada à idolatria. Vemos Deus pedindo em várias ocasiões para que o povo tirasse suas joias e enfeites. Olhe só, Ele disse assim a Jacó: “’Livrem-se dos deuses estrangeiros que estão entre vocês, purifiquem-se e troquem de roupa. Venham! Vamos subir a Betel, onde farei um altar ao Deus que me ouviu no dia da minha angústia e que tem estado comigo por onde tenho andado’. Então entregaram a Jacó todos os deuses estrangeiros que possuíam e os brincos que usavam nas orelhas, e Jacó os enterrou ao pé da grande árvore, próximo a Siquém” (Gênesis 35:1-4). Ah, existem outros textos na Bíblia mostrando exatamente a mesma ordem.

A escritora cristã Ellen White nos dá um resumo dos textos bíblicos a respeito da vaidade: “Trajar-se com simplicidade e abster-se de ostentação de joias e ornamentos de toda espécie está em harmonia com nossa fé” (Testemunhos Para a Igreja, v. 3, p. 366). Ou seja, além das joias, existem outros ornamentos relacionados à ostentação. Não podemos considerar um aspecto se ignorarmos outros igualmente importantes. Decência, modéstia e pureza são princípios imutáveis e inseparáveis. Não adianta se abster de colares e brincos, mas  se cobrir com outros tipos de acessórios e roupas chamativas.

Cuidado com tudo que tem como objetivo atrair atenção para o “eu” e não para Cristo. Esse é o segredo! No assunto de vaidade, abandonar apenas um “deus” também não é o suficiente. Ao ter uma vitória, não pare por aí! Deus conhece suas lutas e o quanto você se esforçou para deixar algo que o prendia, mas Ele quer ajudá-lo a ir além, fazendo uma mudança completa em seu corpo e alma.

Veja esse vídeo sobre o assunto:

Perfil do autor

Emanuelle Sales é jornalista, criadora do blog Bonita Adventista e autora dos livros “Espelho, espelho meu… agora o espelho é Deus”, “Imagem & Semelhança” e “Filha de Rei”. Viaja o país dando palestras sobre imagem cristã, autoestima e valorização pessoal.

Sobre Weleson Fernandes

Avatar
Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

Perfeccionismo entre os Adventistas

Baseado em apontamentos de sala de aula do Dr. Luiz Nunes (SALT-IAENE) e do Dr. …

Visão Geral: Igreja Emergente e Cristãos Pós Modernos

  O chamado movimento da igreja emergente já tem até mesmo uma associação brasileira, fundada …

Perguntas Sobre Música

Entrvista com Pr. Jorge Mario de Oliveira Existe muita dúvida sobre música religiosa contemporânea. As …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: