Por que ter Escolas Adventistas – A importância da Educação Adventista no cumprimento da Missão da Igreja

“Apega-te à instrução, e não a largues; guarda-a, pois ela é a tua vida.” Provérbios 4:13

 

 

Introdução:

– O que você diria a respeito de um professor que ao chegar ao término de um ano de estudo, não conseguisse promover para a série seguinte nenhum de seus alunos. E se o caso fosse um pouco mais extremo, se após o período inteiro de um curso universitário, os alunos chegassem ao final do programa e todos, sem exceção estivessem desapontados e desanimados ao ponto de abandonarem a carreira escolhida, partindo para outra realidade de atividades ?

– Essa realidade foi vivenciada pelo maior professor que este mundo conheceu, Jesus.

– Ele ensinou intensamente um grupo de 12 discípulos/alunos por três anos; não obstante, quando Ele foi para cruz, nenhum deles, havia compreendido a mensagem central de suas aulas.

– Durante todo o curso, eles estavam mais preocupados em saber quem era o maior, e ao aproximar o período em que seriam avaliados, dois o traíram e os demais, desapareceram, para que não fossem reconhecidos com o seu professor.

– Que desperdício de vida. Do ponto de vista humano, Jesus havia perdido o seu tempo. Para alguns, inclusive poderia ter gasto o seu tempo curando e pregando, mas o tempo empregado na arte de ensinar, foi totalmente desperdiçado.

– Jesus porém estava olhando para um resultado a médio e a longo prazo, em vez de buscar resultados imediatos. Após o Pentecostes, a 1maioria dos discípulos seria transformada em fonte de energia do evangelho.

Ao pensarmos em Educação Cristã, o assunto não é diferente. Não podemos imaginar o que acontecerá com nossos filhos ou nossos alunos daqui a 05, 10 ou 15 anos.

– A visão míope não avaliará o verdadeiro valor da Educação Cristã, pois as avaliações a curto prazo dos projetos em longo prazo, são quase sempre distorcidos e inadequados.

Os resultados não são imediatos. Ellen White, ao escrever sobre a manhã da ressurreição, nos ajuda a entender sobre esse assunto:

– “Todas as perplexidades da vida serão explicadas. Onde parecia apenas confusão e decepção, propósitos frustrados e planos subvertidos, ver-se-á um propósito grandioso, predominante, vitorioso… Ali, todos os que trabalharam com um espírito desinteressado contemplarão os frutos dos seus esforços… Alguma coisa disto, vemos aqui mesmo… Pais e professores tombam em seu último sono, parecendo o trabalho de sua vida ter sido feito em vão; não sabem que a sua fidelidade descerrou fontes de bênçãos que jamais poderão deixar de fluir; apenas pela fé vêem as crianças que educaram tornarem-se uma benção e inspiração a seus semelhantes e essa influência repetir-se-á mil vezes mais.” Educação pág. 305 e 306.

– Mas existem motivos para levar-nos a acreditar que a Educação Adventista poderá fazer a diferença na vida de nossas crianças e jovens, no aspecto espiritual e de preparo para a vida ?

Apresentamos sete razões em defesa da Educação Cristã Adventista:

1º) A Educação Adventista conduz o aluno à Bíblia, dando-lhe visão para pensar e avaliar.

– Em 1881, quando Ellen White teve a primeira visão sobre a educação dos filhos da igreja, ela mencionou: “ Deus declarou ser desígnio Seu possuir um colégio em que a Bíblia tenha seu devido lugar na educação da juventude.” Testemunho para a Igreja, vol. 5, pág.26.

– Ainda hoje, a Bíblia é o livro central, usado por todos os alunos e defendido por todos os professores. Os conceitos educacionais adventistas, valorizam a Bíblia e defendem seus ensinos. Em todas as disciplinas, o conteúdo sagrado é apoiado, levando o aluno a entender que a Bíblia é o livro que trará a sua existência o verdadeiro significado do que é viver.

– Enquanto que a maioria dos sistemas de ensino apresentam o homem como o centro da existência e o fim em si mesmo, a Educação Adventista, apresenta, pela Bíblia a Deus como centro da vida e que nEle, temos vida eterna.

– Para muitos alunos, o único contato que terão com uma Bíblia durante toda a vida, será em uma sala de aula de um Colégio Adventista.

– E para muitos filhos da igreja, ainda é na escola o único momento da semana em que estarão manuseando o livro Sagrado.

2º) A Educação Adventista apresenta aos jovens a Jesus como Senhor e Salvador.

– A Educação Adventista é evangelística e redentora.

-“No mais alto sentido, a obra da educação e da redenção são uma. …Deve ser o primeiro esforço do professor e seu constante objetivo auxiliar o estudante a compreender estes princípios e entrar com Cristo naquela relação especial que fará daqueles princípios uma força diretriz na vida”. Educação pág. 30.

– Martinho Lutero, ao olhar para o papel da educação dentro da proposta de salvação colocou: “Se eu tivesse que desistir da pregação ou de minhas outras obrigações, não há profissão que eu teria a não ser a de professor escolar, por saber que junto ao ministério (pastoral) esta é a profissão mais útil, grandiosa e superior. Além de que não estou certo sobre qual das duas devo escolher. É difícil fazer um cão velho se tornar manso, ou um mentiroso em um religioso; mas os arbustos são com mais facilidade colocados em certa posição e educados.  Por essa razão, permita que seja considerada uma das mais elevadas virtudes na
terra educar fielmente os filhos dos outros.” Martinho Lutero ( Sermão sobre o dever de enviar os filhos à escola, pág. 264)

– E. G. White aponta que, enquanto “pode parecer que os ensinos da Palavra de Deus não tenham senão pouco efeito sobre a mente e o coração de muitos estudantes,… algumas lições da verdade divina subsistirão na memória até do mais descuidado. O Espírito Santo regará a semente semeada e ela muitas vezes brotará depois de vários dias e dará fruto para a glória de Deus.” Testemunhos para a Igreja. Vol. 05, pág. 26.

– A principal tarefa da educação adventista é ajudar os jovens a encontrarem um relacionamento salvador com Jesus Cristo.

3. A Missão da educação adventista é conduzir ao serviço

– A função da Educação Adventista é ajudar os seres humanos egoístas a obterem uma visão de serviço aos outros.

– As instituições da Educação Adventista em todos os níveis precisam ser vistas como campos de treinamento para ganhadores de almas – em qualquer profissão que escolham. É por isso que tradicionalmente o ensino superior adventista tem se inclinado para profissões como ensino, saúde e áreas de relacionamento.

– Se olharmos para a liderança da igreja, quer seja local ou institucional, veremos que a maior parte tem sido treinada nas escolas adventistas. O que teríamos sem tais instituições ?

– Se ainda olharmos para o desafio de uma igreja emergente, onde 74% dos adventistas atuais, são de primeira geração, e até carecem de uma compreensão básica da doutrina, estrutura e crenças denominacionais, veremos que, o papel da Educação Adventista é fundamental para a transmissão desses pilares da igreja.

4. A Educação Adventista é um dos meios mais eficazes de transmissão de valores eternos.

– A educação adventista, além de conduzir as pessoas à Bíblia, o faz através da perspectiva filosófica das escrituras. Por exemplo: Embora a Bíblia não trate no seu conteúdo principal de assuntos como história e ciências, ela provê uma estrutura que leva o estudante a pensar e organizar os fatos da história, ciências ou outros conteúdos a luz de uma visão criacionista.

– A Bíblia oferece as ferramentas para se poder valorizar e tomar decisões.

– Em outras palavras, a Educação Adventista tem a ver com transmissão de valores.

– Os valores são estratégicos ao pensamento e comportamento humanos, pois formam a base de cada decisão que uma pessoa toma na vida. E a cada dia, tomamos cerca de 15.000 decisões. Em que estamos baseando estas decisões?

– Os jovens são influenciados pela glorificação do consumismo, da violência e imoralidade por meio da mídia, games e música. Todavia as escolas, que deveriam ser o organizador do pensamento humano, inclusive quanto aos valores, estão transmitindo uma visão distorcida do significado da vida e do caminho para a salvação.

– A Educação Adventista, apesar de não ser perfeita, ao considerarmos as alternativas que temos é um dos meios mais eficazes de transmissão de valores bíblicos, e isso por si só já é um passo gigantesco na direção correta.

5. A influência de professores religiosos

– Certamente estamos vendo várias razões que recomendam a Educação Adventista. Outra das mais importantes é a influência de professores religiosos.

– Quando as mensagens expostas aos nossos filhos, em nossa casa, em nossa igreja encontram eco também nas escolas, fica mais fácil de serem assimiladas e vivenciadas por eles.

– Os professores adventistas não são perfeitos, afinal de contas, estão como nós, no mesmo caminho em direção da perfeição, no caminho rumo aos céus. No entanto, apesar das falhas e erros, professam a mesma esperança a mesma fé e o mesmo sentimento.

– As atividades curriculares e extra-curriculares, são desenvolvidas de tal forma que nossos alunos nem percebem que o ambiente da igreja ou o de casa mudou, devido estarmos todos nos preparando para o mesmo lugar.

6. Contribui para que nossos filhos tenham amizades duradouras

– Uma das maiores preocupações que temos como pais, é que tipo de relacionamento nossos filhos terão. Que laços de amizade serão formados, que poderão determinar o futuro de nossos filhos.

– Não devemos nos esquecer de que a maioria dos estudantes aprende mais com os outros estudantes do que com os professores ou os pais.

– Embora qualquer grupo de jovens tenha o seu potencial de problemas, tais problemas podem ser minimizados se uma parte desse grupo compartilha um sistema de valores bíblicos/cristãos/adventistas e tenha interesse em desenvolver um estilo de vida futura que seja construído sobre esses valores.

– E embora não estejamos livres de problemas de todas as ordens imagináveis, ainda assim temos a possibilidade de apresentar aos nossos alunos um ambiente onde possa desenvolver amizades sinceras e duradouras.

7. A Educação Adventista faz parte da Missão da Igreja – Comprometida com a evangelização

– Por último e não menos importante, a Educação Adventista está comprometida com a missão da igreja no aspecto de evangelizar.

– Temos o privilégio de receber diariamente em nossas escolas alunos e familiares que procuram a Educação Adventista, porque confiam nos seus valores ensinados em sala de aula.

– Famílias estas que nunca entrariam em contato com a igreja, mas recebem a informação da salvação em Jesus Cristo, através de seus filhos que freqüentam nossas escolas.

– Somente no ano de 2006, cerca de 867 pessoas foram batizadas, por influência direta da Educação Adventista no território da USB, contando com alunos, familiares e professores que decidiram-se por Jesus, porque estavam em lugar onde Jesus se faz presente.

– Considerando o potencial evangelístico da Educação Adventista, onde o percentual de alunos “não-adventista” chega aos 74% do número total de alunos no território da USB, quando alcançarmos nossa perspectiva de evangelização corretamente, o evangelismo público e a educação cristã servirão de complemento um ao outro na execução da pregação do evangelho.

CONCLUSÃO

– A Educação Adventista tem se mantido no núcleo do processo de construção de uma igreja unida. Embora a denominação continue amadurecendo em seu crescimento, a Educação Adventista está também contribuindo para esse amadurecimento e ajudando a construir cidadãos pensantes e comprometidos com a Missão de salvar. Salvar aqueles que estão aos seus cuidados e ajudar conservar aqueles que farão parte do grupo de cristãos que terminarão a missão de evangelizar para o breve retorno de nosso Senhor Jesus.

Pr. Douglas Menslin, Departamento Educação – USB. Este tema foi baseado no artigo escrito pelo DR. George R. Knight – revista Escola Adventista -1º semestre 2006 – pág. 36.

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

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