Tempo de exame do coração

Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. 2 Coríntios 13:5.

O direito à varonilidade depende do uso que se faça das faculdades confiadas por Deus. Os membros da família humana só têm direito ao título de homens e mulheres se empregarem para bem dos outros os seus talentos. É quando ministra aos outros que o homem se acha mais intimamente aliado a Deus. Quem é fiel à varonilidade que Deus lhe deu, não só promoverá a felicidade de seus semelhantes nesta vida, mas ajudá-los-á também a conseguir a recompensa da vida por vir.

Requer-se do homem que ame a Deus supremamente, de todo o coração, entendimento e forças, e ao próximo como a si mesmo. Isso não lhe é possível fazer a menos que se negue a si mesmo. Negar-se a si mesmo quer dizer dominar o espírito quando a paixão luta pelo domínio; resistir à tentação de censurar e pronunciar palavras de crítica; ter paciência com a criança retardada, e cuja conduta seja ofensiva e difícil; permanecer no posto do dever mesmo quando outros fracassem; assumir responsabilidades sempre e onde quer que o dever o exija, não para receber aplausos, não por política, mas por amor do Mestre, que deu a cada um dos Seus seguidores uma tarefa que deve executar com inabalável fidelidade. Negar o próprio eu significa fazer o bem quando a inclinação nos quer levar a servir e agradar a nós mesmos. Quer dizer trabalhar paciente e valorosamente pelo bem dos outros, mesmo que nossos esforços não pareçam ser apreciados.

Companheiros cristãos, examinai-vos cuidadosamente, para ver se a Palavra de Deus é de fato a regra de vossa vida. Levais a Cristo convosco quando deixais o lugar de oração? Posta-se vossa religião de guarda junto à porta de vossos lábios? Expande-se vosso coração em interesse e simpatia pelos que estão em necessidade de auxílio? Buscais sinceramente uma compreensão mais clara da vontade de Deus, a fim de que deixeis a luz brilhar para os outros? É vossa linguagem temperada com graça? Mostra vossa conduta nobreza cristã? …

Lembrai-vos de que precisais ser fortalecidos pela constante vigilância e oração. Enquanto olhais para Cristo, estais seguros; mas o momento que confiardes em vós mesmos, estareis em grave perigo. Aquele que está em harmonia com a vontade de Deus confiará continuamente em Seu auxílio.

Ellen G. White, Nos Lugares Celestiais, pág. 227.

Sobre Weleson Fernandes

Avatar
Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

O que Ellen White diz sobre o jogo de Xadrez, Cartas Damas e Dominó

  Há muitas consultas com relação de qual seja a atitude da senhora White diante …

Qual a base Bíblica do Dom Profético de Ellen White?

A Igreja Adventista do Sétimo Dia advoga o dom de profecia como válido nestes últimos …

O GRANDE CONFLITO: A História por traz do livro

História do Livro “O Grande Conflito”A. Introdução — Gen. 3:15; Apoc. 12:9-10a. Quando respondemos à …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: