Viver por Jesus é Aprender a Lidar com a Tentação

“É verdade que, por causa de um só homem e por meio do seu pecado, a morte começou a dominar a raça humana. Mas o resultado do que foi feito por um só homem, Jesus Cristo, é muito maior! E todos aqueles que Deus aceita e que recebem como presente a sua imensa graça reinarão na nova vida, por meio de Cristo” Romanos 5:17.

Houve apenas duas histórias de tentações desde o começo dos tempos. A tentação do primeiro Adão no Jardim que levou à queda do homem. E a tentação do segundo Adão, Jesus Cristo, que levou à queda de Satanás. Todas as tentações acabam como uma das duas. Ou cairemos como Adão caiu, ou ficaremos firmes como Jesus ficou e veremos Satanás cair.

A tentação é sempre um atalho. É o jeito de Satanás de lhe oferecer agora o que Deus quer lhe dar no futuro. Essa é a razão pela qual existem tantas pessoas praticando sexo antes do casamento nos dias de hoje. Satanás diz: “Você pode ter isso agora”. O que ele não diz é o preço e as conseqüências.

Satanás diz: “Eu posso fazer você ser alguém… posso ajudar sua imagem… posso lhe dar a diversão que deseja… posso lhe dar poder… mas você precisa se curvar diante de mim agora”.

Adão se deixou convencer por aquela frase e iniciou uma corrente de conseqüências que nunca teria imaginado. Jesus recusou aquela frase e iniciou uma corrente de conseqüências que nos levam à salvação eterna.

Assim como Adão decidiu e Jesus decidiu, você também terá que decidir qual será a sua resposta para Satanás quando ele vier seduzi-lo com um atalho. Não importa quantos prazeres Satanás lhe ofereça: a intenção final dele é arruiná-lo. Destruí-lo é a mais alta prioridade de Satanás.

Você pode dizer: “Mas, essas tentações são muito fortes. Como eu devo enfrentá-las?” Precisamos compreender que tentação não é pecado, mas incentivo para o pecado. E aqui estão algumas idéias que nos ajudam na hora da tentação:

Lembre-se da promessa de escape: “As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela” I Coríntios 10:13.

Que maravilha! Deus nunca permite que você seja tentado com tentações “que você não tem forças para suportar”. Mas não pára por aí. A Bíblia revela que Deus faz algo mais por você: Ele dará forças para suportá-las. Deus não somente limita a força da tentação como também mostra o caminho para escapar dela. O Espírito Santo proverá a porta de escape se você estiver verdadeiramente procurando por ela. Deixe-O guiar você. Esteja atento à voz dEle. Você ouvirá aquela voz “baixa, calma e constante” dizendo: “Não entre aí. Não faça isso. Fique longe desse lugar. Pare de fazer o que está fazendo”. Quando você sentir o Espírito de Deus cutucá-lo, não espere uma sirene, buzina ou alarme. Ande. Corra. Não demore. Ele guiará você para longe do perigo porque o ama.

Ele provavelmente não mandará um anjo para agarrá-lo e afastá-lo da tentação. Provavelmente não irá trancar a porta ou paralisar você de repente (embora Ele seja capaz de lidar com você da maneira que achar conveniente). Mas quando você decidir ir a algum lugar, fazer algo, ver algo, tocar algo, e sentir seu coração incomodado, fique sabendo que é a voz do Espírito Santo, avisando-o com amor.

Quando Cristo está no controle de nossa vida, o Espírito Santo está no poder. Quando deixamos que o velho homem a natureza pecaminosa esteja no controle, o Espírito é extinto. A solução é levar cada pensamento cativo e, se acharmos que pecamos, devemos confessar e pedir a Jesus que assuma o controle novamente. Isso é a essência de viver por Jesus.

Agarre-se a fortes convicções: Quando somos tentados, descobrimos se nossas convicções são reais. Desde que não tenhamos a oportunidade de pecar, podemos dizer o que quisermos sobre o quão fortes e dedicados nós somos. Mas até estarmos frente a frente com a oportunidade de sermos desonestos, ou cometermos adultério, ou qualquer outra coisa desonrosa, nunca saberemos quão fortes essas convicções realmente são.

Você pode dizer: “Bom… eu nunca me curvaria diante de um ídolo, não importa o que qualquer pessoa dissesse.” Mas até você abrir a porta da sua casa e ver os soldados prontos para levá-lo para uma fornalha – como aconteceu com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego – não sabe como reagirá.

O diabo conhece muito bem todos os pontos fracos dos mais poderosos guerreiros cristãos. Ele não desperdiça suas flechas. Seu alvo é mortal. Por isso, o jovem precisa desenvolver previamente convicções fortes. A chave de tudo é nunca depender de sua própria força. Humilhe-se diariamente perante o Senhor. Peça a ele para fortalecer sua fé, suas convicções e, como Jesus orou, para não deixar que você seja tentado.

Corra rápido: Li em algum lugar que quando você estiver fugindo da tentação, não deixe um endereço para ela procurá-lo! Paulo disse a Timóteo: “Fuja das paixões da mocidade e procure viver uma vida correta, com fé, amor e paz, junto com os que com coração puro pedem a ajuda do Senhor” II Timóteo 2:22. Fuja da tentação e não deixe seu endereço. Alguns talvez tenham que mudar de emprego, deixar de ir a certos lugares, ou abandonar certas amizades que o influenciam a fazer o mal (Provérbios 1:10-12).

Fuja das tentações para o Senhor. Não pense… corra! Não ande pelo penhasco para ver o quão perto você consegue chegar à beira dele. Apresse-se para afastar-se dele! Você não está apenas “fugindo”; está se protegendo. Está correndo em direção a algo. Viver por Jesus não se trata de “faça e não faça”; trata-se de seguir a Jesus Cristo, o Autor e Consumador da fé. Algumas vezes os jovens dizem: “Estou largando aquele hábito obsceno. Nunca mais farei aquilo”. Quando isso acontece, não tento ver do que os jovens estão correndo, mas para onde eles estão indo. Se você não está correndo para alguma coisa ou para Alguém, provavelmente nunca correrá de alguma coisa.

A verdade é que Deus está mais preocupado com a direção da sua vida do que com sua perfeição. Se você está verdadeiramente seguindo-O, então o perfeito trabalho de Deus será realizado.

Espere com paciência: Nosso mundo sempre promete resultados rápidos. Queremos nossa gratificação agora. Não queremos esperar por nada.

Há um conselho que você nunca deve esquecer: Deus guarda o melhor que tem para aqueles que esperam com paciência. Esse pensamento tem sido de grande ajuda para mim quando enfrento tentações.

Ore: Esse deveria ter sido o primeiro ponto em nossa lista. Na vida cristã, esta sempre é a prioridade número um. No Evangelho de Lucas, Jesus disse a Seus discípulos: “Orem pedindo que vocês não sejam tentados” Lucas 22:40. O Senhor não está dizendo aqui: “Se você orar, nunca será tentado.” Ele está dizendo: “Quando vier à tentação, ore para não ceder a ela.”.

Os discípulos, entretanto, não oraram. Dormiram. Quando a crise se aproximou deles, abandonaram o Senhor e fugiram no meio da noite.

Um jovem poderá encarar as portas do inferno, se antes ele já esteve perante o trono dos céus. Quando a tentação e o tentador nos assaltarem, nós precisamos simplesmente correr para os braços do Pai. Seu amor nos garante a vitória. Ande com Ele todo o tempo. Essa é a chave. Quando você descansa em Seus braços, realmente não será desviado pelas ciladas de Satanás. Sua oração deve ser: “Senhor, dá-me sabedoria para evitar as áreas da minha vida em que eu esteja perto da queda!”

Viver por Jesus é dar a Ele o melhor do seu tempo. A oração é o presente mais precioso que você pode dar a Jesus. Passe muito tempo com Jesus. Quanto mais você O ama, tanto mais desejará passar tempo com Ele. Uma vida de oração fraca sempre evidencia um amor fraco por Jesus.

Firme-se na Palavra de Deus: Quando Jesus esteve frente a frente com o Tentador no deserto, derrotou o adversário simplesmente citando a Palavra de Deus. Em resposta às três tentações – a luxúria da carne, a cobiça dos olhos e o orgulho da vida – Jesus respondeu: “Está escrito…”, mandando o Tentador embora.

Paulo chamou a Palavra de Deus de a “espada do Espírito”. E esse mesmo Espírito Santo colocará uma espada em suas mãos também, à medida que você memoriza a Palavra e a aplica nas áreas mais vulneráveis de sua vida.

Alguém disse: – Sinto-me tão estúpido quando leio a Bíblia. Parece perda de tempo, pois não consigo lembrar nada.

Uma pessoa próxima perguntou-lhe: – Você se lembra do que comeu no almoço na terça-feira da semana passada?

– Bom, na verdade, não me lembro.

– Mas o que você comeu ainda alimenta você e lhe dá forças, não?

Pegou a idéia?! Apenas continue lendo e obedecendo a Bíblia. Pode ser que você não se lembre de tudo, mas a Palavra está dando força constante para sustentar você.

Jesus disse: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus” Mateus 4:4. Eis o nosso pão de cada dia! Temos força hoje, não apenas pelo que acabamos de comer, mas o alimento de ontem também nos sustenta. A Palavra nos faz fortes.

Outro valor da leitura diária da Bíblia é o poder que ela tem de nos manter puros. Ela não é apenas uma luz no caminho, é também uma luz que brilha por dentro mostrando, corrigindo e orientando. Jesus orou: “Santifica-os na verdade; a Tua Palavra é a verdade” João 17:17. A Palavra de Deus não apenas nos purifica do pecado, mas nos protege do pecado.

Viver por Jesus é ser uma pessoa da Palavra. Se tiver de ser autoridade em alguma coisa, seja uma autoridade na Palavra de Deus. Se tiver um passatempo de qualquer espécie, faça da Palavra de Deus o seu passatempo. Se passar algum tempo lendo, leia a Palavra de Deus. Pense nela, medite sobre ela, memorize-a, sonhe com ela. Aplique-a em seu coração e sua vida. Passe tempo de qualidade cada dia com a Palavra.

Conclusão:

Visualize Jesus. Sua mente funciona não apenas como um gravador, mas também como uma máquina fotográfica tira fotos de tudo o que vê. Quando você vê uma garota sensual ou um homem atraente, sua mente tira uma foto daquilo. À noite, quando você está deitado em sua cama, sua mente traz à tona seu álbum de fotos e começa a olhar para as fotografias ali guardadas. O que você faz?

Você deleta da memória essas fotos e começa a tirar outras fotos para o seu álbum. Tire fotos baseadas em Colossenses 3:1-3“Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está, assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus”.

Paulo lhe diz para buscar (tirar fotos) as coisas que são de cima. Quem está lá? Jesus Cristo. O que Ele está fazendo? Ele está sentado à direita de Deus. Tire uma foto de Jesus Cristo em Seu trono! Tire uma foto dEle na cruz, levando todos os seus pecados sobre Si. Tire uma foto dEle na ressurreição saindo para fora da tumba para dar-lhe nova vida. Tire uma foto dEle vivendo dentro de você, controlando sua vida. Puxa quantas fotos!

Colocando em prática:

 Muitos de nós guardamos arrependimentos secretos de “oportunidades perdidas” no passado, quando tivemos sucesso em resistir à tentação, mas ainda ficamos imaginando como teria sido entregar-se a ela. Você tem pensamentos e lembranças desse tipo? Em particular, faça uma lista desses “arrependimentos secretos” e confesse-os a Deus em oração, pedindo-Lhe que o liberte dessas fantasias perigosas – você pode queimar a lista ou rasgá-la depois de orar.

 Que tentações você está continuamente sofrendo que parecem drenar o melhor de você todas as vezes que elas surgem? Como você pode superar estes obstáculos para um caminhar mais próximo de Deus?

Autor: Pr. José Raimundo Venefrides

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

Sermão sobre a mulher Adúltera em João 8

A MULHER ADÚLTERA – João 8.1-11 Introdução      “Onde abundou o pecado, aí superabundou a …

63 Sermões do Pr. Izéas em PDF

O pastor Izéas Cardoso viveu uma vida dedicada de serviço e altruísmo para o avanço …

Os 7 feriados judaicos e seu cumprimento na era cristã

AS 7 FESTAS DE ISRAEL (SÁBADOS ANUAIS) E SEU CUMPRIMENTO NA HISTÓRIA CRISTÃ A Bíblia …

Deixe uma resposta

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×