Viver por Jesus é Crescer Forte

“Mas eu, ó Senhor, meu Deus, continuo confiando em Ti e buscando a Tua proteção” Salmos 141:8.

Desde que meu filho alcançou a altura de meus ombros, ele não parou mais de me medir. Freqüentemente ele se aproxima de mim para ver se já me alcançou. Falta pouco para ele me ultrapassar em altura. Porque ele ainda está crescendo. Crescimento é um processo natural da vida.

Mesmo os adultos quando param de crescer para cima, geralmente começam a crescer para os lados.

A Bíblia diz que o objetivo da vida cristã é que nos tornemos como Cristo. Jesus disse que “todo aquele, porém, que for bem instruído será como o seu mestre” Lucas 6:40. Em outras palavras, vamos acabar sendo como Jesus, se O seguirmos.

Mas não se esqueça que não existe “crescimento instantâneo”. Jesus cresceu em quatro áreas: em sabedoria, o componente intelectual; em estatura, o componente físico; em graça diante de Deus, o componente espiritual; e em graça diante dos homens, o componente emocional e social (Lucas 2:52). Através de Seu crescimento nestas áreas distintas, Ele demonstrou que a vida se desenvolve. Devemos amadurecer e desenvolver as capacidades que nos foram dadas por Deus todas elas, não apenas as espirituais, se queremos viver por Jesus.

Perceba uma coisa: viver por Jesus envolve outras áreas além do componente espiritual. Inclui tudo em nossa vida. Jesus é Senhor de todas as coisas (Colossenses 1:15, 17). Portanto, Ele quer que nos tornemos como Ele em todas as áreas de nossa vida: intelectual, física, social e emocional, bem como na área espiritual. Isso é verdadeiro crescimento.

Como você se sentiria se pegasse o jornal cedo de manhã e lesse a seguinte manchete: “Os jovens adventistas do sétimo dia têm o mais elevado índice de crescimento pessoal. O consumo de drogas e de bebidas alcoólicas diminuiu acentuadamente na sociedade. Houve melhora na saúde de toda uma geração. As questões espirituais foram esclarecidas. O QI deles está muito acima da média geral”.

Nada mal para começar! No entanto, antes que você descarte a possibilidade de ver essa manchete em seu jornal, considere o seguinte: O único limite imposto ao poder de Deus somos nós… Vamos falar sobre crescer forte no Senhor.

Aqui estão alguns pensamentos sobre o crescimento: Crescimento espiritual depende de tempo. Sua salvação não foi apenas miraculosa; foi instantânea. Durante meus anos de ministério, tenho visto alcoólatras, viciados e prostitutas sendo salvos em segundos.

Tenho visto casamentos e lares sendo restaurados num piscar de olhos. Glória a Deus por esses momentos! Com Ele, todas as coisas são possíveis. Mas não é assim que ocorre o crescimento espiritual.

Ouvi pessoas dizendo: “Deus está fazendo um trabalho rápido hoje”. Isso não é verdade e nunca será. Deus pode estar salvando pessoas rapidamente hoje, mas não está fazendo as pessoas amadurecerem rápido.

Um legume pode crescer algumas semanas, mas um carvalho amadurece mesmo depois de muitos anos de sol, chuva, vento e tempestade. Com qual dos dois você preferiria que sua vida cristã se parecesse?

Apenas leva tempo. É, eu sei que tudo isso parece teoria. Mas é importante que você se lembre deste fato: leva tempo. Então não fique desencorajado pelo tanto que parece estar demorando para alcançar maturidade no Senhor. O trabalho dEle em nossas vidas é um processo. Como Paulo escreveu: “Pois eu estou certo de que Deus, que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continuá-lo até que ele esteja completo no Dia de Cristo Jesus” Filipenses 1:6.

Quando a gente tem 15 anos, pensa que dispõe de todo o tempo do mundo. Depois percebe que não é bem assim. O tempo passa, a vida voa. É por isso que Salomão avisou:

“Jovem, goze a sua juventude, mas não se esqueça de que Deus vai lhe pedir conta de tudo” Eclesiastes 11:9.

O que ele quer dizer é que você deve viver a sua idade responsavelmente. A gente só é jovem uma vez na vida. Sua vez é agora.

Crescimento espiritual depende de foco.

Hebreus 12 diz que devemos olhar firmemente para Jesus, o Autor e Consumador da nossa fé. Este foco é essencial. Pessoas que olham para as circunstâncias procurando por direção ou inspiração não encontram nada para sustentá-las. Mas aqueles que olham para Jesus mantêm-se produtivos e continuam crescendo.

Aqueles que jogam basquete, vôlei ou mesmo futebol sabem que os treinadores estão sempre gritando: “Olhe para a bola!”

Você não consegue acertar a bola se não puder vê-la. Não consegue pegar a bola se não mantiver os olhos fixos nela. Não pode ser um bom atleta – não importa o esporte que escolher – sem uma boa quantidade de foco.

Do mesmo jeito, manter seus olhos fixados e com o foco em Jesus Cristo sendo o objetivo de sua vida, você sempre será um vencedor. E por favor, lembre-se de que até mesmo o sofrimento pode ser parte deste processo. A Escritura diz que Jesus aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu (Hebreus 5:8).

Crescimento espiritual depende de experiência.

Pedro ouviu as palavras de Jesus quando Ele disse: “Sem mim nada podeis fazer” João 15:5. Mas ele teve que aprender o sentido literal daquela frase através de uma amarga experiência.

Até aquele dia ele achou que era forte. Achou que era leal. Achou que era capaz de permanecer firme a Seu Mestre com sua própria força e integridade. Mas aprendeu através dessa triste experiência de fracasso, o quanto precisava confiar mais no Salvador do que nele mesmo.

Sabendo disso, Jesus deu a ele esta tarefa: “E quando você se voltar para Mim, anime os seus irmãos” Lucas 22:32.

Você provavelmente já ouviu dizer isso: – A vida cristã não é difícil; é impossível. Pense nesta frase por um momento. Você não pode viver a vida de Deus sem a vida de Deus. Precisa chegar à conclusão de que, sem o Senhor, você nunca mudará.

As palavras de Paulo são bem conhecidas, mas não deixe que isso afaste o significado delas em sua vida:

“Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e Se deu a Si mesmo por mim”Gálatas 2:20.

O crescimento na fé e o crescimento no Senhor Jesus são tanto graduais como sobrenaturais… então, não desista! Cristo vive em você! Viva por Jesus.

Crescimento espiritual depende de atitude.

A razão pela qual algumas pessoas nunca crescem e nunca mudam é que suas atitudes corriqueiras nunca mudam. Elas realmente nunca aprendem nada. É por isso que as crianças de Israel passaram quarenta anos andando em círculo pelo deserto. Passaram pelas mesmas velhas pedras, pelas mesmas velhas árvores por quatro décadas, até toda uma geração falecer.

Você ouviu pessoas dizerem: “Passamos por isso uma vez, outra vez, mais outra vez”. É sempre a mesma coisa! Até que mudem suas atitudes sobre o que Deus está fazendo e recorram a Ele.

Dois elementos são necessários para manter a vida equilibrada: paz e pressão. Quando você está muito acomodado, o Senhor pode agitá-lo um pouco, mas quando está sob muita pressão, Ele arrumará para você um tempo de descanso.

Davi entendeu isso quando orou: “Tu me vês quando estou trabalhando e quando estou descansando; Tu sabes tudo o que eu faço” Salmo 139:3.

Qualquer que seja a situação pela qual você está passando, lembre-se: você está crescendo.

“Mas Deus prova o Seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” Romanos 5:8.

Conclusão:

Não esqueça que viver é crescer. No minuto que você pára de crescer, começa a morrer. A última recomendação de Pedro a seus leitores foi: “Crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”.

Da perspectiva de Deus, quando Pedro fala em crescer “no conhecimento” de Jesus, o nome do jogo não é conhecimento é obediência ativa. O que importa não é a quantidade de verdade que está em sua mente, mas o quanto está em sua vida.

Hebreus 5:13 e 14 mostra a diferença entre crianças sem experiência e os adultos, “aqueles que pela prática sabem a diferença entre o que é bom e o que é mau”.

Queridos, Deus não Se impressiona com o quanto eu sei (intelectualmente) sobre Sua Palavra. Ele quer saber quão semelhante a Cristo estou ficando. No reino espiritual, o oposto da ignorância não é conhecimento: é a obediência. Esse é um processo que leva tempo, depende de foco, experiência e atitude.

Uma criança perguntou a seu pai: – Papai, por que as pessoas grandes param de crescer?

Se você deseja viver por Jesus, você não pode parar de crescer em sua caminhada para o Céu. Deus o ama como você é, mas se recusa a deixá-lo desse jeito. Ele quer que você cresça “… para serem conforme a imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos” Romanos 8:29. “…E se vestiram com uma nova natureza. Essa nova natureza é a nova pessoa que Deus, o seu Criador, está sempre renovando para que ela se torne parecida com Ele, a fim de fazer com que vocês O conheçam completamente” Colossenses 3:10.

Colocando em prática:

 Raízes fortes estabilizam o crescimento. Se isso é verdade para as árvores, com certeza é crucial para os cristãos. Aprofunde suas raízes hoje gastando uma hora inteira lendo a Bíblia. Depois escreva um pensamento-chave ou promessa que o fortaleceu em sua leitura.

Autor: Pr. José Raimundo Venefrides

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

Sermão sobre a mulher Adúltera em João 8

A MULHER ADÚLTERA – João 8.1-11 Introdução      “Onde abundou o pecado, aí superabundou a …

63 Sermões do Pr. Izéas em PDF

O pastor Izéas Cardoso viveu uma vida dedicada de serviço e altruísmo para o avanço …

Os 7 feriados judaicos e seu cumprimento na era cristã

AS 7 FESTAS DE ISRAEL (SÁBADOS ANUAIS) E SEU CUMPRIMENTO NA HISTÓRIA CRISTÃ A Bíblia …

Deixe uma resposta

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×