022. A igreja Adventista é a Igreja de Laodicéia ?

“Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente.

Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.” Apocalipse 3:14-17.

Vamos analisar a profecia das sete igrejas do livro do Apocalipse para que possamos compreender o significado da mensagem à Igreja de Laodicéia. Primeiramente, notemos que o número 7 é muito significativo em toda a Bíblia, especialmente nas profecias. O Apocalipse menciona:

 

• 7 igrejas;

• 7 espíritos;

• 7 castiçais;

• 7 estrelas;

• 7 lâmpadas;

• 7 selos;

• 7 anjos;

• 7 olhos;

• 7 trombetas;

• 7 trovões;

• 7 cabeças (de uma besta);

• 7 coroas;

• 7 pragas;

• 7 montanhas;

• 7 reis, etc.

Como podemos ver, o número 7 é sinônimo de inteireza, plenitude e de perfeição. Estudando a Bíblia com a História, percebemos que 7 igrejas representam os sete períodos da história da igreja cristã até o fim do mundo, embora cada igreja da época tenha tido uma mensagem especial também para aqueles dias.

O nome “Laodicéia” significa “povo do juízo”.  O significado do termo em si não deixa dúvidas de que a profecia referente a tal igreja se aplica aos últimos dias, os nossos dias, período em que começou o juízo de investigação no Céu antes da volta de Jesus (ver Daniel 7:9, 10; 1 Pedro 4:17).

Por isso, precisamos estar cientes de que estamos vivendo os últimos momentos da história da igreja antes de Jesus voltar (Apocalipse 1:7) para que nos conscientizemos da importância de nos prepararmos para o encontro com o Salvador. Recomendo que leia 2 Pedro 3 – todo o capítulo – para que aprenda a se preparar para a volta do Mestre.

Laodicéia estava situada na junção de duas importantes estradas que conduziam a Colossos e Filadélfia. Era uma cidade de riquezas, com grandes mercados, um grande estabelecimento de câmbio e grandes fábricas. Estava circundada por ricas regiões de fazendas, e nos vales havia valiosa produção de lãs de colorido negro, extraído das violetas.

As vestes pretas eram usadas pelos laodicenses como evidência de sua riqueza. Possuía banhos termais e fontes minerais atraíam muitos visitantes da Europa e da Ásia. Uma importante escola de medicina estava situada no templo de Caru, dedicado a Esculápio, o deus grego da medicina. Relacionada com essa escola havia uma indústria para a fabricação de um colírio medicinal feito da famosa pedra frígia.

Em virtude de sua riqueza, os cidadãos eram orgulhosos, arrogantes e satisfeitos consigo mesmos. A cidade em si era bem ordenada e bem sucedida, mas isso mesmo a tornava autossuficiente. Paulo provavelmente escreveu uma carta aos laodicenses de acordo com Colossenses 4:13-16, mas essa carta perdeu-se, não fazendo por isso, parte do Novo Testamento.

A igreja de Laodicéia (com sua pomposidade, mornidão de sua água, orgulho e sentimento de independência de Deus) representa a situação da igreja nos dias de hoje, embora como indivíduos possamos ter as características de qualquer uma das outras igrejas (estamos no período de Laodicéia – mornidão espiritual – mas não precisamos ser laodiceanos). Entre as características da nossa igreja nesse período da história podemos notar, lendo Apocalipse 3:

a) Tem a forma e a aparência de cristianismo, mas sem o poder do Espírito Santo;

b) Se orgulha da poucas coisas que conseguiu realizar e da sua religiosidade;

c) Não tem consciência da sua necessidade de Cristo;

d) Está numa situação perigosa, em cima do muro;

A Bíblia diz que essa situação é nauseante aos olhos de Deus, pois Laodicéia não é quente nem fria: é morna (Apocalipse 3:16).

e) A sua riqueza material é visível tanto quanto a riqueza das suas verdades que possui, embora não as pratique. Sua religião satisfaz o intelecto, mas não penetra no íntimo do ser;

f) Por causa do seu sentimento e de autossatisfação, não há lugar para Cristo, pois não sente necessidade dEle nem da Sua graça;

g) O vestido de cor preto era muito comum na cidade de Laodicéia. Era um símbolo de riqueza, status. Essa é a razão dos pais da igreja adotar a cor preta nas vestes dos sacerdotes, pois refletia o poder e a influência que a igreja pretendia exercer.

O conselho de Cristo a esta igreja – que vive num período de mornidão por causa da autossuficiência – é para que compre ouro refinado no fogo, vestidos brancos para cobrir a nudez e colírio para os olhos.

1) Ouro = Fé e amor – Tiago 2:5.

2) Vestiduras brancas = Pureza de caráter, a justiça de Cristo comunicada gratuitamente ao pecador. Apocalipse 19:8; Isaías 61:10.

3) Colírio = Sabedoria e graça divina. A presença do Espírito Santo nos ajuda a distinguir entre o bem e o mal.

Percebe em que fase da história da igreja nós estamos? No último período, no tempo do fim! Irá você “comprar” o ouro, as vestiduras brancas e o colírio de Cristo? Estamos vivendo no período de Laodicéia, conhecido também como Igreja do Advento, pois é neste período que a volta de Jesus está sendo pregada com intensidade.

Faça de Jesus o Senhor de sua vida. Por que não toma agora mesmo a decisão de unir-se ainda mais a Cristo e estar preparado para a Sua volta?

Lembre-se de que apesar da mornidão espiritual de Laodicéia, seu orgulho e sua justiça própria, esta é a única igreja tida como “a menina dos olhos de Deus”. No verso 19, Ele diz: “Eu repreendo e disciplino a quantos amo.”  E no versículo 20 Deus mostra quão próximo Ele quer estar de Seus filhos: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.” Apocalipse 3:20.

O Senhor encontra-se à porta do nosso coração; Ele não quer nossa sabedoria, não quer nossas riquezas, nem nossa aparência de religiosidade. Ele quer o nosso amor.

No versículo 21, somos informados a respeito de como desfrutarmos das recompensas eternas que Deus nos preparou: “O que vencer”, diz Ele, se assentará comigo, no Meu trono. A vitória está a nossa disposição e é uma possibilidade real para a igreja de Laodicéia.

Como vimos, não há apenas reprovação para nossa igreja no atual momento. Cristo está ansiosamente esperando para nos cobrir com o manto de Sua justiça. As vestes negras dos laodicenses, que para eles era a prova de sua superioridade era, na realidade, a evidência de sua pobreza espiritual. Mas o branco é um símbolo de pureza e vitória. Cristo nos justifica por Sua graça, pelo Seu sangue, através da fé. A graça é a fonte; o sangue, o meio e a fé, o método pelo qual nos apropriamos da graça.

Cristo está à porta de cada coração, bate e torna a bater. Não bate apenas, mas chama: “Se alguém ouvir a Minha voz… se alguém abrir a sua porta, entrarei em sua casa” (Apocalipse 3:20).

Este é um belo quadro que mostra a íntima relação que o cristão pode ter com o seu Senhor e ser transformado a Sua imagem antes de Ele voltar em glória para nos buscar:

“Esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão.” 2 Pedro 3:12.

“Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis.” 2 Pedro 3:14.

 

 

Fonte: Mais Relevante


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

036. Qual o vinho que Jesus bebia?

35 – Qual é a posição da Bíblia com relação ao vinho? Jesus bebia vinho? …

037. ESPOSAS DE PASTORES E NEPOTISMO

  RESPOSTAS A PERGUNTAS APRESENTADAS NA REUNIÃO DE 18 DE JUNHO DE 2000, EM MOEMA, …

038. ADVENTISTAS PODEM FAZER GREVES CONTRA O GOVERNO

Deve o cristão participar de movimentos grevistas contra o governo? Ao passo que o cristão …

Deixe uma resposta