14. Basílides de Alexandria

Gnosticismo – Século II – Alexandria 

A Salvação é somente da alma porque o corpo é corruptível.

Basílides de Alexandria nasceu no final do primeiro século depois de Cristo. Entre os anos de 117-138, ele tornou-se um dos primeiros e brilhantes mestres gnóstico-cristão de Alexandria, no Egito.

Durante sua vida escreveu mais de 24 livros com comentários sobre os Evangelhos Canônicos, intitulados “Exegética”. Basílides tornou-se um dos mais antigos comentaristas dos Evangelhos. Infelizmente, seus comentários se perderam ou foram destruídos.


Restam de suas obras apenas fragmentos e trechos comentados pelos seus opositores. Basílides era um intelectual que produziu poesias, cânticos e escreveu a sua própria edição de um evangelho: “Evangelho de Basílides”.

Orígenes de Alexandria (185-253) afirma que “Basílio teve a audácia de escrever um Evangelho de Basílides”. 

A única cópia sobrevivente de seu trabalho foi destruída quando uma turba cristã antignóstica saqueou a Biblioteca de Alexandria em 397. Esses ataques tornaram-se sistemáticos após o bispo Atanásio de Alexandria (296-373) ter dado início às perseguições das seitas e da destruição de seus livros.

Basílides reivindicava certa sanção apostólica para o seu ensino, afirmando que tinha recebido as doutrinas cristãs diretamente de Gláucio, que diziam ter sido um interprete do apóstolo Pedro.

Isidoro, Filho de Basílides, tornou-se um dos primeiros lideres do movimento. Os seguidores de Basílides formaram um forte movimento que subsistiu por dois séculos depois da morte do grande mestre. No quarto século, ainda o movimento estava ativo no Egito.

Basílides ensinava as seguintes doutrinas:

1. Há 365 céus e somente um único mundo. Os céus estão arrumados concentricamente em torno da Terra.

2. Somente as almas podem ser salvas, porque os corpos são corruptíveis.

3. Basílides aceita a doutrina platônica e pitagórica da transmigração das almas.

4. A alma que pecou anteriormente em outra vida, sofre agora castigos nesta vida.

5. O sofrimento humano é o justo e divino castigo da pecaminosidade.

6. Nem todos os pecados são perdoados, mas somente aqueles cometidos involuntariamente e por ignorância.

7. Simão de Cirene teria sido equivocadamente crucificado no lugar de Cristo, pois o Pai mudou-lhe a aparência para que ficasse parecido com Jesus.

 


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Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

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