14. Basílides de Alexandria

Gnosticismo – Século II – Alexandria 

A Salvação é somente da alma porque o corpo é corruptível.

Basílides de Alexandria nasceu no final do primeiro século depois de Cristo. Entre os anos de 117-138, ele tornou-se um dos primeiros e brilhantes mestres gnóstico-cristão de Alexandria, no Egito.

Durante sua vida escreveu mais de 24 livros com comentários sobre os Evangelhos Canônicos, intitulados “Exegética”. Basílides tornou-se um dos mais antigos comentaristas dos Evangelhos. Infelizmente, seus comentários se perderam ou foram destruídos.


Restam de suas obras apenas fragmentos e trechos comentados pelos seus opositores. Basílides era um intelectual que produziu poesias, cânticos e escreveu a sua própria edição de um evangelho: “Evangelho de Basílides”.

Orígenes de Alexandria (185-253) afirma que “Basílio teve a audácia de escrever um Evangelho de Basílides”. 

A única cópia sobrevivente de seu trabalho foi destruída quando uma turba cristã antignóstica saqueou a Biblioteca de Alexandria em 397. Esses ataques tornaram-se sistemáticos após o bispo Atanásio de Alexandria (296-373) ter dado início às perseguições das seitas e da destruição de seus livros.

Basílides reivindicava certa sanção apostólica para o seu ensino, afirmando que tinha recebido as doutrinas cristãs diretamente de Gláucio, que diziam ter sido um interprete do apóstolo Pedro.

Isidoro, Filho de Basílides, tornou-se um dos primeiros lideres do movimento. Os seguidores de Basílides formaram um forte movimento que subsistiu por dois séculos depois da morte do grande mestre. No quarto século, ainda o movimento estava ativo no Egito.

Basílides ensinava as seguintes doutrinas:

1. Há 365 céus e somente um único mundo. Os céus estão arrumados concentricamente em torno da Terra.

2. Somente as almas podem ser salvas, porque os corpos são corruptíveis.

3. Basílides aceita a doutrina platônica e pitagórica da transmigração das almas.

4. A alma que pecou anteriormente em outra vida, sofre agora castigos nesta vida.

5. O sofrimento humano é o justo e divino castigo da pecaminosidade.

6. Nem todos os pecados são perdoados, mas somente aqueles cometidos involuntariamente e por ignorância.

7. Simão de Cirene teria sido equivocadamente crucificado no lugar de Cristo, pois o Pai mudou-lhe a aparência para que ficasse parecido com Jesus.

 


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Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

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