17. Valentim de Alexandria

Gnosticismo – Século II – Alexandria

Deus Inefável

Valentim de Alexandria (100-160) foi o teólogo gnóstico de maior sucesso dos tempos antigos. Era um homem extremamente inteligente, eloquente e orgulhoso.

Após ter sido preterido para o cargo de bispo, separou-se definitivamente da Igreja e fundou uma influente seita cristã gnóstica na cidade de Roma e outra na cidade de Alexandria.

Com muita habilidade, arregimentou muitos discípulos, e a sua teologia tornou-se a mais difundida entre todas as formas de gnosticismo. Seus discípulos eram conhecidos como valentinianos e a sua seita valentinianismo.


Mesmo após a sua morte, os seus discípulos continuaram divulgando assuas ideias, trazendo um grande desafio à teologia cristã vigente do segundo e terceiro séculos. 

Valentim foi um membro muito ativo e respeitado em sua comunidade. Durante toda a sua vida jamais foi considerado herético.

No decorrer dos anos a seita dos valentinianos dividiu-se em muitas outras seitas.

Valentim foi um escritor prolífero e produziu muitas obras literárias.

Porém, apenas fragmentos sobreviveram, sendo que a maioria de seus textos são citações feitas por seus adversários. Entre as quais se encontra o livro “Pistis Sophia”.

Os discípulos de Valentim usavam uma obra gnóstica intitulada “Evangelho da Verdade”, e que felizmente foi redescoberta em 1945 entre os livros apócrifos dos códices da Biblioteca de Nag Hammadi.

As doutrinas de Valentim são as seguintes:

Salvação: A salvação está na gnose (conhecimento).

Cosmogonia: Deus, o Pai inefável e invisível está acima do deus inferior Demiurgo.

Cristo: É um ente que orienta os seres para o abrigo do Pleroma, fugindo da escravidão da matéria através da reencarnação. 

Jesus não tomou nada material, porque a matéria é incapaz de salvação.

Homens espirituais. O homem espiritual é aquele que atingiu o conhecimento perfeito (gnose) de Deus, e que foi iniciado dentro desses mistérios.

Homens carnais. Os homens carnais são reconhecidos por suas obras e sua fé simples; porque eles não possuem o conhecimento perfeito (gnose).

Natureza humana: Existem três tipos de pessoas: os espirituais, os psíquicos e os materiais. 

Os espirituais receberiam a “gnose” (conhecimento) que os permitira retornar ao divino Pleroma. 

Os psíquicos (demais cristãos obteriam uma forma inferior de salvação. Os de natureza material (pagãos e judeus) estavam condenados a perecer.

Lei e Profetas. A lei e os profetas falaram por meio do Demiurgo: um deus inferior e néscio.

Entre outros, os valentinianos faziam uso dos seguintes livros gnósticos: “Sofia de Jesus Cristo”; “Epístola de Eugnostos”; “Evangelho da Verdade”; “Evangelho de Filipe”; “Oração do Apóstolo Paulo”; “Tratado Sobre a Ressurreição”.

 


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Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

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