171 – O que a Bíblia fala sobre Confissão?

Em resposta a sua pergunta referente à confissão de nossos pecados, será que um sacerdote, ou pastor, ou profeta pode perdoar os pecados, ou receitar um modo pelo qual isso possa ser feito?  Temos o exemplo na Bíblia no livro de I Sam 15:25, onde Saul pede perdão de seu pecado a Samuel. Jesus também disse a Pedro: Ä quem perdoardes os pecados lhes serão perdoados, e a quem retiverdes os pecados lhes serão retirados”.    (S.João 20:23)

Marcos 2:7 deixa claro que os próprios judeus, que ainda se achavam sob o sistema sacrifical, sabiam muito bem que só Deus pode perdoar os pecados. O que eles não reconheciam, porém, é que Jesus também era Deus, tendo portanto essa prerrogativa.

“Sob o sistema cerimonial o sacerdote presidia  à confissão das pessoas, mas não proferia realmente palavras de perdão. Sua aceitação do sacrifício simbolizava meramente a aceitação por Deus, da confissão”. 

É evidente que Saul se esqueceu de que seu pecado era contra o Senhor e não era contra Samuel. Ele estava mais preocupado em reaver o prestígio perante o povo, do que em obter perdão da grave falta de desobediência que cometeu. 

Se de alguns perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; se lhos retiverdes, são retidos. (João 20:23 RA)

 

Em João 20:23, Jesus “fala aos discípulos como representantes de Sua igreja sobre a Terra, à qual, agindo na qualidade de corporação recebeu a responsabilidade de cuidar dos interesses e necessidades de seus membros individuais. 

 

A igreja deve esforçar-se fielmente pela restauração de seus membros errantes, incentivando-os a arrepender-se e afastar-se de seus maus caminhos. Havendo evidência de que as coisas foram endireitadas com Deus e o homem, a igreja deve aceitar o arrependimento como genuíno, libertar o errante das acusações suscitadas contra ele e reintegrá-lo em plena comunhão. Semelhante remissão de pecados é ratificada no céu; com efeito, Deus já aceitou e perdoou a pessoa arrependida.

A Bíblia, entretanto, ensina claramente que a confissão do pecado e o arrependimento dele devem ser feitos diretamente ao trono da graça no Céu (ver Atos 20:21; João 1:9), e que a libertação da alma no tocante ao pecado advém unicamente através dos méritos de Cristo e Sua mediação pessoal. (I João 2:1). Deus jamais confiou essa prerrogativa a mortais errantes, que freqüentemente necessitam de divina misericórdia e graça, mesmo que sejam os dirigentes estabelecidos da igreja. 

Esperamos desta forma ter tirado alguma de suas dúvidas, mas caso elas ainda existam, por favor, nos escreva. Teremos o maior prazer em respondê-las.

 

ESCOLA BÍBLICA

Setor de Respostas Teológicas

Sistema Adventista de Comunicação  


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

036. Qual o vinho que Jesus bebia?

35 – Qual é a posição da Bíblia com relação ao vinho? Jesus bebia vinho? …

037. ESPOSAS DE PASTORES E NEPOTISMO

  RESPOSTAS A PERGUNTAS APRESENTADAS NA REUNIÃO DE 18 DE JUNHO DE 2000, EM MOEMA, …

038. ADVENTISTAS PODEM FAZER GREVES CONTRA O GOVERNO

Deve o cristão participar de movimentos grevistas contra o governo? Ao passo que o cristão …

Deixe uma resposta