254 – Estevão viu apenas dois seres e não três.

“Estevão viu apenas dois seres e não três. Isso é prova de que o Espírito Santo não é uma pessoa, mas um poder de Jeová…”.

No texto:

“Mas Estevão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita” (Atos 7:55 RA)

 

O próprio verso nos explica o porquê de Estevão ter visto dois seres no céu: porque um deles estava com Estevão. 

O texto diz que Estevão viu a Deus Pai e a Jesus porque estava cheio do Espírito Santo, ou seja, estava capacitado pelo mesmo a ver a Deus Pai e ao Filho. Pelo fato de o Espírito estar com Estevão na Terra, o mártir não poderia mesmo tê-lo visto ao lado do Pai e do Filho no Céu.

 

O texto de modo nenhum contradiz o fato bíblico de que Deus é manifesto em três pessoas; o Espírito Santo é apresentado nas Escrituras como possuidor de várias qualidades de um ser, entre elas: 

 

1) A de outro Consolador (João 14:16-17 – “o vocábulo grego aqui traduzido por ‘outro’ é um termo específico que significa ‘outro da mesma espécie’”); ora, Se Jesus é Deus e também um ser pessoal, chega-se à fatal conclusão de que o Espírito também o É, pois a Bíblia diz que o outro Consolador seria da mesma espécie de Cristo.

 

Substituto de Cristo (João 16:7). 

Segundo o comentarista L. E. Froom: 

“Não, o Espírito Santo não é uma tênue, nebulosa influência imanente do Pai. Não é algo impessoal, vagamente reconhecido, apenas um invisível princípio de vida… 

Jesus foi a personalidade mais influente e marcante neste velho mundo, e o Espírito Santo foi designado para preencher Sua vaga. Nada a não ser uma Pessoa poderia substituir aquela maravilhosa Pessoa. Nenhuma simples influência seria suficiente”. A Vinda do Consolador, págs. 41 e 42. 

“Para substituir uma pessoa maravilhosa, só outra pessoa maravilhosa”.

Possuidor de emoções e sentimentos (Romanos 8:26; Efésios 4:30; Tiago 4:5; I Tessalonicenses 1:6; Romanos 15:30; I Coríntios 12:11).

Capacitado a falar (Atos 13:3; Hebreus 13:7).

Se humildemente entregarmos nossas vidas nas mãos de Deus, confiantes no sacrifício de  Cristo, o poder atuante do Espírito Santo nos fará permanecer à luz das verdades da Palavra de Deus.

 Jay A. Adams, O Manual do Conselheiro Cristão, p. 19.

 José Carlos Ramos, Revista Adventista, (Tatuí – SP: Casa Publicadora Brasileira, Agosto de 2001), p. 8 – 10.


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

036. Qual o vinho que Jesus bebia?

35 – Qual é a posição da Bíblia com relação ao vinho? Jesus bebia vinho? …

037. ESPOSAS DE PASTORES E NEPOTISMO

  RESPOSTAS A PERGUNTAS APRESENTADAS NA REUNIÃO DE 18 DE JUNHO DE 2000, EM MOEMA, …

038. ADVENTISTAS PODEM FAZER GREVES CONTRA O GOVERNO

Deve o cristão participar de movimentos grevistas contra o governo? Ao passo que o cristão …

Deixe uma resposta