297 – O que é Batismo de fogo em Mt 3:11?

Qual o significado do “batismo com Espírito Santo” e o “batismo com fogo” que Jesus faria, descrito por João Batista em Mateus 3:11?

Existem três posicionamentos em relação ao momento em que ocorre o batismo com o Espírito Santo: (1) junto com o batismo das águas, (2) depois e (3) antes.

Nós, adventistas, cremos que o batismo com o Espírito possui uma íntima relação com o batismo nas águas (Atos 10:44-48; Marcos 1:10; 1 Coríntios 12:13 – aqui Paulo identifica o batismo no Espírito Santo com a conversão ou regeneração).

O pregador batista Billy Graham tem uma posição interessante sobre o assunto: ele afirma no seu livro O Espírito Santo que, sendo o batismo um testemunho, uma evidência de uma “transformação” e “regeneração interna” efetuada pelo Espírito Santo, o batismo com o Espírito Santo, em alguns casos, pode ocorrer antes do batismo nas águas. 

 

Para a pessoa ter sido “convertida” deve ter sido batizada com o Espírito Santo, sendo que, com o Seu poder, Ele une-nos a Cristo. Desse modo, tal batismo ocorre por ocasião da conversão. 

 

Refutando a idéia de que o batismo com o Espírito ocorre depois da conversão, escreveu o Dr. Graham: “… Estou convencido que muitas coisas que alguns teólogos e pregadores adicionam ao batismo com o Espírito Santo na verdade pertencem à plenitude do Espírito. 

A finalidade do batismo com o Espírito Santo é fazer o novo cristão adentrar no corpo de Cristo. Não há intervalo de tempo entre e regeneração e o batismo com o Espírito. No momento em que recebemos a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, recebemos também o Espírito Santo.” .

Eis uma importante definição do que é o batismo com o Espírito Santo: “Ser batizado no Espírito significa tornar-se de Cristo.”   

A relação entre o batismo no Espírito e o dom de línguas

O crente é selado com o Espírito Santo após ter aceitado a Jesus e ser batizado com o Espírito. Sendo que isso não é evidenciado necessariamente pelo falar em línguas (ler Efésios 1:13), cremos que o batismo no Espírito Santo não tem ligação com o falar em línguas, a menos que haja uma necessidade evangelística (Atos 2:1-13; Atos 10:46 ; 14:44-48; 19:6). 

O propósito evangelístico do dom de línguas (e não de “autopromoção” perante a igreja) é reforçado em 1 Coríntios 14:22 “…as línguas constituem um sinal não para os crentes, mas para os incrédulos; mas a profecia não é para os incrédulos, e sim para os que crêem.”

Outra evidência de que o batismo com o Espírito Santo não implica obrigatoriamente o falar línguas está no fato de diversas pessoas, mesmo após terem sido batizadas pelo Espírito, nunca terem falado em outros idiomas, entre elas: 

os samaritanos (Atos 8:17), 

Maria (Lucas 1:35), 

Estêvão (Atos 6:5; 7:55), 

Saul (1 Samuel 10:10), 

Gideão (Juízes 6:34), 

Sansão (Juízes 15:14) 

Zacarias (Lucas 1:67), 

Bezalel (Êxodo 31:1-3), 

João Batista e sua mãe (Lucas 1:15 e 41), 

os sete diáconos (Atos 6:1-7) 

e o próprio Jesus Cristo (Lucas 3:22). 

Ninguém duvidaria que essas pessoas, conquanto não falassem em línguas, tivessem sido batizadas pelo Espírito Santo.

Ser batizado com fogo

Em primeiro lugar, o batismo com fogo simboliza a própria presença de Jesus influenciando as pessoas. A presença de Deus sempre se manifesta numa glória que purifica o justo e elimina o incrédulo. O mesmo fogo que redime, destrói, do mesmo modo que o Sol que derrete a cera, endurece o barro.

O batismo “com fogo” (Mateus 3:11), portanto, indica o caráter do batismo com o Espírito Santo: sendo que o fogo (assim como a água) é um agente purificador, o batismo com o Espírito Santo é com fogo porque purifica o pecador, ou seja, regenera o coração dele. 

“O batismo pelo fogo do Espírito também é uma linguagem simbólica, o qual representa o fervor que toma posse do cristão que tem uma vida controlada pelo Espírito. Assim como o fogo aquece e purifica, nós somos purificados e aquecidos pela comunhão com o Espírito Santo e, como resultado, andamos em novidade de vida, ou seja, empolgadamente felizes pelo o que Cristo fez por nós.” – Arquivos da Escola Bíblica, Carta nº 5034.

 

Leandro Soares de Quadros

Consultor bíblico e conselheiro

 


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

036. Qual o vinho que Jesus bebia?

35 – Qual é a posição da Bíblia com relação ao vinho? Jesus bebia vinho? …

037. ESPOSAS DE PASTORES E NEPOTISMO

  RESPOSTAS A PERGUNTAS APRESENTADAS NA REUNIÃO DE 18 DE JUNHO DE 2000, EM MOEMA, …

038. ADVENTISTAS PODEM FAZER GREVES CONTRA O GOVERNO

Deve o cristão participar de movimentos grevistas contra o governo? Ao passo que o cristão …

Deixe uma resposta