33. Nestório de Constantinopla

Cristologia – Século V – Constantinopla

Jesus tinha duas naturezas separadas: uma humana e outra divina.

Nestório de Constantinopla (386-451) foi patriarca de Constantinopla e autor de vários livros e de uma doutrina cristã que ficou sendo conhecida como nestorianismo. Segundo essa doutrina, Cristo teria duas naturezas distintas: uma divina e outra humana. 

Em Cristo existiam duas naturezas, mas também duas pessoas. Elas estão juntas, mas são diferenciadas. 


A parte humana de Jesus realizava ações que qualquer ser humano realiza. Mas quando realiza atos de natureza divina, então é a parte divina de Jesus que estava em ação.

Como Jesus teria duas naturezas distintas, o nestorianismo não reconhecia Maria como mãe de Deus (Teotókos), mas como mãe de Cristo (Christokós). Também não criam no purgatório, muito menos na veneração de imagens e relíquias.

Os ensinamentos de Nestório o colocaram em conflito com o obstinado Cirilo (378-444), patriarca de Alexandria, que em 429 o acusou de heresia.

Cirilo argumentava que os ensinamentos de Nestório minavam a unidade entre as naturezas divina e humana de Cristo na Encarnação, de sorte que somente a natureza humana estava no útero de Maria.

Cirilo escreveu aos bispos e aos monges do Egito, condenando a doutrina de Nestório. Além disso, escreveu ao bispo de Roma exigindo uma posição da capital do império romano contra Nestório.

Constrangido pelo bispo de Roma, o imperador Teodósio II, foi levado a convocar em 431 o Primeiro Concílio de Éfeso, para avaliar a doutrina nestoriana.

Nestório disse que “quando os seguidores de Cirilo viram a veemência do imperador… eles provocaram um distúrbio e discordaram em meio ao público com gritos, como se o imperador estivesse se opondo a Deus. 

Eles se rebelaram contra os nobres e os chefes que não concordaram com eles e corriam de um lado para o outro. 

E… receberam entre eles os que já tinham sido separados e removidos dos mosteiros, por conta de suas vidas e seus modos estranhos, e sido expulsos, e todos os que eram de seitas heréticas e estavam possuídos por um fanatismo e ódio conta mim. E uma paixão estava em todos eles, judeus, pagãos e todas as seitas. 

E eles estavam trabalhando para que aceitasse sem exame prévio, as coisas que foram feitas também sem exame contra mim; e, ao mesmo tempo, todos eles, mesmo os que tinham participado comigo das refeições e em oração e em pensamento, concordaram… contra mim e juraram juramentos uns aos outros contra mim…

Em nada eles estavam divididos”.

Ao final, Nestório foi formalmente acusado de heresia, deposto de suas funções e as suas obras foram queimadas, restando apenas poucos escritos em siríaco. 

Nos meses seguintes, dezessete bispos nestorianos foram removidos de suas funções eclesiásticas. Em agosto de 435 Nestório foi exilado para o mosteiro no Grande Oásis de Hibis, localizado no Egito, onde ficou até a sua morte.

As decisões do concílio provocaram o chamado cisma nestoriano, no qual a Igreja Assíria do Oriente desligou-se da Igreja bizantina. O nestorianismo tornou-se a posição oficial da Igreja Assíria do Oriente.

Nos séculos VII e seguintes o nestorianismo ganhou terreno e espalhouse por toda a Ásia. 

Hoje, o rito nestoriano sobrevive na Igreja do Oriente, predominantemente na Síria, Turquia, Irã, Iraque e Índia.

 


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Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

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