340 – Por que Lutero e Calvino não guardavam o Sábado?

Por que homens de Deus como Lutero, Calvino, Wesley e outros, citados por Ellen White, guardaram o Domingo e não o Sábado? 

O verso de Provérbios 4:18 pode auxiliar-nos no entendimento dessa questão:

“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.”

Esse verso nos ensina que a revelação de Deus aos seus filhos é algo progressivo. Os servos de Deus de todas as épocas viveram de acordo com a luz que receberam dEle. Como exemplo temos Daniel, que compreendeu apenas parte das profecias que foram reveladas a ele, pois muitos fatos só seriam compreendidos no “Tempo do Fim”:

Daniel 12:8-9: “Eu ouvi, porém não entendi; então, eu disse: meu senhor, qual será o fim destas coisas? Ele respondeu: Vai, Daniel, porque estas palavras estão encerradas e seladas até ao tempo do fim.”

Deus chamou homens como Lutero, João Calvino, John Huss, Wesley , Miller e outros, para trazer de volta algumas verdades que haviam sido esquecidas. Cada reformador foi chamado para trazer de volta uma verdade.

 

Lutero, ao ler Romanos 1:17, trouxe de volta a verdade da justificação pela fé em Jesus Cristo, mas algumas outras verdades não foram vistas claramente por Lutero. Os Anabatistas trouxeram de volta a verdade do batismo por imersão. 

 

Wesley trouxe outra verdade não ensinada por Lutero ou pelos Anabatistas, a da prática de boas obras em consequência da fé (Tiago 2:14 e 26).Veja que cada reformador foi trazendo à luz uma verdade revelada por Deus.

Calvino, mesmo destacando que o homem só é salvo pela graça de Deus, caiu no erro de ensinar a pré-destinação.

Não podemos dizer que as doutrinas bíblicas que não foram ensinadas por outros reformadores são heresias. 

O Sábado, por exemplo, foi uma revelação posterior, passada primeiramente aos Batistas do Sétimo Dia. Se rejeitarmos o Sábado porque Lutero não o guardou, devemos rejeitar também outras doutrinas não ensinadas e observadas por ele, como o batismo por imersão, as boas obras em consequência da fé genuína entre outras.

Mateus 16:27 afirma: “Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras.”

Em outras palavras, cada servo de Deus será julgado de acordo com as suas obras, o que envolve ser julgado de acordo com a luz que recebeu. 

Lutero e os demais reformadores serão salvos por viverem de acordo com a luz que tinham no passado. Já eu e você, seremos julgados de acordo com a luz que temos no presente. E, se no presente, sabemos que o Sábado deve ser guardado e santificado ao Senhor, somos indesculpáveis se não o fizermos: “Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.” Tiago 2:10. 

A Igreja Adventista do Sétimo dia é a que melhor reúne as descobertas reveladas por todos os outros reformadores. Temos o compromisso de viver de acordo com a Palavra de Deus e aceitar as revelações que Ele traz através de seus servos fiéis.

 

Ana Paula Accioly Shirai

Leandro Quadros


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

036. Qual o vinho que Jesus bebia?

35 – Qual é a posição da Bíblia com relação ao vinho? Jesus bebia vinho? …

037. ESPOSAS DE PASTORES E NEPOTISMO

  RESPOSTAS A PERGUNTAS APRESENTADAS NA REUNIÃO DE 18 DE JUNHO DE 2000, EM MOEMA, …

038. ADVENTISTAS PODEM FAZER GREVES CONTRA O GOVERNO

Deve o cristão participar de movimentos grevistas contra o governo? Ao passo que o cristão …

Deixe uma resposta