348 – Como a Igreja Católica considera a Lei de Deus?

Nos primeiros séculos da era cristã o cristianismo contrariava os interesses do Império Romano, que era o governo mundial da época. 

Por isso, a Igreja foi violentamente perseguida. Tiago, assassinado; João, deportado na ilha de Patmos; Pedro, preso várias vezes e crucificado de cabeça para baixo. Paulo foi perseguido e também martirizado em Roma. 

Mesmo assim, a igreja cristã se fortaleceu. Como dizia Policarpo: “O sangue dos mártires é semente de novos cristãos.”

Houve um imperador que se “converteu” ao cristianismo fazendo deste a religião oficial do império. Seu nome era Constantino. A partir daí, a igreja passou a efetuar algumas mudanças, dentro de sua liturgia, e até mesmo em relação à Bíblia.

 

A Igreja Católica Apostólica Romana é a igreja cristã mais antiga do Ocidente. Sua sede fica no Vaticano. Ela atualmente é dividida em arquidioceses, dioceses e províncias eclesiásticas, em comunhão com a Sé Romana.

 

Uma das principais mudanças efetuadas pela Igreja Católica diz respeito ao segundo e ao quarto mandamentos da Lei de Deus, que foram alterados. Veja a comparação abaixo:

Os Dez Mandamentos (Êxodo 20:3-17) (Segundo a Lei escrita pelo próprio Deus, que entregou a Moisés, em duas tábuas de pedra)

 

1.Não terás outros deuses diante de mim;

2.Não farás para ti imagem de escultura;

3.Não tomarás o nome do SENHOR em vão; 

4.Lembra-te do dia de sábado para o santificar;

5.Honra teu pai e tua mãe;

6. Não matarás;

7. Não adulterarás;

8. Não furtarás;

9. Não dirás falso testemunho;

10. Não cobiçarás coisa alguma que pertença

ao teu próximo. 

 

Os Dez Mandamentos da Lei de Deus (Conforme o Segundo Catecismo da Doutrina Cristã, pág. 9, Edição 1930, da  Igreja Católica)

 

1.Amar a Deus sobre todas as coisas.

2.Não tomar Seu santo nome em vão,

3.Guardar domingos e festas.

4.Honrar pai e mãe.

5.Não matar.

6.Não pecar contra a castidade.

7.Não furtar.

8.Não levantar falso testemunho.

9.Não desejar a mulher do próximo.

10.Não cobiçar as coisas alheias.

À direita temos a lei que foi modificada pela Igreja Católica com a finalidade de apoiar algumas de suas doutrinas e ordenanças. À esquerda temos a Lei de Deus como consta na Bíblia Sagrada (cada mandamento é apresentado de modo resumido).

 

A Igreja Católica Romana promove entre seus adeptos a obediência a 5 outras regras.

Os Cinco Mandamentos da Igreja

 

1.Ouvir a missa inteira aos domingos e festas de guarda.

2.Confessar-se ao menos uma vez a cada ano.

3.Comungar ao menos uma vez pela “Páscoa da Ressurreição”.

4.Jejuar e abster-se de carne quando manda a “Santa Madre Igreja”.

5.Pagar dízimos segundo o costume.

Abaixo, algumas declarações de líderes religiosos, da Igreja Católica romana, quanto à sua autoridade, usada para alterar a Lei dada originalmente por Deus .

“O papa é de tão grande autoridade e poder que ele pode modificar, explicar ou interpretar mesmo leis divinas…O papa pode modificar uma lei divina, visto o seu poder não provir de homens, mas de Deus, e ele age como representante de Deus na Terra” Lucios Ferrari, Prompta Biblioteca, ‘Papa’, artigo 2.

“O papa tem poder para mudar os tempos, ab-rogar as leis e dispensar todas as coisas, mesmo os preceitos de Cristo.” Decretal de Translat, Episcop. Cap. Est. Bíb., pág. 193

 

“O papa está livre de todas as leis. Ele pode dispensar a lei, e fazer do errado, direito, por meio de correções e mudanças das leis.” Papa Nicolau, Dis. 96.

Estas são as declarações de pessoas da igreja católica, quanto à autoridade da igreja católica em mudar a lei. 

Entretanto, vejamos a opinião de Jesus:

“Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra. 

Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus. (Mateus 5:17-19 RA, Grifo Acrescido)

Devemos portanto olhar com prudência qualquer tentativa que venha a diminuir a importância dos mandamentos apresentados por Deus em Sua Palavra e que constituem a base do Seu governo.

 

Rodrigo Cosendey


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

036. Qual o vinho que Jesus bebia?

35 – Qual é a posição da Bíblia com relação ao vinho? Jesus bebia vinho? …

037. ESPOSAS DE PASTORES E NEPOTISMO

  RESPOSTAS A PERGUNTAS APRESENTADAS NA REUNIÃO DE 18 DE JUNHO DE 2000, EM MOEMA, …

038. ADVENTISTAS PODEM FAZER GREVES CONTRA O GOVERNO

Deve o cristão participar de movimentos grevistas contra o governo? Ao passo que o cristão …

Deixe uma resposta