361 – Mt 24.20 – Fuga no Sábado e no inverno

Gostaria de entender o que Cristo quis dizer em Mateus 24:20.

No capítulo 24 de Mateus, Jesus descreve duas ocasiões distintas. A destruição de Jerusalém, por parte do exército romano, e o final dos tempos, pouco tempo antes do retorno dEle a este mundo. 

E, após descrever os sinais do cerco de Jerusalém  (verso 15), Cristo dá instruções de como as pessoas deveriam agir em relação a esse acontecimento, e declara: “Orai para que a vossa fuga não se dê no inverno, nem no sábado” 

Os cristãos de Jerusalém e da Judéia não podiam determinar o momento decisivo em que o exército Romano se retiraria, mas podiam orar a Deus para que diminuísse o sofrimento deles e os protegesse dos perigos próprios da vida nas montanhas.

Para entendermos melhor as duas declarações chaves de Cristo, vamos explicá-las separadamente:

 

• “… não se dê no inverno…” – o Salvador disse isso porque no período de inverno, a viagem seria bem mais difícil; não seria fácil conseguir abrigo e alimento, ainda mais com crianças de colo. Além disso, durante a estação chuvosa, seria impossível atravessar o rio Jordão.

 

• “… nem no Sábado” – Aqui Jesus ensinou que não seria bom que os cristãos fugissem nesse dia porque todos deveriam estar reunidos juntos na adoração, o que facilitaria a prisão de todos.

Décadas depois da ressurreição de Jesus, o sábado ainda era tão sagrado como quando Ele pronunciou estas palavras no Monte das Oliveiras (leia Atos 16:13; 17:2; 18:3, 4). 

O Senhor não trocou a identidade do dia de guarda após a ressurreição, como muitos cristãos supõem (Ler Mateus 5:17-19). O tumulto, a excitação, o temor, e a viagem de fuga não seriam apropriados para o dia de sábado. Os cristãos oravam para que pudessem guardar o sábado como dia de descanso, assim como Deus desejava que fosse guardado. 

O poder da oração é muito grande e hoje devemos também orar, para que Deus dirija nossa vida e nos proteja diante de qualquer perseguição. Um dia seremos provados para demonstrarmos perante o universo se seremos fiéis a Deus ou não e isso será feito pela escolha que fizermos do dia que iremos guardar (Ezequiel 20:12;20. 

É mais do que uma questão de dia: é escolher de qual lado iremos estar; a quem teremos como Senhor de nossas vidas (Mateus 7:21-23).

Deixamos um texto bíblico para sua reflexão: “Felizes são os que obedecem às leis a respeito do sábado! Felizes os que não praticam o que é mau!” Isaías 56:2. “Pois o SENHOR diz aos eunucos: ‘Obedeçam às leis a respeito do sábado, façam aquilo que me agrada e sejam fiéis à minha aliança.’” Isaías 56:4. 

 

Um abraço da equipe da Escola Bíblica! 


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

036. Qual o vinho que Jesus bebia?

35 – Qual é a posição da Bíblia com relação ao vinho? Jesus bebia vinho? …

037. ESPOSAS DE PASTORES E NEPOTISMO

  RESPOSTAS A PERGUNTAS APRESENTADAS NA REUNIÃO DE 18 DE JUNHO DE 2000, EM MOEMA, …

038. ADVENTISTAS PODEM FAZER GREVES CONTRA O GOVERNO

Deve o cristão participar de movimentos grevistas contra o governo? Ao passo que o cristão …

Deixe uma resposta