4– EXEMPLOS DE TEMAS PARA SERMÕES

6 – EXEMPLOS DE TEMAS.

Crie seus próprios temas. Aqui estão algumas sugestões, observe que alguns são comparativos entre duas situações requerendo uma decisão de escolha dos ouvintes:

a) Trezentos de Gideão – Trezentos de Esparta – Histórias semelhantes com fins diferentes.

b) Não se escolhe arrepender-se. Mas se escolhe a quem servir.

c) Noé, o pregador que não converteu ninguém.

d) Quanto mais dependentes de Deus, mais independentes do mundo.

 

e) A oportunidade de salvação pode estar ao lado.

 

f) O culto do eu sozinho. Prepare-se, no final será assim.

g) Heróis da Terra e Heróis do Céu – Só haverá eternidade para um grupo.

h) Notícias da terra, notícias do Céu ou Como medir o interesse no Céu estando ainda na terra.

i) Titanic e a arca de Noé, feitos para serem indestrutíveis. A diferença estava na direção divina.

j) Há caminhos mais fáceis do que o cristianismo. Por que escolher o cristianismo? 

k) Uma coroa de espinhos para dar uma coroa de ouro.

l) A igreja não é lugar para buscar emoções (Veja MJ-106).

m) Um sermão para as cadeiras vazias. (Incentivo para preenchê-las).

n) Quase salvo, quase perdido. Duas histórias de homens ricos. Mat.19 e Lucas 19. (O jovem rico e o Cobrador de Impostos rico), no primeiro Jesus disse ser muito difícil o rico salvar-se, no segundo Ele hospedou-se na casa de Zaqueu, o rico que foi salvo. Foi fácil a salvação do segundo. A questão então não era a riqueza, mas a decisão.

o) Leia a primeira visão da irmã E. G. White em Primeiros Escritos. Um sermão pronto.

p) “Lembra-te do dia de Sábado…” (Êxodo 20).  Deus sabia que os cristãos iriam  esquecer.

7 – TEMAS DE EVENTOS:

a) CASAMENTO – Um dos temas pode ser “O casamento em que Jesus compareceu”. Está lá em João Capítulo 2. 

 

– Um outro tema pode iniciar por uma pergunta à Igreja e você mesmo respondendo: Qual foi a única coisa que Deus viu que não era boa na criação, durante a criação? Que o homem esteja só. Leia em Gênesis esta história antes de responder.  

Desenvolvi este tema uma vez no aniversário de casamento de um casal da igreja. Ao final transcrevo parte deste sermão, no Apêndice F.

b) ANIVERSÁRIO – “Aniversário. Um presente de Deus para reconhecermos sua criação e manutenção de nossa vida”. O único lugar que a Bíblia menciona a palavra aniversário está em Marcos 6 – Herodes aniversariou e mandou cortar a cabeça de João Batista. Usou seu aniversário para fazer o mal. É a ocasião para perguntarmos o que Deus quer de minha vida. Ao inverso de Herodes, dizer para Deus que tudo quanto Ele pedir será feito por mim. É uma ótima data para nos reconsagrarmos ao Deus da Vida. Veja Salmo 116: 12.

 

c) BATISMO – Eu era ancião na igreja de Nova Iguaçu e o Pastor Melquíades me convidou para fazer o sermão de um batismo no sábado à tarde. Mesmo que não se espere um tipo de convite desses, pois normalmente é o pastor que prega, não devemos deixar de ter desenvolvido um tema desses. Pode ser falado de Maria e Marta (Lucas 10: 38) que escolheu a melhor parte. Do eunuco que Felipe encontrou viajando (Atos 8:26). Acrescentar a experiência da conversão de alguém de sua família ou mesmo de algum irmão que esteja na igreja. Usar um trecho da irmã White. Sempre finalizando com a decisão que deve ser tomada, evitando fazer apelo, pois o pastor o fará após o batismo.

d) SEPULTAMENTO- Uma vez me pediram para falar na hora de um enterro porque souberam que eu era crente. O falecido era pai de uma amiga de minha esposa. Eu não o conhecia. Sabia que era dono de um bar e vendedor de bebidas. Estavam presentes muitos dos bêbados (literais) que lá frequentavam. O que dizer numa situação dessas? 

A saída é sempre dizer que todos têm o seu lado bom na vida. Todos têm qualidades. Um homem casado que trabalha para manter a sua família, que nunca mediu esforços para trazer o pão para dentro de casa, merece ser lembrado e respeitado na hora de seu funeral. 

Deus também trabalha incansavelmente para nossa salvação. Jesus disse que “Até agora Meu Pai trabalha.” A partir daí é só desenvolver o tema sem incidir em nada polêmico, como o estado do homem na morte (Só se sentir que é possível). Procure sempre uma qualidade da pessoa e a compare com o Nosso Deus. Evite falar muito, o importante é uma mensagem que fixe aquele momento em que as pessoas ali estão susceptíveis.

Hino para sepultamento: Exemplo- Hino 564 do Hinário Adventista do Sétimo Dia – Jamais se diz adeus ali (se for cristão).

Passagem para cristão que dormiu no Senhor: Salmo 116:15,  Apoc. 14:13.

e) DOENÇA – Ao visitar uma pessoa enferma, nada melhor do que ler um verso da Palavra de Deus que traga ânimo para o doente. Sempre recomendo Salmo 41: 3 e Tiago 5:15. Mesmo não sendo ocasião propícia para se fazer sermões, pois a visita deverá ser breve, a simples leitura da Bíblia e uma oração inspirada já fará mais do que muitas palavras. 

f) HOMENAGENS – Não há nada de errado em reconhecer publicamente o que representa para uma comunidade, uma igreja ou para uma família alguém especial. Paulo diz em Romanos 13: 7: “Dai a cada um o que lhe é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.”  

A  quem honra, honra. Irmãos idosos que deram suas vidas para a pregação do evangelho devem ser respeitados e lembrados seus feitos ainda em vida. Só se deve evitar que se torne uma homenagem fria como faz o mundo. Toda oportunidade deve ser aproveitada para a pregação do evangelho.

Em II Reis 13, Jeoás visitou Eliseu que estava à morte. Não era comum um rei visitar um profeta à morte. Foi uma homenagem em vida.

Em Mateus 23: 29 e 30, Jesus fala da hipocrisia dos fariseus que homenageavam os profetas depois de mortos, mas em vida não deram a mínima importância para os servos de Deus.

Este capítulo me lembra um dos maiores pregadores que já conheci em toda minha vida. O irmão Moacir Nery de Almeida. Um dia, ele pregando sobre o perdão, disse: Tem de ser muito cristão para confessar um pecado e pedir perdão ao irmão, mas tem de ser muito mais cristão para perdoar. Esse irmão já dorme no Senhor aguardando a bendita esperança.

Lembro-me também do Pastor Penido Lobo Barbosa, também já dorme no Senhor. Diferentemente do irmão Moacir, um dos poucos Pastores que não tinha o dom de pregador. Mas era tão visitador, juntamente com sua esposa Volga, que quando ia pregar numa igreja, a igreja enchia. Um pastor que deixou muitas saudades nos campos onde passou. 

Os anjos do Senhor guardam o corpo deste bendito servo de Deus. Ficam aqui lembrados seus nomes e de tantos outros que já tombaram e aguardam a volta do Nosso Senhor Jesus Cristo. O triste é que nunca dissemos o quanto significaram para nós ainda em vida. Mas um erro não justifica outro. Devemos tributar honra a esses servos que dedicaram toda vida ao evangelho.

8 – TEMAS EDUCACIONAIS:

Fiz um sermão em que iniciei com o texto de Gênesis cap. 1, versículo 1, em vários idiomas, finalizando em inglês. Todos ficaram olhando eu falar, porque só dei bom dia depois de ter lido aqueles textos incompreensíveis para muitos. Em seguida li o texto em português. Todos compreenderam. Expliquei que os textos lidos eram todos o mesmo, só que nos diversos idiomas. 

Era proposital, pois queria demonstrar que a mesma coisa pode ser dita sem ter tido a devida comunicação. Expus o que era comunicação, falei das diversas técnicas utilizadas na mídia, esclareci o perigo que estamos expostos ao ler, ver e ouvir, que segundo a Palavra são as “entradas da alma”. Foi um sermão sobre a comunicação. 

Da mesma forma, fiz outro sermão sobre a depressão. Todos sermões técnicos e educacionais. Mas sempre tomando o cuidado de não ficar só na parte técnica, lembrando que é um sermão para salvar e sempre é bom pedir para um profissional da área dar uma olhadinha naquilo que será falado. 

Se nós não somos profissionais daquela área, nada nos impede de falar, desde que não receitemos remédios como médico, não estabeleçamos parâmetros comportamentais como psicólogo e não nos posicionemos como profissional qualificado quando não o somos. Tudo pode também ser suprido com citações técnicas não questionáveis.

9 – FONTES PARA SERMÕES:

Uma grande fonte de informações pouco usada é o nosso Manual da Igreja, as lições antigas da Escola Sabatina, as Revistas Adventistas. O livro Desejado de Todas as Nações, Atos dos Apóstolos, O Grande Conflito e outros mais da irmã White que são verdadeiros sermões prontos.

– Faça sempre do sermão uma oportunidade também para ensinar trazendo conhecimentos escolares e curiosidades, nunca perdendo de vista o teor religioso que deve ser enfocado acima de tudo.

 – Fontes para utilização do Tema.

Textos da Bíblia Sagrada, livros, jornais, experiência própria (evite sempre que possível contar histórias não comprovadas). A internet hoje é uma inesgotável fonte de informações. Visite  a página com toda a coletânea de sermões disponíveis aqui no site ???? maisrelevante.com.br/sermões.  

Tem também o www.centrowhite.org.br  com material do Espírito de Profecia.

Fonte: Mais Relevante

– IR PARA O ÍNDICE DE TEMAS

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

Sermões em Romanos

O HOMEM QUE SE CHAMA SÁBIO, MAS É LOUCO O HOMEM QUE QUER O BEM, …

Seleção de Sermões

    Dr. Amim Rodor Baixar     Dr. Joel Sarli Baixar       …

1 – O PRIMEIRO CONSELHO – DA PREGAÇÃO E DA PRESENÇA DE DEUS

1 – O PRIMEIRO CONSELHO – DA PREGAÇÃO E DA PRESENÇA DE DEUS . O …

Deixe uma resposta

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×