404 – O que é a “língua dos anjos”, mencionada em 1 Coríntios 13:1?

O que é a “língua dos anjos”, mencionada por Paulo em 1 Coríntios 13:1?

Se você observar de forma mais completa, o assunto para o qual você está olhando em 1 Coríntios 13:1 começa em 1 Coríntios 12:1 e vai até o capítulo 14. Paulo está falando sobre a importância dos dons: importância que cada um tem em si, que todos são importantes, que um não substitui o outro, mas que existem uns que são mais importantes que os outros.

Analisando o contexto da igreja de Corinto, você vai perceber que eles achavam que o dom de línguas era mais importante que os outros. Por isso, quando Paulo faz a classificação dos dons (não de todos os que existem no Universo, mas dos que ele cita), a partir de 1 Coríntios 12:28, ele põe o dom dos idiomas em último lugar, em um propósito contextual, é claro.

Após colocar o dom que estava sendo classificado de forma equivocada em seu devido lugar, aí então, Paulo se volta aos coríntios para dizer qual é realmente o dom mais importante (capítulo 13). 

 

Eis a razão porque a passagem do primeiro verso desse capítulo compara o dom do amor com o dom multilinguístico. E para dar ênfase nisso, Paulo hiperboliza a comparação no texto.

 

Talvez, alguns corintos poderiam pensar: “Mas para qual língua esse dom não é tão importante, Paulo? O dom de falar aramaico, talvez, por já ser parecido com o seu hebraico, seria menos importante? 

Ou seria de menor importância a língua dos povos mais pagãos?” Paulo já refuta isso exagerando a metáfora ao máximo, dizendo que mesmo que fosse a língua dos anjos, essa não seria mais importante que o amor.

Agora, que língua os anjos falam? Nas pouquíssimas vezes que eles se apresentam a alguém, eles conversam na língua daquela pessoa, o que pode ser visto em diversos exemplos bíblicos. 

Isso demonstra que os anjos têm uma capacidade de falar muitos ou todos os idiomas e dialetos, o que aponta que, provavelmente, o idioma deles, quando conversam entre si, seja uma língua diferente da nossa e desconhecida para nós.

Como a diversidade idiomática é uma consequência do pecado, creio que no Céu falaremos a mesma língua, aí então saberemos que língua os anjos falam.

Um abraço,

 

Pr. Valdeci Júnior


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

036. Qual o vinho que Jesus bebia?

35 – Qual é a posição da Bíblia com relação ao vinho? Jesus bebia vinho? …

037. ESPOSAS DE PASTORES E NEPOTISMO

  RESPOSTAS A PERGUNTAS APRESENTADAS NA REUNIÃO DE 18 DE JUNHO DE 2000, EM MOEMA, …

038. ADVENTISTAS PODEM FAZER GREVES CONTRA O GOVERNO

Deve o cristão participar de movimentos grevistas contra o governo? Ao passo que o cristão …

Deixe uma resposta