415 – As vestes sujas do Sacerdote Josué

Zacarias 3 fala a respeito das vestes sujas de Josué e de como ele se encontrava diante de Deus. O que ele fez para estar assim?

Nessa passagem bíblica, a sujeira da roupa representa a vileza do pecado (Isaías 64:6). No livro “O Comentário Bíblico” de Matthew Henry, o autor chama a atenção para o fato de que o anjo mostra, em uma visão, o sumo sacerdote Josué a Zacarias. 

A culpa e a corrupção são grandes desalentos quando estamos diante de Deus. Pela culpa dos pecados cometidos por nós, estamos expostos à justiça de Deus; pelo poder do pecado que habita em nós, somos aborrecíveis para a santidade de Deus. 

Até o “Israel de Deus” corre perigo nesse aspecto; porém, tem o socorro de Jesus Cristo que é feito por Deus, a nossa justiça e santificação. 

O sumo sacerdote Josué é acusado como infrator, mas é justificado. Quando estamos diante de Deus para ministrar ou quando defendemos a Deus, devemos esperar toda a resistência que a sutileza e a malícia de Satanás podem trazer. 

Contudo, o inimigo de Deus está controlado por Um que o venceu e muitas vezes o fez calar. Aqueles que pertencem a Cristo encontrarão seu Senhor para comparecer por eles quando Satanás se manifestar mais fortemente. Uma alma convertida é um tição tirado do fogo por um milagre da graça; portanto, não será deixada como presa de Satanás. 

 

Josué é mostrado como alguém contaminado, mas que foi purificado. Ele representa o “Israel de Deus” formado por pessoas que estão imundas até que sejam lavadas e santificadas em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus. 

 

Agora Israel estava livre da idolatria, mas ainda havia muitas coisas más neles. Havia inimigos espirituais fazendo guerra contra eles, e esses eram mais perigosos que quaisquer nações vizinhas. 

Cristo se aborreceu com a imundícia das roupas de Josué, mas não o rejeitou. É dessa maneira que Deus age através da Sua graça com aqueles a quem escolheu para serem Seus sacerdotes. 

A culpa do pecado é tirada pela misericórdia que perdoa, e o seu poder é quebrado pela graça que renova. Assim, Cristo lava os pecados, em Seu sangue, daqueles que Ele torna reis e sacerdotes para o nosso Deus. 

Aqueles a quem Cristo faz sacerdotes espirituais, Ele os veste com a túnica imaculada da Sua justiça. Vestidos dela comparecem diante de Deus com as graças de Seu Espírito que são os seus adornos. 

A justiça dos santos, imputada e implantada, é o linho fino, limpo e branco, com o qual se atavia a desposada, a esposa do Cordeiro (Apocalipse 19.8). Josué é restaurado às honras e aos encargos anteriores. Nele é colocada a coroa do sacerdócio. Quando o Senhor determina restaurar e reavivar a religião, Ele estimula os profetas e o povo para que orem por ela.

Um abraço,

Pr. Valdeci Júnior


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

036. Qual o vinho que Jesus bebia?

35 – Qual é a posição da Bíblia com relação ao vinho? Jesus bebia vinho? …

037. ESPOSAS DE PASTORES E NEPOTISMO

  RESPOSTAS A PERGUNTAS APRESENTADAS NA REUNIÃO DE 18 DE JUNHO DE 2000, EM MOEMA, …

038. ADVENTISTAS PODEM FAZER GREVES CONTRA O GOVERNO

Deve o cristão participar de movimentos grevistas contra o governo? Ao passo que o cristão …

Deixe uma resposta