417 – Quem são os que se consagram, o jardim em Isaías 66:17?

Quem são os que se consagram, o jardim, o sacerdote ou a deusa de Isaías 66:17? Gostaria de entender melhor o contexto.

Do verso quinze ao verso dezessete, o profeta declara que os incrédulos idólatras serão destinados ao fogo do inferno (o que é reafirmado em 2 Tessalonicenses 1:7-9). Isaías 66:17 refere-se a eles como pessoas que estão se santificando ou consagrando. 

Tais apóstatas mesclavam os ritos pagãos com o culto a Jeová, assumindo, assim, uma atitude santarrona em relação aos seus irmãos. Esse tipo de culto aconteceu bastante nos reinados de Acaz e de Manasses (2 Reis 16:10-16; 21:2-7). Provavelmente, as purificações eram os ritos de iniciação para os mistérios pagãos que se seguiriam.

Esses idólatras iam para os jardins. O ato de sacrificar em jardins fazia parte da adoração que era realizado à sombra das árvores. Era uma prática inspirada na religião cananita, que implicava o desprezo pela adoração no templo. 

Muitas vezes, esses jardins e pequenos bosques eram cenários de cerimônias religiosas cruéis e imorais. E o problema era que, com freqüência, os hebreus tendiam a imitar aos costumes pagãos de adorar em tais lugares (Isaías 1:29; 65:3-4; cf. 1 Reis 14:23; 15:13; 2 Reis 16:3-4; 17:9-11; 18:4), mesmo Deus tendo ordenado a eles que destruíssem esses jardins (Êxodo 34:13; Deuteronômio 7:5). 

 

Os pagãos tinham um líder. Em algumas Bíblias aparece a expressão “indo atrás do sacerdote que está no meio” (NVI), “após a deusa que está no meio” (RA) ou “uns após outros” (RC). 

 

A tradução literal dos textos dos copistas seria “atrás de um no meio”. Mas em vários manuscritos, dentre eles os rolos do Mar Morto, a expressão aparece na forma  “atrás de uma no meio”. 

Apesar de não ser possível conhecer a identidade de quem seria este “um”, é possível saber que tal expressão se refere à pessoa que dirigia o culto. Era um sacerdote ou uma sacerdotisa que dirigia tais cerimônias idólatras. 

Resumindo, “os que se santificavam” eram os membros do culto pagão, e o “sacerdote” ou a “deusa” era quem liderava esse culto.

A lição que tiramos desse verso é que, para sermos felizes, precisamos adorar da forma correta, com os líderes corretos e ao Deus verdadeiro. A Ele seja toda a honra e glória!

Um abraço,

Pr. Valdeci Júnior

Fontes: SDABC; Comentário Bíblico Moody; Novo Comentário da Bíblia;


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

036. Qual o vinho que Jesus bebia?

35 – Qual é a posição da Bíblia com relação ao vinho? Jesus bebia vinho? …

037. ESPOSAS DE PASTORES E NEPOTISMO

  RESPOSTAS A PERGUNTAS APRESENTADAS NA REUNIÃO DE 18 DE JUNHO DE 2000, EM MOEMA, …

038. ADVENTISTAS PODEM FAZER GREVES CONTRA O GOVERNO

Deve o cristão participar de movimentos grevistas contra o governo? Ao passo que o cristão …

Deixe uma resposta