421 – Atos 20.28 fala do sangue do Espírito Santo?

Atos 20:28, na 2ª Edição da Versão Almeida Revista e Atualizada, contém uma declaração que é, no mínimo, intrigante: “Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a Igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.” 

Esse texto estaria apresentando o conceito de que o Espírito Santo é o próprio Cristo?

Primeiramente, deve-se dizer que a Bíblia distingue perfeitamente Jesus do Espírito Santo. 

Eis algumas passagens: 

– O Espírito Santo desceu do Céu e pousou sobre Jesus por ocasião de Seu batismo (João 1:32); 

– Jesus rogaria ao Pai para que fosse enviado outro Consolador, o Espírito da verdade (João 13:16-17); 

– O próprio Cristo enviaria o Espírito, que procede, ou vem do Pai (João 15:26); 

– Se Jesus não voltasse ao Pai, o Espírito Santo Consolador não viria para os crentes (João 16:7); 

– Quem blasfemasse contra o Filho poderia ser perdoado, mas não haveria perdão para quem blasfemasse contra o Espírito Santo (Lucas 12:10); 

– Os crentes deveriam ser batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mateus 28:19); 

 

– E Paulo fala da graça do Senhor Jesus Cristo, do amor de Deus e da comunhão do Espírito Santo (2 Coríntios 13:13).

 

Em segundo lugar, a Bíblia também é clara em dizer que foi o sangue de Cristo que foi derramado para a nossa salvação. 

Eis alguns textos: “Porventura, o cálice da bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo?” (1 Coríntios 10:16); “Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo” (Efésios 2:13); 

“Muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a Si mesmo Se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!” (Hebreus 9:14); 

“Eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo” (1 Pedro 1:2); “Fostes resgatados… pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo” (1 Pedro 1:19).

O texto, como está na Versão Almeida Revista e Atualizada, contém duas afirmações: 

(1) que o Espírito Santo havia constituído alguns irmãos de Éfeso como bispos, ou líderes espirituais (20:28, 1ª parte), e (2) que esses líderes deveriam pastorear a igreja de Deus, comprada com o Seu próprio sangue (20:28, 2ª parte). Veja que o pronome possessivo “seu” (no grego: “do próprio”) não se refere à expressão “Espírito Santo”, mas ao nome “Deus”. 

Note que, nessa segunda parte, é dito que a igreja foi comprada com o sangue de Deus, sem especificar de qual pessoa da Divindade seria. Mas os textos acima citados (no parágrafo anterior) dizem claramente que foi com o sangue de Cristo. 

Outro detalhe: a Bíblia, em diversos lugares, afirma que Jesus é Deus (ver João 1:1; 20:28; Hebreus 1:8; 2 Pedro 1:1, etc.). Então, a aplicação do vocábulo “Deus” a Jesus é perfeitamente legítima. 

É interessante ver, ainda, que alguns manuscritos trazem “igreja do Senhor” em lugar de “igreja de Deus”, como está na Versão Revista e Atualizada de Almeida. Se Paulo falou em “igreja do Senhor”, o texto refere-se claramente ao sangue de Cristo; no entanto, se a menção foi à “igreja de Deus”, então, o texto está de acordo com outros da Bíblia que afirmam que Jesus é Deus. Sendo assim, foi com o sangue de uma das pessoas da Divindade (o de Cristo) que a igreja foi comprada.

Mas não nos esqueçamos que as três pessoas divinas participaram da obra da salvação: o Pai enviou o Filho, o Espírito Santo possibilitou a encarnação do Filho, e esse Filho derramou Seu precioso sangue para nos lavar do pecado e possibilitar que tenhamos a vida eterna.

Pr. Ozeas C. Moura

(RA – Dez/2007)


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

036. Qual o vinho que Jesus bebia?

35 – Qual é a posição da Bíblia com relação ao vinho? Jesus bebia vinho? …

037. ESPOSAS DE PASTORES E NEPOTISMO

  RESPOSTAS A PERGUNTAS APRESENTADAS NA REUNIÃO DE 18 DE JUNHO DE 2000, EM MOEMA, …

038. ADVENTISTAS PODEM FAZER GREVES CONTRA O GOVERNO

Deve o cristão participar de movimentos grevistas contra o governo? Ao passo que o cristão …

Deixe uma resposta