443 – Existe algum paralelo entre o número 666 e o 4º mandamento?

Existe algum paralelo entre o número 666 e o 4o mandamento?

No livro do Apocalipse temos uma descrição de como serão os últimos eventos da história. O livro nos diz que há uma batalha entre o bem e o mal que envolve adoração.

Em Apocalipse 14 Deus faz um chamado para que todos O adoremos e não à besta. E o modo que Deus escolheu para demonstrarmos que O adoramos é a guarda do sábado. Leiamos o texto: “Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas”. (Apocalipse 14:7).

Agora, comparemos essa orientação com o texto de Êxodo: “… porque, em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou”. (Êxodo 20:11).

Vejamos a semelhança do texto de Apocalipse 14:7, onde é feito um convite para que “adoremos aquele que fez o céu, a terra, o mar, e tudo o que neles há…”, com Êxodo 20:11 onde é dito para santificarmos o sábado porque “em seis dias fez o Senhor o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há” e ao sétimo dia descansou.

 

O texto de Apocalipse está parafraseando  o 4o mandamento. É um convite para que adoremos a Deus no sábado. Veja que a mensagem é também para os últimos dias.

 

Deus está chamando um povo para que sejam fiéis adoradores.

A adoração será o ponto de controvérsia entre o bem e o mal. De um lado Deus pedindo que o adoremos; de outro lado, um poder exigindo adoração para si mesmo, pedindo que os cristãos guardem outro dia.

Teremos de tomar nossa decisão: aceitar o senhorio de Deus ou o senhorio da besta. Iremos demonstrar que aceitamos a autoridade de Deus em nossa vida ao guardarmos o sábado. Guardando o domingo, a pessoa estará aceitando a autoridade do homem.

Para fazer esta distinção, entre quem irá servir a Deus e aceitar a sua autoridade e quem irá servir a besta e aceitar a autoridade da mesma, Deus estabeleceu um “selo”. Esse selo fará a diferença. Vejamos: “… Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos na fronte os servos do nosso Deus”. (Apocalipse 7:3).

Esse selo está na lei de Deus, pois a Bíblia diz que a lei será selada no coração dos discípulos de Deus. Vamos descobrir então qual é o mandamento que contém o “selo de Deus”: 

“Também lhes dei os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica”. (Ezequiel 20:12 – grifo meu).

“Santificai os meus sábados, pois servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o SENHOR, vosso Deus”. (Ezequiel 20:20).

A santificação do sábado irá distinguir os que adoram a Deus em verdade, daqueles que não o fazem. Irá nos “autenticar como propriedades exclusivas de Deus”. É muito importante que nós tenhamos em nossa mente esse selo, para que não sejamos punidos como será a besta. 

É fundamental que você tenha o selo do reconhecimento de que Deus é o Criador, e de que somente Ele é digno de nossa adoração, a única autoridade em nossa vida.

Diz acertadamente uma Escritora cristã sobre a importância do sábado no desfecho do conflito entre o bem e o mal:

“O Sábado será a pedra de toque da lealdade; pois é o ponto da verdade especialmente controvertido. Quando sobrevier aos homens a prova final, traçar-se-á a linha divisória entre os que servem a Deus e os que não o servem”.  (Ellen G. White, “O Grande Conflito”, p. 605).

A Bíblia confirma essa declaração:

“Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. (Apocalipse 14:12)”.

Os “santos” são os que ‘guardam os mandamentos de Deus’ (o sábado inclusive) e a fé em Jesus. Não basta dizer que tem a fé e não obedecer. “A fé sem obras é morta” (Tiago 2:26). Não que as obras salvem; as obras são apenas uma ‘consequência’ de nosso relacionamento com Cristo e uma demonstração do ‘tipo de fé’ que temos. A obediência é uma demonstração de fé verdadeira no sacrifício de Jesus.

A quem iremos servir? A quem iremos obedecer? Que possam ser nossas as palavras do apóstolo Pedro e dos demais apóstolos:

“Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens”. (Atos 5:29).

Nossa maior motivação em guardar o sábado deve ser o amor ao Senhor Jesus. Diz Ele: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos”. (João 14:15).

Esse amor é desenvolvido pela comunhão com Ele.

Sendo assim concluímos que a guarda do sábado tem uma íntima relação com o 666, o sinal da besta; um demonstra nossa adoração a Deus; outro, nossa rebeldia para com Ele. 

Oramos para que Deus te ilumine e assim você possa fazer a escolha certa de obedecer a Deus.

Um abraço amigo, 

Márcia da Costa P. de Jesus

Instrutora Bíblica e Conselheira Espiritual


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

036. Qual o vinho que Jesus bebia?

35 – Qual é a posição da Bíblia com relação ao vinho? Jesus bebia vinho? …

037. ESPOSAS DE PASTORES E NEPOTISMO

  RESPOSTAS A PERGUNTAS APRESENTADAS NA REUNIÃO DE 18 DE JUNHO DE 2000, EM MOEMA, …

038. ADVENTISTAS PODEM FAZER GREVES CONTRA O GOVERNO

Deve o cristão participar de movimentos grevistas contra o governo? Ao passo que o cristão …

Deixe uma resposta