O Que Fazer Para Ser Salvo

Aceitar o plano de resgate preparado por Deus é a única alternativa de salvação

O casal Brian Charles, de 24 anos, e Amanda Milligan, de 20, foram fazer um piquenique nas três quedas-d’água conhecidas como as Três Irmãs, no sul da Califórnia. O lugar ficava numa baixada profunda e os jovens não imaginavam o que os aguardava.

À beira do despenhadeiro, Amanda estacionou o jipe. Passava do meio-dia, quando chegaram às Três Irmãs. Elas nasciam da união de dois riachos. A primeira tinha 12 metros e caía em um pequeno lago. Dali a água escorria mais alguns metros até uma bacia natural, como uma piscina para crianças. Dessa bacia, a corrente de água caía mais 14 metros até um terceiro lago.

Antes da primeira queda, à beira do riacho, o casal decidiu atravessar para a margem oposta, onde fariam o piquenique. “A correnteza está muito forte”, gritou Amanda, no momento em que caía. Brian tentou agarrá-la, mas perdeu o equilíbrio e ambos foram arrastados pela água. Em instantes, despencaram cerca de 30 metros, pelas três quedas. Com muito esforço chegaram à margem. Por terem se chocado contra as pedras, estavam com fortes dores nas costas e tinham dificuldade para se movimentar. Brian tentou buscar ajuda. Mas levou vinte minutos para andar 60 metros, e desistiu.

Após terem passado a noite em uma gruta, Brian tentou novamente procurar ajuda. Naquele momento viu um helicóptero. Dentro de instantes ouviu chamarem seu nome de cima do despenhadeiro. Logo o helicóptero de resgate desceu e levou os jovens acidentados a um hospital. Ambos tinham lesões nas vértebras, no meio das costas, além de outros ferimentos. Depois de alguns meses, os cuidados médicos devolveram a Brian e Amanda a saúde perfeita.

Resgate divino

A Bíblia está repleta de histórias de salvamento. Toda ela fala a respeito de um incrível resgate. Da mesma forma que Brian e Amanda escorregaram na travessia do riacho e despencaram correnteza abaixo, a humanidade sofreu um escorregão que traz conseqüências até hoje. No jardim do Éden, Adão e Eva ouviram a voz da serpente e se separaram de Deus (Gên. 3). Foi aí que a correnteza da tragédia os arrastou para longe do Criador.

Hoje o ser humano sente as dores dessa queda. Sofre com os ferimentos que carrega na alma e sente saudades de casa. Sozinho, tenta encontrar a própria salvação, mas não tem forças para subir o longo caminho que o separa do Lar. A cada passo suas pernas falham e ele cai. Não há fortuna, poder ou fama que possa salvá-lo. A proximidade da morte o faz tremer.

Mas a humanidade não foi abandonada à própria sorte. Há um plano para salvar os que se perderam: “Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal” (1Tim.1:15)

Quando Jesus andou por este mundo, ensinou a parábola da ovelha que se havia perdido. Ao final do dia o pastor preparava-se para conduzir as ovelhas ao aprisco. Quando contou o rebanho, notou que faltava uma. Então, preocupado, procurou-a, pois sabia que à noite ela seria presa fácil de animais predadores. E quando o pastor encontrou a sua ovelha, possivelmente caída em um buraco, e até mesmo ferida, colocou-a sobre os ombros, cheio de alegria (Luc. 15:3-7). Jesus não escondeu a identidade do pastor. Em João 10:11, Ele próprio afirmou: “Eu sou o bom Pastor.” E em seguida definiu a sua missão: “O bom Pastor dá a vida pelas ovelhas.

Depois do pecado de Adão e Eva, Deus olhou para o ser humano perdido e disse: “As Minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes e por todo elevado outeiro; as Minhas ovelhas andam espalhadas por toda a Terra” (Ez. 34:6). Por isso Ele enviou o Seu próprio Filho, como Agente da operação de resgate.

Abrir a porta

Tão impressionante quanto a própria parábola da ovelha perdida foi a situação em que Jesus a contou. “Aproximavam-se de Jesus todos os publicanos e pecadores para O ouvir. E murmuravam os fariseus e os escribas, dizendo: Este recebe pecadores e come com eles” (Luc. 15:1 e 2). Essa cena mostra que por onde passava, Jesus atraía os rejeitados. Conversava com os pecadores e até comia na mesma mesa, com eles.

Não há perdido tão distante que não possa ser alcançado pelo cajado do Pastor. A Bíblia diz: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

Zaqueu, um funcionário corrupto do governo, recebeu a visita de Jesus em sua casa, acreditou em Suas palavras, e teve a vida transformada. “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo”, disse Jesus em Apocalipse 3:20.

A salvação é oferecida de graça. Cabe ao ser humano reconhecer que nada pode fazer por si mesmo. A única chance é reconhecer sua fraqueza e clamar: “Ando errante como ovelha desgarrada; procura o Teu servo, pois não me esqueço dos Teus mandamentos” (Sal. 119:176).

Bíblia à mão!

Que devo fazer para ser salvo?

1. Quem pode salvar o pecador?
“Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal” (1a Tim. 1:15).

2. Quantos podem ter vida eterna?
“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

3. Quem então nos justifica?
“Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica” (Rom. 8:33).

4. Que preço pagamos pela justificação?
“Sendo justificados gratuitamente, por Sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus” (Rom. 3:24).

5. Qual a condição para sermos justificados?
“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Rom. 5:1).

6. Através de que somos justificados?
“Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo Seu sangue, seremos por Ele salvos da ira” (Rom. 5:9).

7. Que convite faz Jesus para você?
“Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei” (Mat. 11:28).

Autor: Weleson Fernandes

Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

Diversos Devocionais

Diversos Devocionais     Diversos Devocionais   Acessar     Acessar Toda Pasta Descubra mais …

Devocional Adventista

Devocional Adventista     Devocional Adventista   Acessar     Acessar Toda Pasta Descubra mais …

Meditação do por do sol IASD 2023

  Já sentiu alguma vez o desejo de ser missionário e servir a Deus em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×