Quem foi Jacó?

JACÓ, o enganador, é transformado em ISRAEL, o príncipe de Deus.

Nenhuma outra personagem da Bíblia representa mais claramente que Jacó, o conflito entre os baixos e altos da natureza humana.

Começando numa descendente, às vezes alcançava grandes alturas, porém outras vezes afundava-se na sórdida luta pela ganância. Mas alcança por fim o nível da fé triunfante.

Nenhum leitor fervoroso, que estuda a história do curso da vida deste homem pode duvidar que, apesar de todas as suas debilidades, foi um instrumento escolhido por Deus.

Duas verdades principais iluminam sua vida:

1 – A infelicidade produzida por problemas familiares e a poligamia. Este fato é ilustrado pela sua vida

2 – O poder transformador da comunhão com Deus. Esta verdade brilha claramente através de todas as experiências mais elevadas deste homem escolhido. O diagrama de sua vida espiritual ilustra os elementos humanos e divinos manifestados em sua vida. A linha curva marca os níveis altos e baixos de sua vida.

I. Seus primeiros anos. Descida , problemas domésticos.

Nota: As letras referem-se aos pontos no diagrama acima:

A. Compra de seu irmão Esaú os direitos de primogenitura, Gn 25: 29,34

B. Engana o seu idoso pai, Gn 27: 1,29

C. Vê-se forçado a fugir para salvar a vida. Vai a Padã-Arã a fim de escolher sua esposa, Gn 27:41; 28:1-5

Uma experiência noturna em nível alto.

D. A visão espiritual e o voto em Betel, Gn 28: 10-22 – 10

II. Em Harã. Os problemas familiares continuam.

E. Decepção no romance devido ao engano, Gn 29; 15-30 – Depois, disse Labão a Jacó: Acaso, por seres meu parente, irás servir-me de graça? Dize-me, qual será o teu salário? Ora, Labão tinha duas filhas: Lia, a mais velha, e Raquel, a mais moça. Lia tinha os olhos baços, porém Raquel era formosa de porte e de semblante. Jacó amava a Raquel e disse: Sete anos te servirei por tua filha mais moça, Raquel. Respondeu Labão: Melhor é que eu ta dê, em vez de dá-la a outro homem; fica, pois, comigo. Assim, por amor a Raquel, serviu Jacó sete anos; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava. Disse Jacó a Labão: Dá-me minha mulher, pois já venceu o prazo, para que me case com ela. Reuniu, pois, Labão todos os homens do lugar e deu um banquete. À noite, conduziu a Lia, sua filha, e a entregou a Jacó. E coabitaram. (Para serva de Lia, sua filha, deu Labão Zilpa, sua serva.) Ao amanhecer, viu que era Lia. Por isso, disse Jacó a Labão: Que é isso que me fizeste? Não te servi eu por amor a Raquel? Por que, pois, me enganaste? Respondeu Labão: Não se faz assim em nossa terra, dar-se a mais nova antes da primogênita. Decorrida a semana desta, dar-te-emos também a outra, pelo trabalho de mais sete anos que ainda me servirás. Concordou Jacó, e se passou a semana desta; então, Labão lhe deu por mulher Raquel, sua filha. (Para serva de Raquel, sua filha, deu Labão a sua serva Bila.) E coabitaram. Mas Jacó amava mais a Raquel do que a Lia; e continuou servindo a Labão por outros sete anos

F. A grande e sórdida luta com seu sogro e o ciúme entre suas esposas.

G. Movimento ascendente, o chamado divino para regressar à terra prometida Gn 31:3 – E disse o SENHOR a Jacó: Torna à terra de teus pais e à tua parentela; e eu serei contigo. Parte em segredo, mas seu sogro o persegue, Gn 31:20-24 – E Jacó logrou a Labão, o arameu, não lhe dando a saber que fugia. E fugiu com tudo o que lhe pertencia; levantou-se, passou o Eufrates e tomou o rumo da montanha de Gileade. No terceiro dia, Labão foi avisado de que Jacó ia fugindo. Tomando, pois, consigo a seus irmãos, saiu-lhe no encalço, por sete dias de jornada, e o alcançou na montanha de Gileade. De noite, porém, veio Deus a Labão, o arameu, em sonhos, e lhe disse: Guarda-te, não fales a Jacó nem bem nem mal.

H. Em seu caminho de obediência encontra-se com mensageiros angelicais, Gn 32:1-

Outra grande experiência espiritual.

I. Alarmado pela aproximação de seu irmão com quatrocentos homens, recorre à oração, Gn 32;3-12,

J. Passa uma noite lutando com Deus, em súplica desesperada. Sai vitorioso e recebe novo nome, ISRAEL, Gn 32:24-32. Tem um encontro afetuoso com seu irmão Esaú, Gn 33:1-16

K. Sua filha Diná é desonrada, Gn 34:1-5.

L. Devido à vingança de seus filhos, vêm dificuldades sobre ele, Gn 34:7-31.

M. Quando chega em Betel, lembra de sua visão ali e erige um altar, Gn 35: 1- 15.

III. Seus últimos anos. Os problemas domésticos continuam.

N. A parcialidade paterna e os ciúmes dos irmãos fazem com que José seja vendido ao Egito, Gn 37: 1-36.

O. Outros problemas familiares, Gn 38:1-30.

P. O êxito de José e seu chamado divino ao Egito, Gn 39 a 45: Gn 46:1-4.

Seus últimos dias.

Q. À beira da morte, bendiz seus netos e filhos, Gn 48 e 49.

R. Muitos creêm que ele profetizou a vinda do Messias, Gn 49:10

Características do seu caráter

Astuto Gn 25:31-33, Enganador Gn 27:18-19, Colheu o resultado do seu próprio pecado, Gn 27:42,43, Tornou-se religioso, Gn 28:10,20,21, Afetuoso Gn 29:18, Trabalhador Gn 31:40, Habituado à oração Gn 32:-12,24-30, Disciplinado pela Aflição Gn 37:28,42:36, Homem de Fé Hb 11:21.

Autor: Weleson Fernandes


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

“Maior ateu do mundo” assina manifesto contra influência da ideologia de gênero sobre crianças

Rotulado como o “ateu mais famoso do mundo”, o biólogo Richard Dawkins se posicionou contra …

Os Cinco Mandamentos da Ideologia de Gênero

Para quem afirma que a "ideologia de gênero" não passa de uma farsa ou de uma invenção dos cristãos, a realidade oferece provas irrefutáveis do contrário. Essa teoria não só existe, como já está dando os seus frutos ao redor do mundo.

Muito antes do “Superman” homossexual…

Muito antes de o Super-homem “sair do armário”, nossos problemas começaram quando passamos a praticar uma indiscriminada tolerância para com o pecado de nossos filhos — ou pior: quando abandonamos a própria noção de pecado.

Deixe uma resposta