062. Qual o problema da adoração aos santos?

Por que algumas congregações durante o culto não chamam os apóstolos pelo nome de São João, São Pedro, São Paulo, São Lucas…?

Isso ocorre em virtude do significado que a palavra santo tem em nossos dias. Se compararmos o termo ‘santo’ hoje, com a definição bíblica veremos a diferença existente, pois hoje em dia, infelizmente a palavra santo está associada à idolatria.

São chamados santos, as pessoas que morreram e foram canonizadas pela igreja católica. Por isso alguns pregadores evangélicos não têm o costume de usar a expressão ‘ santo’, ao referir-se aos apóstolos. Vejamos a definição bíblica:

O Novo Dicionário da Bíblia, diz :

Santo:  “As principais palavras bíblicas para santo são qãdhôsh e qõdhesh, no Antigo Testamento, e hagios, no Novo Testamento, todas as quais são de derivação incerta.

 

Se a origem semântica de qãdhôsh for aceita, talvez venha de uma raiz que expressa ‘separação’; aplicada à consagração de uma pessoa ou coisa para o uso divino, e assim, eventualmente, para o estado do objeto ou pessoa assim consagrados.

Hagios no Novo Testamento, é o eqüivalente mais próximo do hebraico qãdhôsh  ( provavelmente vem da mesma origem que hagnos, que significa ‘puro’) e tem o mesmo pensamento fundamental de separação e, por conseguinte, de  consagração  a Deus. Nessas instâncias, santo significa uma relação que envolvia separação do uso comum e consagração a um uso sagrado.”

A Bíblia contém vários exemplos: 

“como prometera, desde a antiguidade, por boca dos seus santos profetas” Lucas 1:70.

“ao qual é necessário que o céu receba até aos tempos da restauração de todas as coisas, de que Deus falou por boca dos seus santos profetas desde a antiguidade” Atos 3:21.

“Ananias, porém, respondeu: Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém” Atos 9:13.

“A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número.  Passando Pedro por toda parte, desceu também aos santos que habitavam em Lida” Atos 9:31-32.

“E assim procedi em Jerusalém. Havendo eu recebido autorização dos principais sacerdotes, encerrei muitos dos santos nas prisões; e contra estes dava o meu voto, quando os matavam” Atos 26:10.

Adicionando essas informações ao seguinte exemplo bíblico, “Assim como nos escolheu, nEle antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele em amor.” Efésios 1:04, concluímos que os discípulos foram realmente homens santos, ou seja separados e consagrados à obra de Cristo, por haverem sido diferentes (separados) do mundo  e não apenas porque operavam milagres, pois os milagres eram um resultado de sua consagração à Deus.

Os justos e os santos, são as pessoas que aceitam a Cristo como seu salvador pessoal e com Ele mantém um relacionamento constante. Em função desta experiência eles são justificados por Cristo, sendo por isso chamados de justos e santos. Logicamente, a declaração de que eles são justos e santos, não quer dizer que são isentos de pecado, mas sim que foram perdoados e estão num processo de santificação.

O termo “santo”, significando “sem pecado”, é somente aplicado a Deus. Não há nenhum homem que não tenha pecado (Romanos 3:10). Portanto, nesse sentido não existem “santos”, mas, apenas homens em processo de santificação.

Na Bíblia, todos os que acreditam em Cristo, nos princípios do Seu Reino e se entregam ao Seu serviço são considerados “santos”, ou separados dos princípios e das práticas que regem o mundo.

 

Fonte: Mais Relevante


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

036. Qual o vinho que Jesus bebia?

35 – Qual é a posição da Bíblia com relação ao vinho? Jesus bebia vinho? …

037. ESPOSAS DE PASTORES E NEPOTISMO

  RESPOSTAS A PERGUNTAS APRESENTADAS NA REUNIÃO DE 18 DE JUNHO DE 2000, EM MOEMA, …

038. ADVENTISTAS PODEM FAZER GREVES CONTRA O GOVERNO

Deve o cristão participar de movimentos grevistas contra o governo? Ao passo que o cristão …

Deixe uma resposta