As orientações contidas em Isaías 58 são para nós também ou somente para o povo da época?
Todos os ensinamentos da Bíblia servem para as pessoas de todas as épocas. As leis cerimoniais (entre outras) são exceções, pois deixaram de ter validade após a morte de Cristo na cruz.
Mesmo assim, elas estão na Bíblia porque até desse tipo de lei, podemos tirar lições para nossa vida, como por exemplo, a fidelidade do povo antigo em cumprir as orientações divinas e, principalmente, o fato de mostrarem que toda a atividade religiosa girava em torno de Jesus e de Seu sacrifício, pois era para Ele a quem aquelas leis apontavam.
As leis cerimoniais também nos ensinam que as mobílias do santuário simbolizam a Jesus; portanto, todo aquele ritual do Santuário era o “evangelho em símbolos” para o povo da época. Assim, podemos ver que Jesus é o centro da salvação das pessoas de todas as pessoas.
Será que o capítulo 58 de Isaías é para nós? Vejamos:
• Neste capítulo, Deus diz que os seres humanos têm de ajudar aos necessitados (Isaías 58: 7-11);
• Diz que não devemos profanar o Sábado (Isaías 58:13,14).
Analisemos: Será que somente o povo de Israel tem o dever de atender aos necessitados? Não, pois isso é uma atitude que todo cristão deve tomar (leia Tiago 2:14-17).
O mandamento de não profanar o Sábado foi somente para o povo de Israel? Não, pois foi dado para todos os povos (Isaías 56:1-8), Jesus o guardou, dando-nos o exemplo (Lucas 4:16) e Ele disse que a Lei não pode ser mudada (Mateus 5:17-19). O Sétimo Dia foi inclusive observado pelos apóstolos, pela virgem Maria e será observado na Nova Terra (Atos 16:13; Atos 17:2; Atos 18:3-4; Atos 25:8; Lucas 23:54-56; Isaías 66:22-23).
Com isso, podemos concluir que estes ensinos morais de Isaías 58 se aplicam às pessoas de todas as gerações.
Leandro Soares de Quadros
Instrutor Bíblico
Descubra mais sobre Weleson Fernandes
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.