221 – Deus descansou no sábado?

“E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito”. (Gênesis 2:2).

“Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento”. (Isaías 40:28 RA).

“O relato afirma que ‘Deus… descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito’ (Genesis 2:2). Mas se o Senhor ‘nem se cansa nem se fadiga’ (Isaías 40:28), porque Ele haveria de descansar?”

“Em resposta a essa questão, Ellen G. White afirma: ‘Deus olhou com satisfação para a obra de Suas mãos. Tudo era perfeito, digno de seu Autor divino; e Ele descansou, não como alguém que estivesse cansado, mas satisfeito com os frutos de Sua sabedoria e bondade, e com as manifestações de sua glória’ ”. (E.G.W, Patriarcas e Profetas, (Santo André, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1976), p.31).

 

“Deus descansou porque sua obra havia sido concluída e o mundo era perfeito (Gênesis 1:31). A conclusão constituiu negativamente na cessação da obra da criação, e positivamente na bendição e santificação do sétimo dia”. (Francis D. Nichol, ed., The Seventh-day Adventist Bible Commentary, (Washington, D.C.: Review and Herald Publishing Association, 1978), p. 220).

 

“Mas o descanso de Deus provê também um exemplo para o homem, que é convidado a entrar nesse descanso (Êxodo 20:8-11; Hebreus 4:10 e 11). (Derek Kidner , Gênesis: Introdução e Comentário, (São Paulo: Sociedade Religiosa Edições vida Nova e Associação Religiosa Editora Mundo Cristão, 1979), p.50).” 

Também deve ser salientado que no original hebraico, não está especificamente a palavra “descansou”. Os eruditos não encontraram uma palavra no português que expressasse em sua plenitude a ideia da palavra hebraica que aparece neste texto (Gênesis 2:2 – “descansou”).

Caso houvesse uma palavra no português para traduzi-la, seria (mas não o é) “sabateou”, ou seja, “Deus sabateou nesse dia…”; ficaria confuso, não acha?

Por não haver uma palavra em português que expresse o sentido do texto no original, os eruditos colocaram a palavra “descansou”, pois não há outra mais apropriada.

Quando as Escrituras dizem que Deus “descansou”, não o dizem no sentido de que estava cansado, mas que Ele “cessou” suas obras, pois estava satisfeito com o que havia criado.

Autor: Leandro Soares de Quadros 


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

036. Qual o vinho que Jesus bebia?

35 – Qual é a posição da Bíblia com relação ao vinho? Jesus bebia vinho? …

037. ESPOSAS DE PASTORES E NEPOTISMO

  RESPOSTAS A PERGUNTAS APRESENTADAS NA REUNIÃO DE 18 DE JUNHO DE 2000, EM MOEMA, …

038. ADVENTISTAS PODEM FAZER GREVES CONTRA O GOVERNO

Deve o cristão participar de movimentos grevistas contra o governo? Ao passo que o cristão …

Deixe uma resposta