236 – Ap 7.15 e Ap 14.11 são argumento a favor da existência do inferno?

“Se os justos vão servir a Deus em seu templo dia e noite, e isto representa um tempo sem fim, então os ímpios também terão que sofrer de dia e de noite para todo o sempre, pois a mesma expressão (dia e noite) é aplicada a eles”.

“razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que se assenta no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo.” Apocalipse 7:15.

 

“A fumaça do seu tormento sobe pelos séculos dos séculos, e não têm descanso algum, nem de dia nem de noite, os adoradores da besta e da sua imagem e quem quer que receba a marca do seu nome.” Apocalipse 14:11.

 

O argumento, se não for analisado com atenção, pode confundir; mas graças a Deus que há o Espírito Santo que nos auxilia a entender a Palavra. A expressão dia e noite refere-se há um tempo sem fim, mas no caso dos justos e não no caso dos ímpios. 

Por que? Porque os justos, ao estarem no templo de Deus, já terão recebido a imortalidade; já os ímpios não receberão a vida eterna (I João 3:15). A vida eterna é somente para os salvos. (Romanos 2:7, etc.). Deus não dará uma imortalidade aos ímpios a fim de atormentá-los para todo o sempre. Isto seria uma contradição com as Escrituras que afirmam que a vida eterna é apenas para os justos e que creem no nome de Jesus:

“… a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade” Romanos 2:7. “Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus.” 1 João 5:13.

A expressão dia e noite pode referir-se a um tempo sem fim ou a um tempo findável; vai depender de a qual sujeito está ligado (se aos justos que receberão a imortalidade ou aos ímpios que não receberão a imortalidade). A expressão “nem de dia nem de noite” é usada no texto do Apocalipse a fim de dizer que o tormento é contínuo; mas nem de perto insinua que um dia este tormento não terá fim. Se o inferno fosse eterno e o diabo fosse atormentado por toda a eternidade juntamente com os pecadores, teríamos de aceitar pelo menos outras 4 heresias:

1a) Que o diabo, os demônios e os pecadores são e serão eternos. Deus não conseguirá um dia destruir o diabo definitivamente? Que dizer dos seguintes textos: Malaquias 4:1-3; Romanos 16:20; Hebreus 2:14? 

2a) Que o pecado é eterno – se os ímpios fossem atormentados com o diabo eternamente, nunca iriam deixar de ter raiva de Deus por estarem no fogo, e continuamente o blasfemariam. Estariam constantemente pecando.

3a) Que muitas pessoas que pecaram 70 ou oitenta anos irão sofrer a mesma penalidade que satanás, que pecou desde o princípio e que foi o originador do pecado. Isto não estaria de acordo com os seguintes textos Bíblicos: Apocalipse 20:11-13 e Lucas 12:47 e 18 (alguns receberão “muitos açoites e outros poucos”).

4a) Que Deus nunca iria terminar com o sofrimento. A Bíblia ensina claramente que um dia não existirá mais o sofrimento (Apocalipse 21:4, etc).

Graças a Deus que não é assim; logo o Senhor irá terminar com todo o pecado e sofrimento.

Leandro Soares de Quadros

Instrutor Bíblico – Conselheiro Espiritual


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Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

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