255 – Como fazer distinção entre os verdadeiros e os falsos profetas?

Como fazer distinção entre os verdadeiros e os falsos profetas?

Esse assunto é tão sério que Jesus disse em Mateus 24:24 que até os eleitos para a salvação podem ser enganados pelos falsos ensinadores.

Por falta de conhecimento, muitos aceitam toda e qualquer doutrina que venha da boca das pessoas desde que essas tenham oratória (saibam falar bem), sejam agradáveis, amigas ou que possuam o “poder de realizar milagres”. Mas isso não deve ser assim. 

A cultura, a formação acadêmica ou o “dom” de cura não são garantias de que alguém seja um verdadeiro ensinador da Palavra de Deus. Mateus 7:21-23 é claro quanto à isso, pois menciona que muitos, mesmo realizando milagres e expulsando demônios, irão se perder! “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 

Muitos, naquele dia, hão de me dizer: Senhor, 0Senhor! Porventura não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.” 

 

Os critérios usados para avaliar um profeta (se é verdadeiro ou falso) estão expressos de modo objetivo nas Escrituras:

 

1) O profeta deve andar em conformidade com “a lei e o testemunho”: “Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos? À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva”.  Isaías 8:19-20.

Além de não ter parte em nenhuma forma de espiritualismo, o verdadeiro orador tem que  viver de acordo com a Lei e o testemunho de Jesus (os escritos dos profetas – a Bíblia toda). Isto quer dizer que um servo de Deus jamais irá ensinar uma pessoa a transgredir as Leis do Criador, inclusive o 4o mandamento que ordena santificarmos o 7o dia da semana – o Sábado – em memória do Criador (Êxodo 20:8-11).

2) Todas as predições do profeta devem se cumprir: “O profeta que profetizar paz, só ao cumprir-se a sua palavra, será conhecido como profeta, de fato, enviado do SENHOR”. Jeremias 28:9.

Tudo o que a pessoa falar deve se cumprir, não apenas parte. 

3) O profeta não induz o povo à apostasia (a afastar-se de Deus, a desobedecê-Lo): “Quando o profeta ou sonhador se levantar no meio de ti e te anunciar um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio de que te houver falado, e disser: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los, não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador; porquanto o SENHOR, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o SENHOR, vosso Deus, de todo o vosso coração e de toda a vossa alma”.  Deuteronômio 13:1-3.

Um bom líder religioso deve estimular as pessoas a amarem a Deus acima de todas as coisas e amar ao próximo. Mas também a obedecer a Lei de Deus, que é uma expressão de Seu caráter e nossa proteção contra as consequências do pecado.

4) Ele (a) reconhece e aceita a encarnação de Cristo: “Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. 

Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo”.  1 João 4:1-3.

Isso é de vital importância. O profeta que vem de Deus nunca negará que Jesus encarnou e veio a este mundo para morrer pelos nossos pecados. Muito menos negará a Divindade do Salvador (João 1:1-3; 14; Romanos 9:5).

Deve-se destacar que há falsos profetas que dizem aceitar a encarnação de Cristo. Para avaliarmos a veracidade das profecias ou ensinos deles devemos usar todos os outros critérios mencionados anteriormente. 

Faça da Bíblia a sua única regra de fé e prática (João 5:39) e jamais coloque os sentimentos acima da Revelação Escrita. Compare tudo o que alguém disser com a Palavra de Deus. 

Nisso estará a sua segurança contra os falsos ensinadores: “As pessoas dali eram mais bem educadas do que as de Tessalônica e ouviam a mensagem com muito interesse. Todos os dias estudavam as Escrituras Sagradas para saber se o que Paulo dizia era mesmo verdade.” Atos 17:11 – Nova Tradução Na Linguagem de Hoje.

 

Leandro Soares de Quadros

Consultor e conselheiro

Jornalista


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

036. Qual o vinho que Jesus bebia?

35 – Qual é a posição da Bíblia com relação ao vinho? Jesus bebia vinho? …

037. ESPOSAS DE PASTORES E NEPOTISMO

  RESPOSTAS A PERGUNTAS APRESENTADAS NA REUNIÃO DE 18 DE JUNHO DE 2000, EM MOEMA, …

038. ADVENTISTAS PODEM FAZER GREVES CONTRA O GOVERNO

Deve o cristão participar de movimentos grevistas contra o governo? Ao passo que o cristão …

Deixe uma resposta