287 – O termo “Trindade” seria de origem pagã?

“Desde a infinita eternidade, três são os que regem o universo. Iguais em onipotência, onisciência, onipresença, em substância, em glória e em eternidade. São três santos, três grandes poderes, três pessoas, quer dizer três seres independentes um do outro. Cada um deles é chamado Deus. 

Como sempre se encontram unidos em obras e propósitos, a Bíblia os identifica, muitas vezes, em sentido coletivo como Deus, que seria igual à Trindade. Quando o nome de Deus é usado em sentido coletivo, aparece escrito no plural (hebraico Eloim = Deuses) e isso ocorre mais de 2.500 vezes no Velho Testamento…”

“No folheto ‘A Trindade – Ministério Divino ou Mito Pagão’, distribuído pela Torre de Vigia, é defendida a ideia de que a trindade procede de povos pagãos como os egípcios, hindus, babilônicos e gregos. 

Entre esses povos não existe um conceito de Trindade como o encontrado na Bíblia, mas crêem em uma tríade formada por um deus, sua esposa e seu filho. Nesse mesmo folheto há ainda a afirmação de que a trindade se originou com Ninrod (Gênesis 10:9) que se casou com a própria mãe. 

 

A palavra trindade do latim “Trinitas” foi formada por Tertuliano, na última década do 2º século a.D, e significa a coexistência do Pai, do Filho e do Espírito Santo na unidade da Divindade. Embora não seja um termo bíblico, representa a cristalização do ensino da Bíblia que nos esclarece sobre seus componentes – Pai, Filho e Espírito Santo” 

 

O fato de não existir o termo Trindade nas Escrituras não é prova de que a mesma não exista. “No livro Divino também não se encontram palavras como Bíblia, Milênio, Teocracia e outras que igualmente não repudiamos, porque o que se busca nas Escrituras são fatos e não nomenclatura”. 

Também não são mencionadas palavras como “ascensão” e “encarnação”, doutrinas defendias por praticamente todos os cristãos. Nem por isso deixaremos de crer na ascensão de Cristo e em sua encarnação.

A existência do Espírito Santo é claramente expressa nas Escrituras e tal doutrina é fundamental para o cristão e o cristianismo. Negá-la seria o mesmo que negar ao próprio Deus.

 

Leandro Soares de Quadros

Instrutor Bíblico e Conselheiro Espiritual 


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

036. Qual o vinho que Jesus bebia?

35 – Qual é a posição da Bíblia com relação ao vinho? Jesus bebia vinho? …

037. ESPOSAS DE PASTORES E NEPOTISMO

  RESPOSTAS A PERGUNTAS APRESENTADAS NA REUNIÃO DE 18 DE JUNHO DE 2000, EM MOEMA, …

038. ADVENTISTAS PODEM FAZER GREVES CONTRA O GOVERNO

Deve o cristão participar de movimentos grevistas contra o governo? Ao passo que o cristão …

Deixe uma resposta