A Imagem do Mal

Após seu banimento do Céu, Satanás iniciou sua jornada em busca de novos adeptos para o seu governo e, infelizmente, encontrou na Terra receptividade para os seus enganos. Seu intuito a partir de então foi, além de usurpar o domínio deste mundo, anular a influência de Deus no homem e estabelecer a sua personalidade orgulhosa e ambiciosa.

Através da própria humanidade, Satanás tem: disseminado o desprezo a Deus e a tudo que esteja relacionado a Ele (II Tessalonicenses 2:3-4); deturpado continuamente os ensinos das Sagradas Escrituras (cf II Pedro 3:14-16) e, perseguido os que não se envolvem em seus artifícios (Apocalipse 12:17). Esses motivos conduzem a terceira mensagem angélica a advertir fortemente todo aquele que se submete as orientações desse anjo maligno:

“Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na fronte ou sobre a mão, também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da Sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro. A fumaça do seu tormento sobe pelos séculos dos séculos (…)”

(Apocalipse 14:9-12)

A mensagem do primeiro anjo proclama o evangelho eterno e convida à restauração da verdadeira adoração a Deus como Criador(a); o segundo anjo adverte contra todas as formas de adoração originadas em mecanismos humanos(b) e, finalmente, o terceiro anjo proclama o mais solene aviso divino contra a adoração da “besta e de sua imagem”; que em última análise, envolve todo aquele que rejeita o evangelho da justificação pela fé.

Reflexo do Mal

A besta descrita em Apocalipse 13:1-8representa a Igreja de Roma que se uniu com o Estado, e dominaram o mundo cristão durante vários séculos(c); ela foi descrita por Paulo como o “homem da iniquidade” (II Tessalonicenses 2:3-10), e por Daniel como o “chifre pequeno” (Daniel 7:8; Daniel 7:19-25; Daniel 8:9-12). A imagem da besta representa a forma de religião apóstata que se desenvolverá quando as igrejas protestantes, tendo perdido o verdadeiro princípio da Reforma, também se unirão(d) com o Estado a fim de impor às pessoas os seus falsos ensinos herdados da Igreja Romana (Apocalipse 13:11-15). Essa união será a perfeita “imagem da besta”, ou seja, será semelhante ao domínio mantido no passado pela Igreja Católica Apostólica Romana.

A mensagem do terceiro anjo proclama a mais solene e assustadora advertência da Bíblia. Revela que aqueles que se submeterem à autoridade humana durante a crise final da Terra estarão adorando a “besta e a sua imagem” em vez de estar adorando a Deus. Durante esse conflito final duas classes distintas se desenvolverão. Uma classe advogará o evangelho das maquinações humanas e adorará a “besta e a sua imagem”, trazendo essas pessoas sobre si próprias as mais terríveis consequências. A outra classe, em acentuado contraste, viverá de acordo com o verdadeiro evangelho e guardará “os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Apocalipse 14:12).

“Aqui está a perseverança dos santos”. Satanás fará o possível para obrigar os remanescentes a unirem-se ao movimento apostatado e para isso “ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça” (II Tessalonicenses 2:10 cf Mateus 24:23-24); não prevalecendo seus artifícios, ameaçará com isolamento e morte (Apocalipse 13:15). Entretanto, manterão a integridade até o fim aqueles que alicerçaram a vida em Jesus. Nessa hora tenebrosa os filhos de Deus se sustentarão fortemente na Bíblia e não renderão homenagem a ninguém, exceto a Cristo.

A fé em Jesus e a obediência aos mandamentos de Deus1 representam dois aspectos importantes na vida cristã. Estes mandamentos são reflexos do caráter de Deus, pois expõem a norma de Sua justiça; e o Senhor deseja que cada pessoa a desenvolva. No entanto, elas são impedidas por causa da condição pecaminosa que as dominam, pois “a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo.” (Romanos 8:7). Apesar de seus melhores esforços o homem continuamente está destituído da glória de Deus (Romanos 3:23), porém, Jesus veio para capacitar e restaurá-lo à Sua imagem. Veio para mostrar como é o Pai, ampliando neste sentido o significado de Sua lei.2 O homem pode guardar os requisitos divinos unicamente por meio do poder de Cristo e refletir assim a imagem divina (Romanos 8:3-4). A igreja remanescente honra os mandamentos de Deus e os observa, não por legalismo, mas por revelação do caráter e vontade de Deus; por causa da direção que eles conduzem o verdadeiro coração regenerado.3

A questão final envolverá a falsa e verdadeira adoração, o verdadeiro e o falso evangelho. A terceira mensagem angélica dirige a atenção do mundo para as consequências de se recusar a aceitação do eterno evangelho e das mensagens divinas que convidam à restauração da verdadeira adoração. Ela descreve vividamente os resultados finais das decisões das pessoas no tocante à adoração. A decisão por certo não é fácil, pois qualquer que seja ela, envolverá sofrimento. Aqueles que optam por adorar a Deus sofrerão a ira do dragão (Apocalipse 12:17) e, num determinado momento chegarão a ser ameaçados de morte (Apocalipse 13:15), ao passo que aqueles que escolhem adorar a “besta e sua imagem” lhes recairão as sete últimas pragas e finalmente enfrentarão o “lago de fogo” (Apocalipse capítulos 15 e 16; Apocalipse 20:14-15).

Contudo, ainda que ambas as decisões impliquem sofrimento os resultados finais são diferentes. Os adoradores do Criador escaparão da ira mortal do dragão e estarão em pé com o Cordeiro no Monte Sião (Apocalipse 7:2-4; Apocalipse 14:1 cf Joel 2:32). Os adoradores da besta e de sua imagem por sua vez recebem a plenitude da ira de Deus e morrem na presença dos santos anjos e do Cordeiro (Apocalipse 14:9-10; Apocalipse 20:11-15).

Toda e qualquer pessoa terá de decidir a quem adorará. Se alguém escolher a justificação pela fé, isto será demonstrado em sua participação no culto que Deus aprova; se alguém escolher a justificação pelas obras, isto será demonstrado por sua participação numa forma de culto que Deus proibiu, mas que a besta e sua imagem ordenam – uma adoração produzida à imagem do homem (cf II Tessalonicenses 2:3-4; Gênesis 4:3-7). Deus não pode aceitar esta última forma de adoração porque ela oferece prioridade aos mandamentos dos homens e não aos mandamentos de Deus (Marcos 7:7-9)(e). Ela procura a justificação através das obras dos homens e não pela fé que decorre da completa submissão ao Deus Criador, Redentor e Recriador.4 A terceira mensagem angélica é, em sua essência, uma mensagem de justificação pela fé.

“Os terríveis juízos pronunciados contra o culto à besta e sua imagem (Apocalipse 14:9-11) deveriam levar todos a diligente estudo das profecias para aprenderem o que é o sinal da besta, e como devem evitar recebê-lo. As massas populares porém, cerram os ouvidos à verdade, volvendo às fábulas. Olhando para os últimos dias, declarou o apóstolo Paulo que: ‘não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus própriosdesejos.’ (II Timóteo 4:3). Chegamos, já, a esse tempo. As multidões rejeitam a verdade das Escrituras, por ser ela contrária aos desejos do coração pecaminoso e amante do mundo; e Satanás lhes proporciona os enganos que amam.”5

Deus tem Seus filhos em todas as igrejas, mas é através da igreja remanescente que Ele proclama a mensagem que deverá restaurar a verdadeira adoração; mediante o chamamento de Seu povo para fora dos círculos da apostasia, os prepara para o retorno de Cristo. Reconhecendo que muitos dentre o povo de Deus ainda deverão unir-se ao povo remanescente, este tem clara percepção de suas imperfeições e fraquezas quando tentam executar sua solene missão. Percebem que é unicamente através da graça de Deus que lhes será possível cumprir sua monumental tarefa. À luz do breve retorno de Cristo e da necessidade de preparo para encontrá-Lo, o compassivo e urgente chamado de Deus é encaminhado: “Retirai-vos dela, povo Meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos; porque os seus pecados se acumularam até ao Céu, e Deus Se lembrou dos atos iníquos que ela praticou.” (Apocalipse 18:4-5).


Texto baseado em: Nisto Cremos. (2003). 7.ª ed., São Paulo: CPB, cap. 12, p. 230-233.

a. Acesse: A Primeira Mensagem

b. Acesse: A Segunda Mensagem

c. Acesse: Babilônia DenunciadaPrincípio do Dia Profético (em: “Um Tempo, Dois Tempos e Metade de Um Tempo”).

d. Acesse: Babilônia Denunciada – II

e. Acesse: A Lei de Deus – Adulterada

1. Hebreus 11:6; Tiago capítulo 2; Êxodo 20:3-17 cf Mateus 19:16-19, Tiago 2:8-13, Lucas 16:17.

2. Isaías 42:20-21 cf Mateus 5:17-19; João 14:21 cf João 10:30.

3. Ezequiel 11:19-20; Hebreus 8:10-12; Hebreus 10-16-17 cf Jeremias 31:31-34; Ezequiel 22:26; Provérbios 7:2.

4. Jó 4:17; Jó 36:3; Salmos 124:8; Isaías 44:6; Isaías 48:17; Isaías 65:17; Isaías 66:22-23; Apocalipse 21:5.

5. WHITE, E. G. Grande ConflitoO; sec. IV, cap. 37, p. 594.

IASDonLine


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

“Retirai-vos dela, povo meu”

Diante da iminente queda da Babilônia espiritual – da “mãe das meretrizes” e de suas …

Espíritos operadores de sinais

Concluímos o artigo anterior identificando, com base nas três mensagens angélicas originais (Apocalipse 14:6-12), três mensagens angélicas …

O evangelho e o caminho da salvação

A mensagem da salvação é a espinha dorsal das Escrituras Sagradas, o grande tema para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×