O Cristão e o Lazer

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3:1.

Há tempo de trabalhar e tempo de descansar, tempo de brincar e tempo de cumprir os deveres da vida. Tudo tem um preço, até mesmo o lazer. Voltaire, filósofo francês, disse que há três coisas difíceis: “manter um segredo, suportar uma injúria, e usar o lazer”.

Nesta época de agitação e estresse, fala-se muito mais em lazer do que em épocas passadas. Sem dúvida alguma, é necessário recarregar as baterias, pois ninguém é de ferro. Jesus sugeriu aos discípulos que procurassem “um lugar à parte”, para repousar. Esse descanso não quer dizer necessariamente dormir, mas fazer uma coisa diferente, para arejar a cabeça e aliviar a mente.

Todos nós entendemos o valor do lazer, mas nem sempre procuramos o lazer apropriado. Às vezes, confundimos lazer com divertimento. A escritora Ellen White esclarece: “A recreação, na verdadeira acepção do termo – recriação – tende a fortalecer e construir. Afastando-nos de nossos cuidados e ocupações usuais, proporciona descanso ao espírito e ao corpo, e assim nos habilita a voltar com novo vigor ao sério trabalho da vida. O divertimento, por outro lado, é procurado com o fim de proporcionar prazer, e é muitas vezes levado ao excesso; absorve as energias que são necessárias para o trabalho útil, e desta maneira se revela um estorvo ao verdadeiro êxito da vida.” – Educação, pág. 207.

O melhor lazer é o que combina atividade física com descontração mental. A maioria de nós, infelizmente, não se dá conta disso. O que se vê, na era da guerra por audiência, é a atração por excitamento, fantasia e emoções fortes. Como cristãos, não estamos livres dessas pressões diuturnas. E alguns caem na armadilha do divertimento, comprometendo o que Jesus diz em Mateus 5:8: “Bem aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.”

Para as pessoas, em geral, a segunda-feira é um dia enfadonho. Estão debilitadas mentalmente, com sono e nervosas, pois permanecem longas horas diante de um televisor sintonizado em coisas que divertem mas não edificam.

Os adventistas, levando em conta a luz que possuem, deveriam ser as pessoas mais alegres e dispostas na segunda-feira. Depois de um sábado deleitoso e de um domingo geralmente dedicado a atividades variadas, deveríamos estar animosos e vendendo entusiasmo. Caso contrário, precisaremos reavaliar nosso estilo de vida.

Pergunta para Reflexão:

Você acha que seu lazer é uma benção, ou um desgaste para a mente e o corpo?

Rubens S. Lessa, A Esperança do Terceiro Milênio, pág. 108.


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

Meditação do por do sol IASD 2023

  Já sentiu alguma vez o desejo de ser missionário e servir a Deus em …

098. O uso de Jóias e a conduta Cristã

O uso de jóias é um assunto ligado à conduta cristã. O estilo de vida …

068. A Bíblia diz em Ap. 21:8 que o tímidos não vão pro céu?

Você nos pergunta sobre a sua timidez relacionada com o que a Bíblia diz em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×