Quanto Vale a Sua Marca?

A cada ano a Interbrand, uma consultoria inglesa, divulga a lista das marcas mais valiosas do mundo. Em 1999, por exemplo, essa consultoria revelou algumas marcas e seus valores bilionários. Vejamos: A Coca-Cola 83,8 bilhões, a Microsoft 56,6 bilhões, a Ford 33,1 bilhões, a Mcdonald’s 26,2 bilhões. Apenas para mencionar algumas marcas.

Uma marca fala bem ou mal de seu produto e consequentemente de seu valor. Qual é e quanto vale a sua marca? A declaração seguinte é relevante: “A maior necessidade do mundo é a de homens – homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus. Mas um tal caráter não é obra do acaso.” (Educação, p. 57).

A nossa marca é o nosso caráter. Aliás, é válido ressaltar que vivemos numa época caracterizada por grandes crises. Todavia, a maior delas é a crise de caráter que se faz sentir em todos os segmentos da sociedade. William Shakespeare, o dramaturgo inglês, dizia: “O homem que perde o dinheiro não perdeu nada; o homem que perdeu a saúde perdeu alguma coisa; mas o homem que perdeu o caráter perdeu tudo.” De fato, o caráter é a marca registrada do homem em todas as suas relações no mundo que lhe cerca.

Os milionários que já deixaram esse mundo nada levaram de suas fortunas. O salmista diz: “pois, em morrendo, nada levará consigo, a sua glória não o acompanhará. Ainda que durante a vida ele se tenha lisonjeado, e ainda o louvem quando faz o bem a si mesmo, irá Ter com a geração de seus pais, os quais já não verão a luz.” (Sal. 49: 17-19). Todavia, como diz Ellen White, “O caráter formado a semelhança divina é o único tesouro que deste mundo podemos levar para o futuro. Que importância tem, pois, nesta vida o desenvolvimento do caráter.” (Parábolas de Jesus, p. 332).

No cenário bíblico, alguns personagens tiveram suas marcas e seus respectivos valores. Para Esaú, no que diz respeito a primogenitura, sua marca valeu um prato de lentilha (Gên. 25: 31-34). Para Judas Iscariotes sua marca valeu trinta moedas de prata (Mat. 26: 14-16). Para Pilatos, sua marca valeu a sentença que executou um inocente (Mat. 27: 18-24). Entretanto, para José, filho de Jacó, os três hebreus na antiga Babilônia e Estevão, a sua marca valeu a eternidade. (Gên. 39:9 Dan. 3: 17-18 e Atos 7: 55-60). No caso de Estevão, sua demonstração de caráter face ao apedrejamento rendeu ao cristianismo a conversão de um de seus maiores protagonistas. O apóstolo Paulo. Esses e muitos outros defenderam, com sacrifício de qualquer coisa e até da própria vida, a tese de que “… O homem que perdeu o caráter perdeu tudo.”

O cenário secular também traz seus personagens com suas marcas e seus valores. As palavras de Paulo em II Timóteo 3: 1-5 encontram o seu eco na sociedade moderna, onde aqueles que vencem pelo engano e astúcia são os premiados. Para muitos advogados, sua marca vale o suborno e falsidade na tentativa de burlar a lei. Para muitos administradores (empresas, organizações seculares e religiosas, etc.) sua marca vale o massacre, o assédio moral, o ciúme e perseguição aos seus colaboradores. Para muitos médicos, sua marca vale cirurgias desnecessárias e altos custos em causa própria. Para muitos funcionários, sua marca vale a ociosidade durante os períodos de ausência do chefe. Para muitos alunos, sua marca vale a cola na prova para superar o despreparo acadêmico fruto da negligência. Apesar de tudo isso, é indispensável ressaltar a existência de inúmeros advogados, administradores, médicos, funcionários e alunos que são a excelência personificada no exercício de suas funções.

Diante de tudo isso, é fundamental o apelo que nos faz o salmista quando ele diz: “Que nossos filhos sejam, na sua mocidade, como plantas viçosas, e nossas filhas como pedras angulares, lavradas como colunas de palácios.” (Sal. 144: 12) É claro que esse apelo alcança a todos nós, pois as colunas de nosso caráter precisam ser bem lavradas.

A Coca-cola, a Microsoft, a Ford, a Mcdonald’s, a GE, a IBM e outras são marcas que valem bilhões no mundo comercial.

E você? Quanto vale a sua marca?

NERIVAN F. SILVA – Pastor e Professor de Educação Religiosa no IAEMG
Lavras-MG


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Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

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