O que diz a Bíblia sobre o medo?

Como devemos lidar com os nossos temores? Crendo nas promessa de Deus. A Bíblia diz em Isaías 41:10 “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.”

Quando estiver com medo, não se esqueça de Deus. A Bíblia diz em Josué 1:9 “Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.”

Não necessitamos temer a Deus. A Bíblia diz em 1 João 4:18 “No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.”

Não necessitamos temer os desatres naturais. A Bíblia diz em Salmos 46:1-3 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se projetem para o meio dos mares; ainda que as águas rujam e espumem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.”

Não tema outras pessoas. A Bíblia diz em Hebreus 13:6 “De modo que com plena confiança digamos: O Senhor é quem me ajuda, não temerei; que me fará o homem?”

Não tema as nações ou os governos. A Bíblia diz em Deuteronômio 7:21 “Não te espantes diante deles (outras nações), porque o Senhor teu Deus está no meio de ti, Deus grande e terrível.”

Não tema más notícias. A Bíblia diz em Salmos 112:7-8 “Ele não teme más notícias; o seu coração está firme, confiando no Senhor. O seu coração está bem firmado, ele não terá medo, até que veja cumprido o seu desejo sobre os seus adversários.”

Aqui vão mais algumas palavras de coragem do Senhor: grave-as no seu coração e confie!

1. Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33

2. Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e será salva. Lucas 8:50

3. Não temas o pavor repentino, nem a investida dos perversos quando vier. Provérbios 3:25

4. Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:31-33

Nada de origem humana poderá manter-nos em pé para sempre. Mas no âmbito espiritual há Um que pode, se Lho permitirmos. A promessa é segura: “O Deus eterno é a tua habitação, e por baixo de ti estende os braços eternos.” Deut. 33:27.

No campo espiritual

Na vida espiritual, muitas pessoas demonstram vários tipos ou modalidades de medos. Há pessoas que têm medo da morte (rsrs e algumas até dos mortos). Outras têm medo dos eventos finais, da perseguição… Algumas têm medo de perder a salvação e outras, ainda, têm medo do juízo final e medo até de Deus.

Ora, com respeito a este último tipo de medo é bom sempre lembrar duas coisas: 1a) Isso faz parte do plano de sabotagem de Satanás que ao conseguir o seu intento de levar a humanidade a desviar-se da obediência ao seu Criador, incutiu, em seguida, no coração do homem a idéia de um Deus vingativo e pronto para cobrar e punir o ser humano: “E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a Tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi” (Gênesis 3:9-10).

Satanás é um grande “marqueteiro”! Ele sabe, como ninguém, trabalhar negativamente a imagem de Deus, deturpando-a diante dos seres humanos. Daí a importância não apenas do sacrifício de Jesus, Sua morte em nosso lugar, mas, também, a demonstração plena do caráter de Deus perante o mundo. Jesus veio para nos revelar o amor do Pai, para nos mostrar como Ele é: Bondoso, Amoroso, Extremamente Apaixonado por Seus filhos e comprometido com a sua salvação.

Temor, sim, medo, nunca!

A 2a) coisa que precisamos lembrar é que, quando a Bíblia fala sobre como deve ser o nosso relacionamento com Deus, ela nos fala em “temor”: “O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino” (Provérbios 1:7); “… Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do Seu juízo…” (Apocalipse 14:7). Temor, aqui e em outros versos similares, não tem nada a ver com medo, mas, sim, com reverência, respeito – considerar devidamente o nosso Pai de amor, Seus planos, Seus preceitos e Sua vontade para a nossa vida.

Ao contrário do que o inimigo tenta colocar em nossa mente e coração, é exatamente quando tememos a Deus e quando passamos a compreender a grandeza do Seu amor e a aplicá-la em nossa vida diária, que todo o medo – dos perigos, do futuro, do desemprego, etc. – desaparece inteiramente.

É exatamente isso o que João, o evangelista, afirma numa de suas epístolas: “Nós não precisamos ter nenhum receio de Alguém que nos ama com perfeição; Seu perfeito amor por nós afasta todo o temor daquilo que Ele poderia nos fazer. Se estamos com medo, é porque tememos aquilo que Ele poderia nos fazer, e isso mostra que não estamos completamente convencidos de que Ele realmente nos ama” (I João 4:18, A Bíblia Viva, grifos acrescidos).

A Fé não Nega a Prudência

Algumas pessoas, reconhecendo a importância de confiar em Deus e de não temer outras coisas e pessoas, têm levado essa idéia ao extremo. Recusam tomar precauções normais em questões de segurança e saúde, afirmando que Deus cuidará de tudo. A fé, porém, não é a falta de prudência. Encontramos boas ilustrações deste fato nas Escrituras. Neemias era um homem de fé, que orava muito e confiava no poder divino. Ele servia como governador de Jerusalém quando os inimigos do povo se prepararam para atacar a cidade. Neemias relata a reação dele e do povo: “Porém nós oramos ao nosso Deus e, como proteção, pusemos guarda contra eles, de dia e de noite” (Neemias 4:9). Paulo se dedicava constantemente à oração e sempre seguia as orientações do Senhor. Quando ele descobriu que os judeus tinham armado uma cilada para pegá-lo, o apóstolo pediu a ajuda de seu sobrinho e do comandante da cidade. Este mandou Paulo para Cesaréia sob a proteção de centenas de soldados (Atos 23:12-33). Nós, também, devemos agir com prudência. Deus nos criou com inteligência para dominar as outras criaturas (Gênesis 1:26). Ele nos deu o bom senso para nos proteger da chuva, do frio, e de ventos fortes. O Criador abençoou o homem com a capacidade de aprender sobre ciências e medicina para melhorar a qualidade e a segurança da vida. O mesmo Senhor que prometeu as necessidades de vida aos fiéis disse que os mesmos homens devem trabalhar para comer (Mateus 6:31-33; 2 Tessalonicenses 3:10). Devemos orar ao Senhor pedindo proteção, ao mesmo tempo mostrando o bom senso para trancar as portas antes de dormir. Quando sofremos de alguma enfermidade física, devemos fazer as nossas súplicas a Deus e aproveitar a ajuda de médicos e outros profissionais que entendem mais da saúde do que nós. A presença da fé não é a ausência da prudência!

Agora só nos resta confiar, se Jesus está realmente no nosso barco estamos seguros! Você já o convidou para entrar em sua vida?

Autor: Weleson Fernandes

Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

10 Perguntas para quem não acredita na trindade

10 Perguntas para os que NÃO Acreditam na Trindade 1. Se Jesus era menor do …

034. OS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA E O SEGURO DE VIDA

  Desde seus primeiros anos, os adventistas do sétimo dia têm discutido sobre a participação …

035. É pecado jogar video game?

Para o programa “Linha Aberta” do dia 09 de Abril de 2001. “Você acha prudente …

Deixe uma resposta