A luta pela pureza

Conserva-te a ti mesmo puro. 1 Timóteo 5:22.

Saber o que constitui a pureza da mente, da alma e do corpo é parte importante da educação.

Quando ao caráter falta pureza, quando o pecado se tornou parte do caráter, ele tem um poder enfeitiçante, igual à intoxicante taça de licor. O poder do domínio próprio e da razão é superado pelas práticas que mancham todo o ser; e se essas práticas pecaminosas forem continuadas, o cérebro se torna débil e doentio, perdendo seu equilíbrio. Essas pessoas são uma maldição para si mesmas e para todos os que tenham qualquer ligação com elas. …

Hábitos maus se formam mais facilmente do que bons hábitos, e os hábitos maus são abandonados com mais dificuldade. A depravação natural do coração é responsável por esse fato muito conhecido: que dá muito menos trabalho desmoralizar os jovens, corromper suas idéias sobre moral e religião, do que incutir-lhes no caráter esses duradouros, puros e incorruptos hábitos de justiça e verdade. A condescendência consigo mesmo, o amor dos prazeres, a inimizade, orgulho, presunção, inveja, ciúme, crescem espontaneamente, sem exemplo nem ensino. Em nosso presente estado decaído, tudo que é necessário é abandonar às suas tendências naturais a mente e o caráter. No mundo natural, abandone-se um campo e o vereis logo coberto de espinhos e cardos; mas se é que deve produzir precioso grão ou belas flores, tem de se lhe aplicar cuidado e incansável trabalho.

Agora vos apresentamos a necessidade de constante resistir ao mal. Todo o Céu está interessado nos homens e mulheres que Deus avaliou em tão alto preço que deu Seu Filho amado à morte, a fim de os redimir. Nenhuma outra criatura de Deus é susceptível de tamanho progresso, tamanho refinamento, tamanha nobreza como o homem. Portanto, se o homem se torna embrutecido por suas paixões degradantes, mergulhado no vício, que espécime se oferece então à vista de Deus!

Não pode o homem conceber o que se poderá tornar e vir a ser. Pela graça de Cristo é ele capaz de constante progresso mental. Que resplandeça a luz da verdade em seu espírito e seja o amor de Deus derramado em seu coração, e ele pode mediante a graça para comunicar a qual Cristo morreu, ser um homem de poder — filho da Terra, mas herdeiro da imortalidade.

Ellen G. White, Nos Lugares Celestiais, pág. 198.

Sobre Weleson Fernandes

Avatar
Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

O que Ellen White diz sobre o jogo de Xadrez, Cartas Damas e Dominó

  Há muitas consultas com relação de qual seja a atitude da senhora White diante …

Qual a base Bíblica do Dom Profético de Ellen White?

A Igreja Adventista do Sétimo Dia advoga o dom de profecia como válido nestes últimos …

O GRANDE CONFLITO: A História por traz do livro

História do Livro “O Grande Conflito”A. Introdução — Gen. 3:15; Apoc. 12:9-10a. Quando respondemos à …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: