Assuma a responsabilidade

Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo. II Cor. 5:10.

Em seus quatro anos, Billy já era o terror do jardim de infância da sua igreja. Empurrava e derrubava as outras crianças, dava-lhes pontapés, e geralmente deixava tudo desarrumado. Um dia, a professora lhe propôs: “Billy, você gostaria de fazer a oração?” O pequeno briguento fez uma oração muito simples: “Jesus, por favor ajude essas crianças a não caírem tanto.”

Que pedido! Em uma só frase, ele se eximiu da responsabilidade pelas quedas e pelos ferimentos das outras crianças.

Mudança e responsabilidade andam juntas. Não podemos ter nenhuma mudança de comportamento a menos que assumamos a responsabilidade por nossas ações. Se somos simplesmente vítimas do nosso ambiente, o ambiente torna-se o responsável, não nós. Se somos apenas o produto do que os outros fizeram conosco, então eles são os responsáveis.

Assumir a responsabilidade por nossos atos é o primeiro passo que damos em direção às transformações em nossa vida. A menos que sejamos os donos das nossas ações, sempre teremos desculpas para nossa conduta. Deus nos deu livre-arbítrio, Seu Espírito nos impressiona a fazer o que é correto e nos capacita para isso. A conscientização de que somos moralmente responsáveis por nossos atos, a confissão dos pecados e a decisão de mudar permitem que recebamos o perdão e o poder de Deus. A graça de Deus nos salva da culpa e das garras do pecado.

O ambiente influencia nosso comportamento. Nossas escolhas o determinam. Ninguém escolhe por nós. Deus nos deu a capacidade de fazer nossas próprias escolhas morais.

Não seremos julgados com base na decisão de outros. Seremos julgados por nossas próprias decisões. O apelo de Moisés para Israel, milênios atrás, ainda hoje fala ao nosso coração: “Os Céus e a Terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.” Deut. 30:19.

A escolha é nossa. Sua voz ainda nos fala, hoje. Escolha a vida.

Autor: Pr. Mark Finley – Sobre a Rocha.


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

Meditação do Por do Sol – Eu Escolho Servir – PDF

A recepção do sábado na vida do cristão não deve envolver apenas um frio cumprimento …

Não basta conhecimento superficial

Aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério …

Desprezado e Rejeitado

Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe …

Deixe uma resposta