“E Ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz, e fica livre do teu mal.” Marcos 5:34
Jesus poderia ter falado àquela sobressaltada e recém-curada mulher entre a multidão de várias maneiras diferentes. Por exemplo, poderia ter dito: “Mulher, Meu poder miraculoso acaba de curar-te.” Mas não o fez porque isto não teria expresso toda a verdade.
Ou poderia ter dito: “Mulher, tuas fortes convicções te sararam.” Mas isto teria confundido o povo quanto à sua parte em aproximar-se de Deus. Poderiam pensar que a sinceridade obtém uma resposta de Deus.
Em vez disto, fez referência ao relacionamento entre Ele mesmo e a mulher quando ela olhou para Ele em esperançosa confiança. Isto foi o que produziu a cura.
Esse breve encontro com uma mulher anônima no caminho para a casa de Jairo foi uma parábola representativa do plano da salvação. A cura de nossa vida danificada pelo pecado ocorre quando iniciamos e usufruímos uma amorosa amizade com um grande Amigo. E este, em essência, é o significado de fé.
Em todas as nossas conversas sobre “justiça pela fé” devemos ser cuidadosos para que não nos tornemos tão absorvidos com a justiça que esqueçamos a fé. No sentido mais absoluto, não podemos falar de fé sem falarmos do Objeto de nossa fé. A “fé” não existe no abstrato; há somente “fé em Cristo”.
E este relacionamento confiante, informal e envolvente é, ele mesmo, o poder restaurador. Oh, se pudéssemos compreender tudo o que Jesus tinha em mente quando disse: “A tua fé te salvou”! Foi isto registrado nas Escrituras somente para mulheres que estão com hemorragia, ou para aqueles que têm outras enfermidades físicas? O que é a fé capaz de curar? Que transformações pode o amor vital produzir na vida de alguém?
Considere: Haveria qualquer necessidade adicional de permanecer na presença de alguém para ter mais prestígio se já soubéssemos que éramos orgulhosamente reclamados como filhos do Rei? Revidaríamos em retaliação contra aqueles que nos ameaçam se soubéssemos que o próprio Deus estava do nosso lado? Tal noção do vínculo divino-humano trará genuína justiça para nossa vida.
E isto, no nível prático, é Justiça pela fé!
Autor: Weleson Fernandes