Como posso ser transformado pelo poder do Espírito Santo?

Um irmão, muito sincero, me confessou o seguinte: “Estou cansado de tentar controlar meu nervosismo e principalmente a minha língua. Quando vejo uma coisa errada, falo asperamente com as pessoas e elas se sentem feridas. Já percebi que quanto mais procuro me controlar, mais eu falo. Na verdade, eu gostaria de ser mais amoroso com as pessoas, mas o meu jeito é bruto mesmo. Já pedi tanto para Deus, mas ainda não consegui mudar o meu jeito de ser.”

Existe um texto bíblico que eu gosto muito. Ele diz: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei” (Gálatas 5:22-23).

O apóstolo Paulo está falando de algo incrível que ele descobriu andando no Espírito Santo. Existe um fruto que Deus deseja nos doar gratuitamente. O seu sabor é indescritível e inunda o ser de liberdade e prazer.

Quanta gente sofrendo, deprimida, triste, desistindo de viver. A solução está exatamente na recepção deste fruto maravilhoso. Mas, como obtê-lo?

No caso do irmão da nossa história, ele se via frustrado por não obter o domínio próprio. Depois de tanto esforço concluía que não havia solução para o seu caso. O domínio próprio é o último gomo do fruto do Espírito. O fruto do Espírito é um só, mas dentro dele existem vários gomos e todo ele produz vida e vida em abundância.

O fruto do Espírito não se pode conseguir pelo esforço ou pela força de vontade, é um presente concedido pelo Espírito Santo. Tem muita gente fazendo de tudo para vencer suas tendências pecaminosas, mas sempre fracassam; até que um dia, lamentavelmente, concluem que é impossível. Tal frustração configura-se como vitória para o inimigo de Deus.

Por que parece ser tão difícil? É porque nascemos com os frutos da carne no nosso coração.

Paulo relaciona as obras da carne: “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam” (Gálatas 5:19-21).

Veja bem, se o fruto do Espírito é um presente ou um dom que vem de Deus, então, o caminho é buscá-lo direto da fonte.

Veja algumas dicas para receber este dom:

1. Ore pedindo pelo fruto do Espírito – diante de um desafio, dificuldade, tentação, provação ou qualquer outra vontade para o pecado, clame ao Espírito Santo pelo Seu fruto;

2. Acredite que o Senhor está lhe concedendo o fruto do Espírito – não entre em desespero, acalme-se, saiba que você está crescendo na fé e precisa aprender a confiar. O ponto de partida é a entrega da sua decisão a Deus;

3. Agradeça e louve ao Espírito Santo pelo Seu maravilhoso dom – Não perca tempo, antes ou durante a crise, louve ao Senhor pelo dom concedido;

4. Mantenha o foco em Deus – concentre-se apenas no dom obtido para vencer o seu problema. Ao invés de ficar olhando o tamanho do desafio, olhe para o tamanho do Deus que promete cuidar de sua vida;

5. Saiba que a chave para a vitória é a fé – a fé também é um dom de Deus, que quando é exercitada em situações de crises, tende a crescer e ficar cada vez mais forte;

6. Faça uso de alimentos naturais – evite ingerir condimentos, estimulantes, enlatados e cárneos;

7. Peça constantemente pelo batismo do Espírito Santo e pelo fruto do amor em sua vida.

O grande sonho de Deus é trocar o nosso caráter pelo de Jesus Cristo, e isso ocorre apenas com o nosso consentimento. Sendo assim, clame, peça e implore ao Senhor por todos os Seus dons espirituais. Na verdade, o fruto do Espírito é exatamente o caráter de Cristo.

Autor: Pr. Manassés Queiroz


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

Pastores com sabedoria de peruca

  A história e a experiência nos ensinam que uma sociedade livre pode, aos poucos, …

Um apelo aos líderes da igreja

  Deus espera muito de nós neste tempo solene. À medida que os homens se …

Guerra espiritual pela tua mente

  Embora o mundo seja um campo de batalha no qual os poderes da luz …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×