Como Será a Volta de Jesus?

A segunda vinda de Cristo é um dos ensinos mais destacados pela Bíblia Sagrada. Esse acontecimento é mencionado cerca de duas mil e quinhentas vezes. No Novo Testamento existem 318 referências ao retorno de Jesus.

Antes de subir ao Céu, Jesus prometeu: “Voltarei e vos receberei para Mim mesmo, para que onde Eu estou, estejais vós também” (João 14:3). E no momento em que subia para o céu, dois anjos de Deus apareceram aos discípulos e disseram: “Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu, assim virá do modo como o vistes subir” (Atos 1:11).

É fato comprovado que Jesus subiu ao céu. Seus discípulos foram testemunhas disso. A segunda vinda é tão certa como foi a Sua ascensão. E a ascensão de Jesus foi literal: Ele subiu em carne e osso, pessoalmente e de maneira visível. A volta de Jesus será como sua ida: literal, corporal e visível. No Novo Testamento encontramos mais de 40 textos que descrevem a maneira, ou o modo como Jesus virá. Selecionei dois deles. O primeiro, de Apocalipse 1:7: “Eis que vem com as nuvens, e todo olho O verá”. E Mateus 24:30: “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e grande glória.”

Perceba que a segunda vinda de Jesus será testemunhada por todo o mundo: justos e injustos, crentes e não-crentes. E ninguém deve se enganar quanto à maneira e à visibilidade da segunda vinda de Cristo. Ele virá com as nuvens – provavelmente nuvens constituídas de anjos celestes – e “todo olho O verá.”

Por certo alguns procurariam falsificar a vinda de Jesus; por isso Ele mesmo nos deu a advertência: “Então se alguém vos disser: “Eis aqui o Cristo! Ou Ei-lo ali! Não acrediteis; porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos. Vede que vo-lo tenho predito. Portanto, se vos disserem: Eis que Ele está no deserto! Não saiais: Ei-lo no interior da casa! Não acrediteis.” Mateus 24:23 a 26.

Estas palavras nos advertem contra a idéia de que o Senhor voltará secretamente, manifestando-Se aqui ou ali. Os que estudam as Sagradas Escrituras não serão iludidos com tais ensinos errôneos! “Porque assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem.” Mateus 24:27.

Vejamos agora alguns acontecimentos que ocorrerão por ocasião da vinda de Jesus:

Primeiramente, quando Jesus voltar, a vida neste mundo terá fim. Isso não quer dizer que a terra, como planeta, desaparecerá, mas a presente ordem de coisas vai cessar. Este planeta será paralisado: cessará o trabalho, cessarão os negócios, os estudos e prazeres. Surpreendidos pela glória do Deus a quem muitos desprezaram, os ímpios se angustiarão pela sua sorte e clamarão aos montes e rochedos: “… Caí sobre nós, e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono, e da ira do Cordeiro, porque chegou o grande dia da ira deles; e quem é que pode suster-se?” Apocalipse 6:16 e 17. E, não será só isso! A glória de Jesus matará todos os ímpios (II Tessalonicenses 2:8).

Por outro lado, os justos mortos de todos os tempos serão ressuscitados. “Porquanto o Senhor mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.” (I Tessalonicenses 4:16).

Já os que estiverem vivos serão transformados. A primeira carta de Paulo aos Coríntios, capítulo 15, versículos 51 e 52 descreve a cena: “… seremos transformados todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados.”

E o apóstolo Paulo revela o que vem em seguida: “… depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com [os que ressuscitaram], entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.” (I Tessalonicenses 4:16 e 17).

Amigo, estes e outros textos bíblicos são a garantia do cumprimento da volta de Jesus. Ele virá e encontrará apenas dois grupos de pessoas: os que se prepararam para o encontro com Ele e os que não fizeram preparo nenhum. De que lado você estará? A decisão que você toma hoje, agora, fará toda a diferença.

Autor:  Pr. Montano de Barros


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

Sermão sobre Avareza, o amor ao dinheiro (1 Tm 6:10)

A AVAREZA – 1 Timóteo 6.10 “Pois o amor ao dinheiro é uma fonte de todos …

Sermão sobre a mulher Adúltera em João 8

A MULHER ADÚLTERA – João 8.1-11 Introdução      “Onde abundou o pecado, aí superabundou a …

63 Sermões do Pr. Izéas em PDF

O pastor Izéas Cardoso viveu uma vida dedicada de serviço e altruísmo para o avanço …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×