Conceito dualista e holístico da Alma

A maioria dos cristão acreditam que a natureza humana é dualista, constituindo um corpo material e mortal, e de uma alma imortal espiritual. 

Na morte, a alma supostamente desprende-se do corpo e sobrevive num estado desencarnado: a alma desfruta da felicidade do paraíso, enquanto que o corpo padece o tormento do inferno. 

Os católicos e outros religiosos permitem que as almas sejam perdoadas e purificadas no purgatório antes de ascender ao paraíso. Ma ressurreição, o corpo material supostamente é reunido com a alma espiritual para, assim, intensificar o prazer do paraíso ou a dor do inferno. 

ALMA HOLÍSTICA


Uma minoria dos cristãos historicamente tem acreditado que a natureza humana é holística, isto é, consistindo em um todo indivisível no qual corpo, alma e espírito são apenas características da mesma pessoa. 

A alma é o princípio animador do corpo, que se manifesta no pensar consciente e no aspecto vivo de uma pessoa. Na morte, o corpo e alma não se separam, mas simplesmente cessam de existir e descansam inconscientemente na sepultura até a ressurreição. 

Na época a pessoa mortal será ressuscitada como um todo ou para a vida eterna ou para a morte eterna.

Essa é a visão teológica ensinada pela Igreja Adventista.

 

Fonte: Blog Mais Relevante

Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

Deus pode morrer?

Quando um cristão adota a perspectiva mortalista a respeito da alma humana, uma das mais …

A IMORTALIDADE DA ALMA

  INTRODUÇÃO: Gên. 3:4.1. ” Mediante os dois grandes erros – a imortalidade da alma …

Sermão XVIII: O SONO DA MORTE

No nosso estudo anterior vimos que os anjos são seres criados por Deus, e que eles já existiam antes da fundação do mundo; portanto os anjos não são os espíritos dos seres humanos que morreram, como afirmam alguns.

Deixe uma resposta