Conceito dualista e holístico da Alma

A maioria dos cristão acreditam que a natureza humana é dualista, constituindo um corpo material e mortal, e de uma alma imortal espiritual. 

Na morte, a alma supostamente desprende-se do corpo e sobrevive num estado desencarnado: a alma desfruta da felicidade do paraíso, enquanto que o corpo padece o tormento do inferno. 

Os católicos e outros religiosos permitem que as almas sejam perdoadas e purificadas no purgatório antes de ascender ao paraíso. Ma ressurreição, o corpo material supostamente é reunido com a alma espiritual para, assim, intensificar o prazer do paraíso ou a dor do inferno. 

ALMA HOLÍSTICA


Uma minoria dos cristãos historicamente tem acreditado que a natureza humana é holística, isto é, consistindo em um todo indivisível no qual corpo, alma e espírito são apenas características da mesma pessoa. 

A alma é o princípio animador do corpo, que se manifesta no pensar consciente e no aspecto vivo de uma pessoa. Na morte, o corpo e alma não se separam, mas simplesmente cessam de existir e descansam inconscientemente na sepultura até a ressurreição. 

Na época a pessoa mortal será ressuscitada como um todo ou para a vida eterna ou para a morte eterna.

Essa é a visão teológica ensinada pela Igreja Adventista.

 

Fonte: Blog Mais Relevante

Sobre Weleson Fernandes

Avatar
Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

A Fé e Esperança de Jó na Ressurreição dos Mortos

  Introdução: 1. Ler Jó 19:25-27.2. Embora Jó estivesse oprimido por um pesado fardo de …

Sermão “BEM-AVENTURADOS OS MORTOS”

  Introdução:   1. Ler Apo. 14:13…2. Em cada particular da existência terrena os homens …

Sermão XVIII: O SONO DA MORTE

No nosso estudo anterior vimos que os anjos são seres criados por Deus, e que eles já existiam antes da fundação do mundo; portanto os anjos não são os espíritos dos seres humanos que morreram, como afirmam alguns.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: