De volta às origens

DEUS fará tudo novo outra vez. O novo Céu e a nova Terra que Ele mostrou a João ainda são hoje, para nós, promessas. Da mesma forma como foi promessa a primeira vinda do Messias para morrer por nós. Ela já se cumpriu. Da mesma forma como as inúmeras profecias que foram dadas aos profetas e se cumpriram no passado, muitas delas estão se cumprindo no presente momento.

Seria de grande utilidade para o leitor estudar algumas dessas profecias. Por elas, obtemos novo entendimento sobre o desenrolar da história. (Veja no final do livro indicações a respeito.) Poucas profecias ainda há para se cumprir. A mais significativa de todas elas é a da segunda vinda de JESUS CRISTO. Ela representa o clímax da esperança daqueles que crêem na Palavra de DEUS. Através de dois anjos temos a promessa profética: “Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse JESUS que dentre vos foi assunto ao céu, assim virá do modo como O vistes subir (Atos 1:11 – grifo nosso). Quando Ele voltar cumprirá muitas outras promessas que hoje aceitamos pela fé. São coisas, hoje, cientificamente inexplicáveis, impossíveis até, mas para DEUS nada é impossível (S. Lucas 1:37).

Uma das mais lindas promessas é a que foi dita pelo próprio SENHOR JESUS, e relatada por São João. Nessa linda passagem reaparece a promessa da segunda vinda de JESUS. “Não se turbe o vosso coração; credes em DEUS, crede também em Mim. Na casa de Meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando Eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para Mim mesmo, para que onde Eu estou estejais vós também” (S. João 14:1 a 3, grifo nosso). Para tornar isso realidade, JESUS fez tudo o que foi necessário, indo até a morte.

Aqui, nas palavra do próprio SENHOR JESUS, Ele nos diz para que não estejamos ansiosos quanto aos acontecimentos. Devemos crer somente. Isto quer dizer: não duvidar. De DEUS não se duvida, não é necessário. Ele cumpre tudo o que promete, cumpre porque tem poder ilimitado para fazer isso. Também tem vontade de fazê-lo. DEUS não muda os Seus planos (Hebreus 6:17). Ele só fala a verdade (Isaías 45:19) nunca mente (Tito 1:2) e nunca muda o que diz (Salmo 89:34). Os caminhos de DEUS jamais mudam (Habacuque 3:6), eles são verdadeiros (Salmo 25:10).

Além de poder, Ele é amor e paz (II Corríntios 13:11). Isso explica por que as Suas promessas são todas boas e também porque elas se tornarão totalmente reais. Estas palavras são fiéis e verdadeiras (Apocalipse 21:6).

Na nova Terra, os salvos exercerão atividades produtivas. Não viverão ociosos. Mas veja só que interessante: não será mais como o que ocorreu logo após a queda de Adão e Eva quando tiveram que trabalhar pelo sustento e pela sobrevivência. Quando DEUS determinou que devêssemos trabalhar para o nosso sustento (Gênesis 3:17 a 19), o fez para o nosso bem. Imagine você, se a terra continuasse tendo a produtividade do jardim do Éden. Com a inclinação para o mal e estando ocioso, o que o ser humano faria tendo todo o tempo para o pecado?

Na nova terra, as pessoas não trabalharão para sobreviver, mas para sua completa felicidade. A diferença é que estaremos de novo intimamente ligados Àquele que nos criou através do amor. O amor une, não se esqueça disso, o ódio é que separa. Trabalharão e não se cansarão (Isaías 40:31). Eles ali “edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o seu fruto. Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os Meus eleitos gozarão das obras das suas mãos até à velhice” (Isaías 61:21 e 22). A velhice não será acompanhada de enfraquecimento, teremos vida eterna e seremos sempre saudáveis. Veja essa linda promessa: “Bem aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de DEUS e de CRISTO, e reinarão com Ele mil anos”(Apocalipse 20:6).

Esses mil anos serão no Céu, depois voltaremos para a Terra, totalmente renovada e perfeita (ver Daniel 7:22; Apocalipse 20:4 a 6 e I Coríntios 6:2 e 3) e aqui viveremos eternamente. Essa é a nova Terra que João viu (Apocalipse 21:1). O nosso lugar, pela criação, é aqui na Terra. Esse é o nosso endereço na eternidade. Nesse período de tempo, mil anos no Céu, o DEUS da liberdade, (II Coríntios 3:17) da lei da liberdade (Tiago 2:12) e da verdade (Salmos 119:142) irá dar oportunidade aos santos para verificarem a justiça da condenação daqueles que ali não se encontram. Isto é, ao mesmo tempo, justiça, transparência, liberdade e amor. DEUS, não tem nada a esconder, jamais. No Céu, os santos irão verificar o quanto foi correto o julgamento realizado por DEUS e a condenação daqueles que ali não se encontram. Lemos isso assim: “Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vós, sois a caso indignos de julgar as cousas mínimas desta vida? Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos; quanto mais as cousas desta vida?” (I Coríntios 6:2 e 3).

O trabalho ali será um prazer. O que será produzido não se destinará para ser comercializado, nem para gerar lucro ou para acumular para o futuro. Não haverá necessidade de depósitos, a abundância suprirá todas as necessidades sem que falte. O comércio será desnecessário, pois todos terão o suficiente de tudo o que necessitam. Por exemplo, as roupas não se desgastam, portanto não será necessário substituí-las. Assim foi por um tempo, quando Moisés conduziu o povo pelo deserto para a terra prometida.

Mas e a moda? Iremos sempre usar as mesmas coisas? A moda, ninguém lembrará mais dela. A moda é uma forma de imposição do que os outros acham que devemos usar. Isso atenta, de certa forma, contra a liberdade. Além disso, a beleza do ambiente será tão deslumbrante que moda se tornará algo sem importância. No céu, o valor e a importância estão na felicidade, na essência, não na aparência. Está na autenticidade do estilo de vida, através do qual se manifesta o amor entre as pessoas. Isso elimina todo e qualquer desejo de exibir aparências e exterioridades, que apenas nos levam à competição para ver quem está mais bem apresentado, quem é mais elegante. A verdadeira elegância é a que une as pessoas para a mais perfeita felicidade. O exterior apenas aparenta e engana, mas a relação interior é permanente, saudável e agradável. Lá, vale a realidade, o que sinto e o que DEUS sabe que eu sou, não o que os outros pensam que sou, você entende? DEUS pode ler os pensamentos e conhecer o íntimo, ninguém mais.

Haverá luxo no Céu? Certamente que sim. Talvez devêssemos dar outro nome ao que denominamos luxo. O nome correto é ‘perfeição’. Apresentaremos algumas pérolas do relato sagrado relacionadas com a Nova Terra. Você pode deliciar-se com estas palavras, sabendo que são verdadeiras, embora pareça utopia.

“Todos os do Teu povo serão justos, para sempre herdarão a terra; serão renovos por Mim plantados, obra das minhas mãos, para que Eu seja glorificado” (Isaías 60:21).

“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que DEUS tem preparado para aqueles que O amam”(I Corríntios 2:9).

“E lhes enxugará dos olhos toda a lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras cousas passaram” (Apocalipse 21:4).

“… e na Tua destra há delícias perpetuamente” (Salmo 16:11, up).

“Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.” “Os justos herdarão a terra, e nela habitarão para sempre” (Salmo 37:11 e 29).

“Esta é a promessa que Ele mesmo nos fez, a vida eterna” (I S. João 2:25).

“Ao vencedor dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso” (Apocalipse 2:7).

“Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum, pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E DEUS lhes enxugará dos olhos toda a lágrima” (Apocalipse 7:16 e 17).

“O Meu povo habitará em moradas de paz, em moradas bem seguras, e em lugares quietos e tranqüilos” (Isaias 32:18).

“O deserto e a terra se alegrarão; o ermo exultará e florescerá como o narciso. Florescerá abundantemente, jubilará de alegria, e exultará; deu-se-lhes a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Sarom; eles verão a glória do SENHOR, o esplendor do nosso DEUS. Fortalecerei as mão frouxas, e firmarei os joelhos vacilantes. Dizei aos desalentados de coração: Sede fortes, não temais. Eis vosso DEUS. A vingança vem, a retribuição de DEUS; Ele vem e vos salvará. Então se abrirão os olhos dos cegos, e se desimpedirão os ouvidos dos surdos; os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; pois águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo.

A areia esbraseada se transformará em lagos, e a terra sedenta em mananciais de águas; onde outrora viviam os chacais crescerá a erva com canas e juncos. E ali haverá bom caminho, caminho que se chamará o caminho Santo; o imundo não passará por ele, será somente para o Seu povo; quem quer que por ele caminhe não errará, nem mesmo o louco. Ali não haverá leão, animal feroz não passará por ele, nem se achará nele; mas os remidos andarão por ele. Os resgatados do SENHOR voltarão, e virão a Sião com cânticos de júbilo; alegria eterna coroará as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido” (Isaías capítulo 35).

“O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo de deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um menino os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deleitarão; o leão comerá palha como o boi. A criança de peito brincará sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na toca do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o Meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar” (Isaías 11:6 a 9 – grifo nosso).

“Nunca mais se ouvirá de violência na Tua terra, de desolação ou ruínas nos Teus termos…” (Isaías 60:18) “…folgareis e exultareis perpetuamente no que Eu crio…” (Isaías 65:18).

“Porque, como os novos Céus e a Nova terra, que hei de fazer, estarão diante de Mim, diz o SENHOR, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que de uma lua nova à outra, e de um sábado a outro, virá toda a carne a adorar perante Mim, diz O SENHOR”(Isaías 66:22 e 23).

Transcrevemos um trecho muito belo sobre a Nova Terra, escrito por Ellen Wite, em seu livro História da Redenção, p. 432. “Ali, mentes imortais estudarão, com deleite que jamais se fatigará, as maravilhas do poder criador, os mistérios do amor que redime. Ali não haverá nenhum adversário cruel, enganador, para nos tentar ao esquecimento de DEUS. Todas as faculdades se desenvolverão, ampliar-se-ão todas as capacidades. A aquisição de conhecimentos não cansará o espírito nem esgotará as energias. Ali os mais grandiosos empreendimentos poderão ser levados avante, alcançadas as mais elevadas aspirações, as mais altas ambições realizadas; e surgirão ainda novas alturas a atingir, novas maravilhas a admirar, novas verdades a compreender, novos objetivos a aguçar as faculdades do espírito, da alma e do corpo.”

A Nova Terra não será um lugar, como muitos pensam, onde as pessoas estarão sempre meditando, sentados numa nuvem, ou participando de cultos a DEUS. Não será um lugar monótono onde se passa o tempo todo, eternidade afora, sem ter o que fazer. Ao contrário, se aqui na velha Terra já encontramos grandes coisas boas para fazer, muito mais lá, onde nossas capacidades serão muito superiores, e teremos vida eterna. Aqui, dedicamos grande parte do tempo para nossa sobrevivência. Lá, dedicaremos o tempo para o estudo do que DEUS fez, a vida estará garantida por toda a eternidade. Esse será realmente um lugar perfeito, como DEUS planejara, no início, e como é em outros mundos não caídos em pecado.

Estaremos sonhando? Parece isso verdade? Será que tais coisas realmente se tornarão realidade um dia? Podemos crer nessas promessas? Ou é isso utopia?

Creia sim e você nada perderá, se isso não for verdade. Se você não crer, e se for verdadeiro, perderá tudo, e sua vida de nada aproveitou, senão, passou por alguns escassos anos, em sofrimento e em expectativa enganosa das coisas passageiras desta Terra de pecado.

O apóstolo Paulo tinha absoluta certeza dessas promessas, quando ele disse: “Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois Quem fez a promessa é fiel (Hebreus 10:23 – grifo nosso). O apóstolo João também tinha esta certeza, pois escreveu: “Estas palavras são fieis e verdadeiras. O SENHOR, o DEUS dos espíritos dos profetas, enviou o Seu anjo para mostrar aos Seus servos as cousas que em breve devem acontecer” (Apocalipse 22:6 – grifo nosso). “Escreve porque estas palavras são fiéis e verdadeiras” (Apocalipse 21:5 – grifo nosso).

Quanto a nós, permanece a recomendação verdadeira: “Não temas as cousas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, (…). Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Apocalipse 2:10 – grifo nosso).

Autor: Weleson Fernandes

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

Sermões em Romanos

O HOMEM QUE SE CHAMA SÁBIO, MAS É LOUCO O HOMEM QUE QUER O BEM, …

Seleção de Sermões

    Dr. Amim Rodor Baixar     Dr. Joel Sarli Baixar       …

1 – O PRIMEIRO CONSELHO – DA PREGAÇÃO E DA PRESENÇA DE DEUS

1 – O PRIMEIRO CONSELHO – DA PREGAÇÃO E DA PRESENÇA DE DEUS . O …

Deixe uma resposta

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×