Estamos a caminho de um desastre de proporções bíblicas

O lendário investidor Jeremy Grantham da OGM publicou um tratado sobre a causa da explosão dos preços das commodities.

Ele também ofereceu uma visão assustadoramente deprimente para o futuro da humanidade.

Grantham conclui que o mundo sofreu uma permanente “mudança de paradigma”, no qual o número de pessoas no planeta Terra final e permanentemente ultrapassou a capacidade do planeta de nos sustentar.

Especificamente, diz Grantham, o fenômeno das pessoas cada vez mais usando uma fonte finita de recursos naturais não pode continuar para sempre – e os preços dos metais, os hidrocarbonetos (petróleo) e dos alimentos estão agora começando a refletir isso.

Em outras palavras, diz Grantham, é diferente desta vez.

Grantham acredita que a tendência dos últimos 100 anos, em que os preços de quase todas as principais commodities vem caindo, está permanentemente terminada. E daqui em diante, os seres humanos estarão competindo mais – e pagando mais – pelos recursos cada vez mais escassos.

Do ponto de vista de investimento, esta mudança de paradigma não significa necessariamente um desastre: Grantham diz que o jogo óbvio é manter “as coisas no chão” (e no próprio terreno, como o enorme boom nos preços de terras agrícolas ilustra). O menos óbvio, mas igualmente convincente jogo é possuir empresas e tecnologias que facilitem a conservação dos recursos.

Do ponto de vista social, a notícia é muito pior. Grantham acredita que o planeta de forma sustentável só pode suportar cerca de 1,5 bilhões de seres humanos, contra os 7.000 milhões na Terra agora (caminhando para a 10-12 bilhões). Por toda a história, exceto nos últimos 200 anos, a população humana foi controlada através dos limites do abastecimento alimentar. Grantham pensa que, eventualmente, a mesma força irá entrar em jogo novamente.

A esperança dos otimistas, é claro, é que a “ciência” vai encontrar uma solução para este problema, do jeito que foi nos últimos 150 anos. Mas a menos que o mundo acorde imediatamente para a gravidade do problema – e faça de arrumar isso uma prioridade global – Grantham não vê isso acontecendo.

Fonte: Business Insider Via: Diário da Profecia

Nota Gilberto Theiss: Parece que, além da crescente onda da imoralidade, violência, promiscuidade desenfreada, e decadência ética em todos os seus moldes, vemos a nossa frente uma possibilidade gigantesca de algum tipo de revolução catastrófica. Não podemos nos esquecer de que as guerras, invasões de privacidade, direitos confiscados e as injustiças podem ser cometidos em nome da paz, do bem maior e até da escassez dos recursos. A guerra desembainhada pelos EUA contra o Iraque pode ser um exemplo do que o ser humano deve ser capaz de fazer, neste caso em especial, em nome do petróleo. Quando em 2008 houve escassez de alimentos, radicalmente, os principais países produtores de alimentos barraram as vendas de seus produtos para que não incorressem de lhes faltar, prejudicando consideravelmente os países mais pobres. Se os recursos naturais se extinguirem, gradativamente estaremos sendo conduzidos para um possível conflito sem precedentes. Não nos esqueçamos da velha pesquisa feita com ratos que, ao ser retirado deles boa parte dos alimentos, deixaram a conduta da boa vizinhança e se tornaram extremamente violentos uns com os outros. O paradigma ou ideia da sobrevivência da raça superior ou dos mais fortes da seleção natural de Wallace e Darwin, depois de ter ceifado milhões de judeus na Alemanha em plena segunda guerra mundial, pode um dia voltar à tona pelo impulso e grito desesperador de: “Viver a qualquer custo ou morrer”. Os alimentos e os recursos não darão para todos, e ai, haverá uma fila pra quem chegar primeiro ou a conquista será na queda de braço? Espero que Jesus retorne antes do soar deste ring. Em breve estaremos no Céu. O mundo todo está em uma comoção geral.

Sobre Weleson Fernandes

Avatar
Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

Nós e o Cristianismo. De que Lado Estamos?

As imagens acima são, respectivamente, a mansão do bispo Edir Macedo e o Castel Gandolfo, residência …

Lixo plástico que flutua no Pacífico forma continente sete vezes maior que a França

Esta incrível massa de resíduos, localizada entre a Califórnia e o Havaí, foi descoberta por …

Guardas de Segurança da ONU Confiscam Literatura Pró-Vida de Estudantes

  Nova Iorque, 2 de março (C-FAM) Moças que estiveram presentes numa conferência da ONU …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: