O “dia do SENHOR”

“Achei-me em espírito, no dia do SENHOR, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta.” (Apocalipse 1:10)

“εγενομην εν πνευματι εν τη kυριακη ημερα και ηκουσα οπισω μου φωνην μεγαλην ως σαλπιγγος” (Apocalipse 1:10)

A expressão “dia do SENHOR” é traduzida de “kυριακη ημερα” conforme o original grego. “Kυριακη” (kuriakos) significa “que pertence ao SENHOR” (concernente ao SENHOR) e, “ημερα” (hemera) significa “dia”(a). A expressão “kυριακη ημερα” (kuriakos hemera) é utilizada apenas uma vez na Bíblia e exatamente em Apocalipse 1:10.

Algumas traduções bíblicas trocam a expressão “dia do SENHOR” pela palavra “domingo”, e proporcionam confusão ao disseminar o falso ensino de que o “primeiro dia da semana” foi mencionado por João durante a redação do livro de Apocalipse.

A palavra “domingo” não aparece em nenhum momento nos livros originais que compõem a Bíblia, este vocábulo é inteiramente desconhecido nas Escrituras. Então, por que traduzir Apocalipse 1:10, colocando-se a palavra “domingo” como correspondente a “kuriakos hemera“?

A ORIGEM DA PALAVRA “DOMINGO”

Os dias da semana são denominados, pela Bíblia, de acordo com a cronologia registrada em Gênesis capítulo 1, e assim são conhecidos:

  • Primeiro Dia – Segundo Dia – Terceiro Dia – Quarto Dia – Quinto Dia – Sexto Dia – Sétimo Dia.

Deus chama o sétimo dia, também, de “sabbath” (sábado). Os demais não recebem denominação particular e são conhecidos ao longo das Escrituras Sagradas unicamente pela ordem numérica originada na criação. Com o surgimento da idolatria, o homem atribuiu nomes de astros e de seus ídolos aos dias da semana. A Igreja de Roma com o intuito de combater a nomenclatura semanal pagã utilizou o latim litúrgico ou eclesiástico, e, os dias da semana passaram a ser conhecidos, também, como:

  • Prima Feria – Secunda Feria – Tertia Feria – Quarta Feria – Quinta Feria – Sexta Feria – Sabbatum.

Posteriormente, essa igreja, intitulou “prima feria” (que refere-se ao primeiro dia da semana) como “dies Dominica” (dies dominicus) que significa “dia do Senhor”, mesmo não havendo apoio ou autorização bíblica para tal designação.

Diversas línguas originárias do latim e, influenciadas pelo latim eclesiástico, tiveram a expressão “dies Dominica” como referência ao “primeiro dia da semana”. Foi o caso da língua portuguesa que possui a palavra “domingo” derivada de “dominicus“. Assim, a Igreja de Roma disseminou também por este meio, a crença (contrária aos ensinos da Bíblia) de que o domingo, primeiro dia da semana, é o “dia do SENHOR”.

O “DIA DO SENHOR” NA BÍBLIA

A expressão “dia do SENHOR” surgi 27 vezes nas Escrituras e está distribuída em 25 versos (na versãoAlmeida Revista e Atualizada). Com exceção de dois versos, nos demais essa expressão refere-se ao: “dia do ajuste de contas”, “dia do juízo final”, “dia do julgamento”, “dia do retorno de Jesus”. Os 23 versosque apresentam esse sentido são:

Isaías 2:12 – Isaías 13:6 – Isaías 13:9 – Jeremias 46:10 – Ezequiel 13:5 – Ezequiel 30:3 – Joel 1:15 – Joel 2:1 – Joel 2:11 – Joel 2:31 – Joel 3:14 – Amós 5:18 – Amós 5:20 – Obadias 1:15 –Sofonias 1:7 – Sofonias 1:14 – Zacarias 14:1 – Malaquias 4:5 – Atos 2:20 – I Coríntios 5:5 – I Tessalonicenses 5:2 – II Tessalonicenses 2:2 – II Pedro 3:10.

E, as duas ocasiões em que ela não está relacionada com o “dia da volta de Jesus”, ou, com o “dia do juízo de Deus” são:

“Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no Meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs.” (Isaías 58:13)

“Achei-me em espírito, no dia do SENHOR, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta.” (Apocalipse 1:10)

A interpretação proposta de que o verso de Apocalipse 1:10 poderia se referir ao “dia do juízo de Deus” é improvável porque não se menciona o “som de trombeta” que será ouvido quando Ele se manifestar para impor Seu juízo, mas, descreve-se uma “grande voz” caracterizada “como de trombeta“. E esta voz era de Jesus vinda do santuário celestial (ocasião em que Ele passava instruções sobre o livro de Apocalipse), edifere da “voz” e das “vozes” acompanhadas do “soar da trombeta” que se manifestarão no “dia do julgamento”, quando Cristo retornar nas nuvens.1

Em Apocalipse 4:1, novamente se faz o registro quanto o aspecto da voz de Jesus: “Depois destas coisas, olhei, e eis não somente uma porta aberta no céu, como também a primeira voz que ouvi, como de trombeta ao falar comigo…” (cf Isaías 58:1).

E como se observa em Isaías 58:13, a expressão “dia do SENHOR” é usada pessoalmente por Deus para designar o Seu sábado instituído no sétimo dia. Restando desta maneira este verso para se determinar qual o “dia” citado em Apocalipse 1:10. E, independente desta análise, é fato comprovado que João não estava se referindo ao “primeiro dia da semana” quando escreveu o verso de Apocalipse 1:10. A afirmativa de que o “dia do SENHOR” neste verso se refira ao “domingo” é baseada em presunção e desonestidade.


a. Dependendo do contexto pode significar: Período de tempo formado por “um dia” e “uma noite” (dia natural); intervalo de tempo entre o nascer e o pôr-do-sol; dia em que Jesus retornar e estabelecer Seu julgamento.

1. Mateus 24:30; Apocalipse 1:7; Apocalipse 11:15; I Tessalonicenses 4:16-17 cf I Coríntios 15:52.

IASDonline

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

A Lei Moral e a Lei Cerimonial

  INTRODUÇÃO 1. Deus é amor e todo o seu governo está baseado na Lei …

Sermão XX: A OBSERVÂNCIA DO SÁBADO

A Bíblia ordena a observância do sábado como dia de guarda, separado para uso sagrado, como um memorial da criação bem como da redenção. O sábado é um dia de especial comunhão e adoração a Deus. E, mais do que isso, a Bíblia declara ainda que o sábado é um sinal de santificação entre Deus e Seu povo

Sermão XVI: SELO DE DEUS E O SINAL DA APOSTASIA

No nosso estudo anterior analisamos a remota origem pagã da observância do domingo, entre os adoradores do deus Sol, e como essa instituição do paganismo infiltrou-se gradativamente na Igreja Cristã de Roma, e daí para quase todo o mundo cristão.

Deixe uma resposta

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×