O Inferno Existe? Onde fica?

“Conversavam alguns amigos, e um deles perguntou: “Existe inferno”? “Claro que existe”, respondeu um colega, “é para lá que irão os meus inimigos ao morrerem”. “Nada disso” retrucou outro, “inferno, já o temos neste mundo; nós pagamos por nossos pecados aqui mesmo, com tantas tristezas e lutas que temos!” “O inferno tem que existir”, afirmou um terceiro. “Alguns só se endireitam pelo medo do castigo!”

“Só de pensar num lugar com fogo queimando e ardendo o tempo todo, com os pecadores sofrendo ali por toda a eternidade, faz a gente se arrepiar da cabeça aos pés”, ajuntou um quarto amigo. “Vejam bem, colegas, interrompeu o quarto – vocês todos são antiquados. Nada de inferno, nem de castigo. Neste século iluminado, chegamos à conclusão: Deus é amor e Ele nunca irá castigar alguém”. “Parece”, disse finalmente o primeiro, “que cada um de vocês tem suas próprias opiniões a respeito do assunto. Preciso buscar uma autoridade mais competente do que simplesmente opiniões”.

Seis homens – cada um com opiniões diferentes sobre o assunto. Por que? Porque nenhum deles foi buscar a resposta nas Escrituras. Busquemos no Livro de Deus a resposta sobre o inferno e o castigo dos ímpios.

UMA PALAVRA QUE TRAZ CONFUSÃO

Segundo as Escrituras, há três sentidos que se dão à palavra INFERNO:

1. No Velho Testamento, “inferno” é sempre traduzido da palavra hebraica “Sheol”, e “Hades” no Novo Testamento, que dão o sentido de sepultura, ou um lugar invisível. Salmo 116:3 e Mateus 11:23.

2. Inferno também significa um lugar em que há fogo consumindo, ou “Geena”. Esta palavra grega corresponde à hebraica Hinon, nome de um vale próximo a Jerusalém, lugar usado para depósito de lixo, de cadáveres de animais e de malfeitores, onde eram consumidos. Havia ali fogo queimando continuamente, pois sempre colocavam mais material sujeito a queimar-se.

3. O terceiro sentido de inferno achamos em II S.Pedro 2:4. A palavra grega aqui empregada é “Tartaroo” a qual significa um lugar de trevas onde anjos maus estão, mas não com a idéia de fogo ou tormento.

“Então”, perguntará alguém: “os ímpios, os maus que já morreram, não estão sofrendo agora?” Não. Todos os mortos, de acordo com as Escrituras estão nas sepulturas, dormindo. Nada sabem, nada sofrem. Qualquer passagem bíblica que se refira ao castigo dos ímpios, mediante o fogo, estabelece, com clareza, que isso se realizará depois do juízo, e do fim do mundo. O dia de retribuição ainda está no futuro, e os ímpios não receberão seu castigo antes que o juízo o determine. “Eles serão reservados para o dia do juízo, para então serem castigados.” (II S.Pedro 2:9). GRANDES ACONTECIMENTOS – para justos e ímpios

Por ocasião da segunda vinda de Jesus terão lugar os seguintes acontecimentos:

1. Os justos mortos ressuscitarão – I Tessalonicenses 4:16. Esta é chamada a primeira ressurreição. Apocalipse 20:6

2. Os santos vivos serão transformados. I Corintios 15:22

3. Todos os justos serão levados ao Céu. I Tessalonicenses 4:17

4. Os ímpios vivos serão destruídos (mortos) pela resplendor da manifestação de Deus II Tessalonicense 2:8

5. Esta terra ficará desolada, vazia. Jeremias 4:23-26.

6. Satanás será preso.

“Então vi descer do céu um anjo, tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos; lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disto é necessário que ele seja solto pouco tempo.” Apocalipse 20:1-3

A palavra abismo aqui vem do grego abyssos e é mesma que descreve o estado caótico da terra mencionado em Gênesis 1:2. “A terra, porém, era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo”. Evidentemente os acontecimentos finais – as convulsões na Natureza mencionadas em Apocalipse 16:18-21.

Durante mil anos ou um milênio, Satanás não terá seres humanos para tentar: estará preso por uma cadeia de circunstâncias. “Durante mil anos vagueará de um lugar para outro na terra desolada, para contemplar os resultados de sua rebelião contra a lei de Deus.”

QUE OCUPAÇÃO TERÃO OS JUSTOS NO CÉU DURANTE OS MIL ANOS?

“Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. E viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.” Apocalipse 20:4.

Durante os mil anos, ou milênio, os justos se ocuparão da obra de julgamento dos ímpios. “Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? .. Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos?” I Corintios 6:2 e 3.

Juntamente com Cristo, o grande Juiz, eles examinarão o relatório da vida de cada um, contido nos livros do Céu (Apocalipse 20:15) e compará-lo-ão com o divino código – a santa lei de Deus, determinando a extensão do castigo. Evidentemente julgarão também os anjos caídos. Deus permitirá a participação dos salvos na obra de julgamento dos ímpios para que vejam a justiça divina e não haja dúvida quanto ao castigo aplicado. Então irão declarar: “Justos e verdadeiros são os Teus caminhos, ó Rei das nações”. Apocalipse 15:3.

A NOVA JERUSALÉM DESCE DO CÉU

Completados os mil anos, a Jerusalém celestial será transferida para a terra, juntamente com os salvos. (Apocalipse 21:2) Os pés de Cristo pousarão no monte das Oliveiras o qual se fenderá e aquela região será a capital do novo governo de Cristo (Zacarias 14:4 e 5). Então todos os ímpios, desde o princípio do mundo, ressuscitarão, para receberem o castigo merecido. Os justos estarão dentro da cidade – os ímpios do lado de fora dela.

SATANÁS SERÁ SOLTO

Voltando os ímpios à existência será solto pouco tempo (Apocalipse 20:3 última parte), pois terá novamente pessoas para enganar.

“E sairá a seduzir as nações… a fim de reuni-los para a peleja. O número desses é como a areia do mar. Marcharam então pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém fogo do céu e os consumiu”. Apocalipse 20: e 9.

Satanás moverá os seus anjos e as hostes dos ímpios a um último e desesperado ataque contra o povo de Deus. Mas … fogo desceu do Céu. A terra inteira será transformada num lago de fogo (II S.Pedro 3:10; Apocalipse 20:10), em que perecerão Satanás, seus anjos e todos os ímpios. “E se alguém não foi achado inscrito no livro da vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.” Apocalipse 20:15. É o fim do pecado e pecadores.

Notemos: O castigo virá depois do julgamento do ímpios, depois dos mil anos. Só então serão lançados no lago de fogo.

SOFRIMENTO DO ÍMPIO SERÁ ETERNO?

Não. Certas expressões das Escrituras podem dar a impressão de que o tormento do ímpio não terá fim.

Referimo-nos às expressões “para sempre”, “para todo o sempre” e a palavra “eterno” que a Bíblia emprega com respeito ao castigo do ímpio. Temos também a expressão “fogo que nunca se apaga” ou “fogo inextinguível”. Vejamos o sentido a elas dado nas Escrituras.

A. “Para sempre”. Onésimo, sevo de Filemon, devia ser possuído por seu senhor “para sempre. Filemon 15. O menino Samuel deveria permanecer no tabernáculo “para sempre”. I Samuel 1:22. O sentido de “para sempre” nestes casos é a doação de uma vida humana.

B. “Para todo o sempre”. O castigo do ímpio será “para sempre”, ou “pelos séculos dos séculos”. (Apocalipse 14:11; 20:10). Também a terra de Edon, ao sul da palestina, seria queimada com fogo cuja fumaça subiria “para sempre” e ninguém passaria por Edon “para todo o sempre”. Isaias 34:9 e 10. Entretanto, quem queira pode hoje passar por Edon. O sentido é que a destruição do país seria completa e completa seria a sua desolação, por um determinado espaço de tempo.

C. O ímpio sofrerá a pena do “fogo eterno”. S.Mateus 25:41. Sodoma e Gomorra também sofreram a ação do “fogo eterno” e foram até postas por exemplo dos que terão de sofrer a mesma pena (S Judas 7). foram, porém, totalmente destruídas, reduzidas a cinzas (II S.Pedro 2:6). Não estão queimando até hoje.

D. Jesus falou do fogo ao qual será lançado o ímpio, como “fogo que nunca se apaga”. S, Marcos 9:47 e 48. Jerusalém foi queimada com “fogo que nunca se apaga”. Jeremias 17:27. Mas não continua queimando. O sentido de “fogo que nunca se apaga” é : fogo que não se pode extinguir, que executa plenamente a sua obra destruidora. Consumada a destruição, ele cessa de arder.

“O salário do pecado é a morte”, não tormento sem fim. O castigo dos ímpios é chamado “a segunda morte”. Apocalipse 20:14. Os ímpios sofrerão no lago de fogo, tanto quanto mais graves tenham sido os seus pecados. Mas não sofrerão para toda a eternidade. Eles serão reduzidos a cinzas. Malaquias 4:1-3. Deixarão de existir.

O castigo dos ímpios é chamado nas Escrituras “obra estranha” a Deus. Isaias 28:21 Infligir sofrimento, destruir, não é segundo os sentimentos de Deus, porque Ele não tem “prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu mau caminho e viva”. Ezequiel 33:11. Em tocantes palavras Ele pede: “Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel?”

Que admirável revelação de Deus!

“Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento”. II S.Pedro 3:9.

Todo o interesse do Céu está concentrado em salvar pecadores. Para salvar – não para destruir – Deus deu o melhor que teve, o Seu divino Filho, o Senhor Jesus Cristo. Para salvar Deus faz pregar o evangelho, faz anunciar aos homens – a todos os homens – que em Cristo há remissão dos pecados, e há vida eterna. Para salvar Deus estende o tempo de graça – Ele espera, dá nova oportunidade, até que o coração do homem chegue ao arrependimento. Os ímpios, lançados no lago de fogo serão os que tiverem rejeitado a salvação e preferiram seguir o mal. A sua destruição será um ato de misericórdia da parte de Deus, para os justos viverem em paz e segurança.

A TERRA PURIFICADA

O fogo que destruirá Satanás e os ímpios, purificará a terra das conseqüências do pecado.

“… e a terra, e as obras que nela há, se queimarão… Mas nós, segundo a Sua promessa, aguardaremos novos céus e nova terra, em que habita a justiça”. II S.Pedro 3:10 e 13.

Então Deus vestirá o nosso planeta de edênica beleza (Isaías 35:1 e 2) e estabelecerá nele o Seu reino. O plano original de que este mundo fosse habitado por uma raça perfeita (Isaías 45:18), será por fim executado.

“O efeito da justiça será paz, e o fruto da justiça repouso e segurança para sempre. O meu povo habitará em moradas de paz, em moradas bem seguras, e em lugares quietos e tranqüilos.” Isaias 32:17 e 18.

“Não se levantará por duas vezes a angústia.” Naum 1:9

Livres do pecado e suas conseqüências – a doença, a morte; livres dos sofrimentos que eles acarretam e sem nenhum adversário para os tentar ao esquecimento do seu Criador, os salvos se deleitarão no amor e dádivas de Deus através da eternidade.

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

Índice de Cursos

Treinamento Biblico    Curso de Oratória    Curso O Pregador Completo    Curso de Psicologia …

112. O que é o Inferno segundo a Bíblia?

Existem 3 palavras que são traduzidas como inferno nas Escrituras. São elas:  1) Sheol – …

A Oratória de Sócrates

Sócrates, filósofo grego (Atenas 470/69 – ed. 399 a.C.) Sócrates nasceu em uma família rica …

Deixe uma resposta

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×