Quem Criou o Diabo?

Cientistas inventaram um avião robô, capaz de pôr a funcionar seus motores, elevar-se, voar, realizar uma série de manobras, jogar bombas ou mísseis e, após completar seu itinerário, voltar à sua base e aterrissar sem dano. E isto sem levar uma pessoa a bordo! É evidente que esse avião não poderia fazer tudo isso se não houvesse alguém na torre de controle do aeroporto, dirigindo-o através de instrumentos próprios. Mas, aparentemente, ninguém vê quem o está dirigindo.

Nosso mundo está cheio de tragédias além da nossa imaginação. A Palavra de Deus nos revela claramente que uma inteligência mestra, invisível aos olhos humanos é responsável pelos crimes, ódio, guerras e todo pecado. É Satanás – o diabo.

A existência de Satanás é ensinada pelas Escrituras. O Novo Testamento menciona Satanás ou diabo, 71 vezes. A Bíblia fala dele como um perigoso inimigo do homem. Jesus cria num diabo real. Ele disse que o diabo é o par do pecado e da mentira e que esta e a morte começaram com ele.

“Vós sois do diabo (referindo-se aos judeus que queriam matá-Lo) que é o vosso pai e quereis satisfazer-lhe aos desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.” S.João 8:44.

CRIOU DEUS O DIABO?

De onde veio ele? Por estranho que possa parecer, Satanás veio do Céu. Jesus disse:

“Eu via a Satanás caindo do Céu como um relâmpago.” S.Lucas 10:18.

“Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.” Ezequiel 28:15.

O profeta está se referindo a alguém que no seu estado de perfeição tinha um nome extraordinário: Lúcifer, que significa portador de luz. As Escrituras revelam que ele era dotado de grande sabedoria e beleza, e ocupava a elevada posição de assistente de Deus. Ezequiel 28:14.

POR QUE LÚCIFER PECOU?

Usando o seu livre-arbítrio, esse elevado anjo aninhou o orgulho no coração. Ezequiel 28:17 diz:

“Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor!”

Ele cobiçou a posição do próprio Senhor Deus: “Eu subirei ao Céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono… subirei acima das mais altas nuvens, E SEREI SEMELHANTE AO ALTÍSSIMO.” Isaías 14:13 e 14.

O orgulho moveu Satanás a se rebelar contra o seu Criador. Usando então a sua extraordinária inteligência para o mal e empregando a mentira (ele é o pai da mentira), Satanás seduziu a terça parte dos anjos. (Apocalipse 12:3 e 4) Começou a discórdia e o descontentamento no Céu. Não sabemos por quanto tempo Deus, na Sua longanimidade, os suportou lá. Evidentemente Satanás e seus anjos recusaram o oferecimento do perdão que Deus lhes deve ter feito, como nos faz a nós homens, e persistiram no erro. Dessa maneira eles se confirmaram no pecado; foram além dos limites da misericórdia de Deus e tornaram-se irreconciliáveis inimigos do seu Criador e do Bem.

POR QUE DEUS NÃO DESTRUIU LOGO O DIABO?

Naturalmente quando Lúcifer começou sua obra maléfica, mentindo e enganando, os outros anjos não podiam compreender toda a extensão e enormidade do pecado, pois nunca existira pecado antes.

“Como poderiam os anjos acreditar que Lúcifer, a quem tinham altamente reverenciado, pudesse ofender ou torturar uma criatura de Deus, causar tristeza, dor, doença, agonia ou morte? Como creriam que, se conseguisse manter em seu poder a Cristo, açoitá-Lo-ia até Lhe sangrarem as costas, cravar-Lhe-ia na fronte uma coroa de espinhos; atravessar-Lhe-ia as mãos com cravos cruéis, pendurando-O numa cruz para padecer morte lenta? Como acreditariam que Lúcifer pudesse levar milhões e milhões a sofrerem tortura e cruciante agonia, e a fazê-los findar a existência terrena carbonizando-os aos poucos?

Teria sido difícil demais, para os anjos, crerem isto tudo!” A Luta entre o Bem e o Mal, págs. 1 e 2.

O mau e perverso caráter de Satanás devia ser desmascarado para todos compreenderem os terríveis resultados do pecado. Então todo o Universo de Deus e os salvos cantarão:

“Justos e verdadeiros são os Teus caminhos, ó Rei das nações.” Apocalipse 15:3.

“Não se levantará por duas vezes a angústia.” Naum 1:9.

COMO O PECADO INFECCIONOU NOSSO MUNDO

Como resultado de sua rebelião contra Deus, Satanás e seus anjos foram expulsos do Céu:

“Houve peleja no Céu: Miguel e os Seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; todavia não prevaleceram, nem mais se achou no Céu o lugar deles. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a Terra, e com ele, os seus anjos.” Apocalipse 12:7 a 9.

Adão e Eva, o primeiro par deste mundo recém-criado, receberam, das mãos do Criador, um lindo lar, a promessa de filhos e o domínio sobre todos os animais (Gênesis capítulos 1 e 2). Então Satanás tentou Adão e Eva. Dando ouvidos à voz de Satanás, desobedeceram a Deus. Esta triste história é relatada em Gênesis 3. Como conseqüência deste pecado, Adão e Eva perderam seu domínio e Satanás tornou-se o “príncipe deste mundo”. S.João 12:31 e o seu “deus” II Coríntios 4:4.

LIVRES OU ESCRAVOS?

Por que permitiu Deus a Satanás tentar a humanidade?

É porque Deus deseja que o homem O ame com inteligência, e não mecanicamente.

“Criou Deus, pois, o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou.” Gênesis 1:27.

Que revelação de amor! Criados à Sua imagem, seriam dotados de raciocínio, do poder de escolha: amar, ou deixar de amar, capacitados a criar invenções, etc. Somos livres para escolhermos o caminha que quisermos seguir: o Bem ou o Mal. Doutra forma seríamos autômatos – simples bonecos nas mãos de Deus.

A OBRA DE SATANÁS NA TERRA

Satanás empenha-se numa obra mortal contra o homem na qual emprega todo o seu poder, toda a sua sabedoria e astúcia, bem como todo o seu tempo.

“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.” I S.Pedro 5:8.

Em Efésios 6:11 o apóstolo menciona “AS CILADAS DO DIABO”.

QUAIS SÃO ESSAS CILADAS DO DIABO?

1. Enganar.

As Escrituras falam do príncipe das trevas como “aquele que engana todo o mundo”. Apocalipse 12:9. Para enganar, ele até se “transforma em anjo de luz”. II Coríntios 11:14. Ensina e faz até coisas boas, mas com elas mistura o erro, TORCENDO AS VERDADES CONTIDAS NA BÍBLIA.

Um engano especial que Satanás tem empregado, é o ensino de que o homem é imortal, de que, na morte, na realidade continuamos vivendo.

Deus disse aos nossos primeiros pais: “… CERTAMENTE MORRERÁS.” Gênesis 2:17. Contrariando frontalmente a palavra divina, Satanás disse a Eva, mediante a serpente: “É CERTO QUE NÃO MORREREIS.” Gênesis 3:4. Esse ensino de que somos imortais, ele tem procurado manter de pé desde então.

Para sustentar o seu falso ensino, Satanás, com o seu grande poder, personifica os mortos, reproduzindo-lhes a aparência e imitando-lhes a voz. Ele personificou o finado profeta Samuel (I Samuel 28).

Pelo fato de que os demônios e não os mortos se manifestam aos que tentam falar com os mortos (Eclesiastes 9:5 e 6 – compare com I Coríntios 10:20), a prática de consultar os mortos é severamente proibida por Deus”.

“Não se achará entre ti… quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal cousa é abominação ao Senhor.” Deuteronômio 18:10 a 12.

“O homem ou mulher que sejam necromantes, ou sejam feiticeiros, serão mortos, serão apedrejados.” Levítico 20:27.

“Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos.” S.Mateus 24:24.

Um dos sinais do fim do mundo, é a operação de prodígios por parte de Satanás. Curas maravilhosas são certamente empregadas pelo enganador. Ele até procura personificar o Senhor Jesus Cristo (S.Mateus 24:23).

Sendo que Deus também opera curas, miraculosamente, como podemos saber se a cura vem do Senhor, ou do inimigo? A resposta é esta: Deus opera somente por meio dos que Lhe obedecem, dos que guardam os Seus mandamentos tais como os encontramos em Êxodo 20:3-17. Os que operam prodígios e não vivem segundo Deus, são mencionados em S.Mateus 7:21-23.

“Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder e sinais e prodígios de mentira e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos.” II Tessalonicenses 2:9 e 10.

2. Incutir errôneas idéias a respeito de Deus.

Satanás procura incutir no homem o mesmo espírito de rebelião contra Deus que ele próprio tem. Para isso atribui ao Senhor as suas más obras: a doença, o sofrimento, as guerras, os flagelos da natureza, a morte. Faz crer que Deus é inimigo do homem, quando a Escritura ensina que Deus ama a todos e por isso deu o Seu próprio Filho para nos salvar do pecado.

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” S.João 3:16.

3. Induzir ao pecado.

O pecado separa-nos de Deus como está escrito:

“Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus.” Isaías 59:2.

Incitando o homem a pecar, Satanás lhe causa o maior dos males.

COMO VENCER SATANÁS?

Conservando-nos ligados ao Salvador Jesus Cristo, mediante a fé.

“Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do Seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo.” Efésios 6:10 e 11.

“E, despojando os principados e as potestades (ou seja, Satanás e seus anjos), publicamente os expôs ao desprezo triunfando deles na cruz.” Colossenses 2:15.

Satanás é um mui perigoso inimigo, mas já foi vencido por Cristo.

Por Sua morte na cruz, o Senhor Jesus remiu o homem e o mundo. ELE VENCEU A SATANÁS e assegura a sua destruição no fim da História. Hebreus 2:14. Por isso pôde dizer:

“No mundo passais por aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo.” S.João 16:33.

“Sabendo que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes Aquele que nasceu de Deus (Cristo) o guarda, e o maligno não lhe toca.” I S.João 5:18.

Só em Jesus podemos nos defrontar com Satanás e vencê-lo. Sem a guia e força divinas seremos fatalmente enganados e também vencidos.

Você perguntará: “Como poderei ter uma ligação mais íntima com Jesus?”

Tomemos o exemplo de dois jovens no tempo de noivado: O rapaz faz tudo para estar ao lado da sua amada e juntos conversam por longas horas. Esta é a experiência que necessitamos ter com Jesus. Precisamos andar com Ele através do Seu Livro, falar com Ele através da oração e amá-Lo de todo coração, confiando em Sua promessa:

“Eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” S.Mateus 28:20.

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

Índice de Cursos

Treinamento Biblico    Curso de Oratória    Curso O Pregador Completo    Curso de Psicologia …

A Oratória de Sócrates

Sócrates, filósofo grego (Atenas 470/69 – ed. 399 a.C.) Sócrates nasceu em uma família rica …

Curso para Pregadores em Power Point (Pr. Izeas)

  História da Oratória Do ponto de vista clássico a oratória secular surgiu com Córax …

Deixe uma resposta

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×