Por que as pessoas boas sofrem

Houve peleja no Céu. Miguel e os Seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos. Apoc. 12:7.

Em 1981, Harold S. Kushner escreveu um livro que prometia responder uma pergunta feita desde o tempo de Jó até o presente. When Bad Things Happen to Good People [Quando Coisas Ruins Acontecem a Pessoas Boas] tornou-se um campeão de vendas. A resposta de Kushner à pergunta sobre o sofrimento, porém, era limitada por sua idéia estreita acerca de Deus. Negando o poder divino na criação do mundo, Kushner também rejeita a narrativa literal dos milagres do Antigo Testamento. Coisas ruins acontecem a pessoas boas, conclui, porque Deus não pode intervir nas leis naturais.

A Bíblia apresenta um quadro diferente. Deus certamente é todo-poderoso. Contudo, no presente, Ele optou por limitar Seu poder. Existem duas forças no Universo: o bem e o mal. Na parábola do joio, quando os discípulos perguntaram a Jesus de onde viera o joio, Ele respondeu: “Um inimigo fez isso.” Mat. 13:28.

Um anjo rebelou-se contra o governo de Deus, milênios atrás (Isa. 14:12-14). A Bíblia o chama de diabo, Satanás, a serpente, o dragão, Lúcifer e maligno. Esse maníaco egoísta vive obcecado pela idéia de controlar o Universo, usurpando o trono de Deus. Ele está por trás de toda doença, sofrimento e tristeza que há no mundo.

Em Sua sabedoria, Deus permite que a grande controvérsia entre o bem e o mal tenha lugar diante do Universo. Ele concede a Satanás uma certa liberdade; permite que os seres humanos façam escolhas que às vezes causam sofrimento a si mesmos e a outros. Por que coisas ruins acontecem a pessoas boas? A resposta é clara: Estamos em meio a uma luta cósmica entre o bem e o mal. Mas a boa-nova é que Jesus entrou no campo de batalha. Ele enfrentou Satanás frente a frente e, na cruz, já venceu a guerra. Em Cristo, a vitória é certa. Um dia, o conflito terminará.

Pr. Mark Finley – Sobre a Rocha.

Sobre Weleson Fernandes

Weleson Fernandes
Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

Refúgio que nunca falha

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante …

Como livrar-se da culpa

Quem, ó Deus, é semelhante a Ti, que perdoas a iniqüidade e que Te esqueces …

O Ùnico Caminho Seguro

Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: