Projeto Vida por Vidas – Seja um Doador de Esperança !

Este é um projeto anual promovido pela Igreja Adventista do 7º Dia. Criada em 2005 e premiada em 2006 pela Organização Mundial de Saúde, a campanha já somou mais de 300 mil doadores em oito países da América do Sul.

Hoje o Vida por Vidas conta com doações trimestrais, o que mantém uma regularidade dos doadores. O grande objetivo é suprir a demanda dos estoques de sangue nos hospitais e hemocentros, através do estabelecimento do hábito de doar sangue e também da conscientização de cada cidadão, quanto à importância de ser um doador regular.

Não falta sangue, faltam pessoas… Falta você!

Esta é a nova ênfase do projeto: o cadastramento de doadores de medula óssea. Infelizmente há um número reduzido de doadores de medula óssea e, por outro lado, são muitas as pessoas portadoras de determinadas doenças hematológicas, como a leucemia, que necessitam dessa ajuda.

Ainda há o fator “incompatibilidade” que exige um número ainda maior de doadores. Este é o tipo de doação que exige total similaridade entre doador e receptor, para que se possa, enfim, salvar uma vida.

Este projeto precisa da conscientização e participação, não só dos Jovens Adventistas, mas também de toda a sociedade. As pessoas, ainda hoje, têm certo receio de ser doadoras de medula óssea. É preciso que fique claro que não há o menor risco. O processo de doação é muito simples: fazer o cadastro, o exame de sangue, e aguardar o chamado quando algum necessitado compatível for encontrado para receber o transplante.

Seja um doador de medula óssea… Um doador de esperança!

História

O Projeto Vida por Vidas foi realizado pela primeira vez no estado do Rio Grande do Sul em abril de 2005. Impactado pelos resultados, parte do estado de São Paulo resolveu apoiar o projeto, realizando a campanha em setembro do mesmo ano. Em uma iniciativa inédita, foram arrecadadas cinco mais de dez mil bolsas de sangue só no primeiro ano.

Cartaz da campanha 2006

 

Com o tema “Ele deu tudo para você doar um pouco” a ideia era comparar o sacrifício de Jesus Cristo na cruz, comemorado na Páscoa pelos cristãos, doando vida à humanidade, ao ato de doar sangue, salvando vidas; mobilizando assim a sociedade para esta grande ação social.

De lá para cá, muitas cidades, Estados e países foram integrados a campanha, que bateu recordes de captação de doadores. Peças publicitárias de outdoor, veiculação de propagandas em rádio, televisão e jornais, entre outros, passaram a ser utilizadas dando mais visibilidade ao projeto; promovendo também a orientação da população sobre a importância de ser um doador de sangue.

Em 2006, durante as comemorações do Dia Mundial do Doador Voluntário, em Washington, nos Estados Unidos, o Projeto Vida por Vidas foi homenageado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como “Campanha de destaque da Organização Pan-Americana da Saúde”.

Além da Páscoa, outras datas passaram a fazer parte do calendário da campanha, como o Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho), e o Dia do Jovem Adventista (19 de setembro).

O Projeto Vida por Vidas é coordenado pelos jovens da Igreja Adventistas do Sétimo Dia, e desde 2006 faz parte do calendário de atividades oficiais da Igreja em toda a América do Sul.

Onde Doar?

 

 

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

5 Pessoas são proibidas de orar por motivo de aglomeração em SC

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) interrompeu um culto doméstico com cinco pessoas na …

Vida antes do nascimento – no útero

“Life Before Birth – In the Womb”   “Minhas chances são de 50-50. Não são …

Pastor diz que a igreja está sendo “ridícula” por se preocupar mais com eventos e não com vidas

O pastor Francis Chan é autor de vários livros e fundador da Eternity Bible College, uma faculdade …

Deixe uma resposta

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×