Um chamado à lealdade

Antes, porém, de todas estas coisas, lançarão mão de vós e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, levando-vos à presença de reis e governadores, por causa do Meu nome; e isto vos acontecerá para que deis testemunho. Luc. 21:12 e 13.

Em uma corte eclesiástica do século 16, em Londres, o bispo Bonner interrogou um jovem chamado Thomas Hawkes, que fora condenado como herege: “Você crê”, perguntou o bispo, indignado, “que, no santo altar do sacramento, está o próprio sangue de Cristo?”

Hawkes respondeu: “Eu creio no que Cristo ensinou.”

A resposta não satisfez. O bispo queria saber exatamente o que o seu prisioneiro entendia ser o significado das palavras de Cristo: “Tomai, isto é o Meu corpo.” Mar. 14:22. Hawkes admitiu que discordava da doutrina da transubstanciação, ensinada pela Igreja, segundo a qual o pão e o vinho se transformam literalmente no corpo e no sangue de Jesus. Ele falou que nenhum apóstolo jamais ensinara tal coisa, e que o pão e o vinho não fermentado simbolizam respectivamente o corpo e o sangue de Cristo.

Isso enfureceu ainda mais o bispo. “Ah, então você aceita somente o que a Bíblia ensina?” Essa era exatamente a posição de Thomas Hawkes, que respondeu: “Porventura não é suficiente para nossa salvação?” Bonner então replicou: “Mas não é suficiente para nossa instrução.” Com isso, Hawkes foi condenado à morte. Sua crença nas Escrituras era sólida. Ele aceitara o conselho do sábio: “Compra a verdade e não a vendas; compra a sabedoria, a instrução e o entendimento.” Prov. 23:23.

As Escrituras nos conclamam agora, no século 21, à lealdade. A verdade apela para que a sigamos. Ela pode até não ser levada a sério, mas é imutável. Pode ser negligenciada, mas não ignorada para sempre. Pode ser rejeitada, mas, no fim, vai julgar-nos. O único caminho seguro é crer nela, aceitá-la e segui-la.

Autor: Pr. Mark Finley, Sobre a Rocha.


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

Meditação do por do sol IASD 2023

  Já sentiu alguma vez o desejo de ser missionário e servir a Deus em …

Meditação do Por do Sol – Eu Escolho Servir – PDF

A recepção do sábado na vida do cristão não deve envolver apenas um frio cumprimento …

Não basta conhecimento superficial

Aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério …

Deixe uma resposta